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Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
NAPNE EM AÇÃO
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
23/08/2023
Previsão de Fim:
22/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
150
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 01/2023 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tabuleiro do Norte
Russas
Quixeré
Morada Nova
Limoeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Reunião
Pesquisa de Satisfação
Frequência
Participação
Formas de Divulgação:
Articulações institucionais
Redes sociais
Site institucional
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Ana Raquel de Oliveira Mano
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Raquel de Oliveira Mano IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 23/08/2023 22/12/2023
Andréa Kely de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 04/09/2023 22/12/2023
Andrea Lidia de Sousa Lemos IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 23/08/2023 22/12/2023
Andreia de Araujo Freitas Barroso IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 23/08/2023 22/12/2023
Carla Lidiany Bezerra Silva Oliveira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 23/08/2023 22/12/2023
Cibele Andrade Colares Maia IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 23/08/2023 22/12/2023
Flavia Rebecca Fernandes Rocha IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 23/08/2023 22/12/2023
Francisco Marcelo Padilha Holanda IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 23/08/2023 22/12/2023
Maria Cristiane Santos da Silva Costa IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 5 23/08/2023 22/12/2023
Maria Gizeuda de Freitas IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 23/08/2023 22/12/2023
Maria Ozirene Maia Vidal IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 23/08/2023 22/12/2023
Renata Chastinet Braga IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 23/08/2023 22/12/2023
Ricardo Rilton Nogueira Alves IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 12 23/08/2023 22/12/2023
ROMÁRIO LIMA DE SOUSA IFCE/TERCEIRIZADO - INTÉRPRETE Integrante Sem vínculo Não 4 23/08/2023 22/12/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AUTISTAS DE LIMOEIRO DE NORTE Não
APAE- LIMOEIRO DO NORTE Não
SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL DE LIMOEIRO DO NORTE Não
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE LIMOEIRO DO NORTE Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.800,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
As instituições de ensino técnico e superior devem promover a extensão como articulação entre o saber fazer e a realidade sócio-econômica, cultural e ambiental da Região (CONIF/IFMT, 2013). Trabalhar a inclusão social de pessoas com deficiência vem ao longo das décadas se tornando uma temática em destaque para ampliação e consolidação dos direitos humanos. De acordo com dados apresentados pelo IBGE (2022) cerca de 8,9% dos brasileiros possui algum tipo de deficiência. Segundo Melo (2013), empreender ações educativa junto a estudantes com necessidades educacionais específicas em todos os níveis de ensino, inclusive no ensino superior, é uma questão de cidadania e democracia. A inclusão no processo de ensino-aprendizagem ainda novo no Brasil é necessário para que os discentes PCD sejam atendidos por serviços de apoio ofertados pelas instituições de ensino para garantia de um desempenho acadêmico satisfatório e uma ascensão social no mercado de trabalho, o que se dá por meio das tecnologias sociais ou assistidas. Diante disso, esse projeto que versa sobre as ações do NAPNE (núcleo institucional que trabalha com acessibilidade no atendimento das pessoas com alguma deficiência) dentro e fora do IFCE/campus, tentará universalizar o acesso à educação com respeito aos direitos humanos, acolhendo a diversidade, valorizando autonomia e acessibilidade no desenvolvimento da educação de qualidade para todos.
Justificativa
O aumento do número de estudantes com necessidades educacionais específicas identificado tem preocupado as instituições de ensino, principalmente da educação básica, pois uma condição natural que dificulte a aprendizagem nos anos iniciais compromete todo um desenvolvimento acadêmico futuro. Dessa forma, não se pode ignorar essas pessoas, pois elas têm direito a um atendimento diferenciado que os possibilite aprender e se profissionalizar sendo útil à sociedade. Por isso, os Núcleos que trabalham com acessibilidade educacional desenvolvem ações que possam sensibilizar outras pessoas quanto a possibilidade real de inclusão desses alunos com necessidades específicas na rotina da escolas e da vida fora da escola. Sendo estratégias de ensino, execução dos direitos à educação e ações sociais que alertem quanto a interação positiva com esses alunos.
Público Alvo
Profissionais da educação básica e pais de crianças com alguma deficiência, e sociedade em geral.
Objetivo Geral
Promover acesso, permanência e êxito educacional do discente com necessidades educacionais específicas, dentro e fora do IFCE campus Limoeiro do Norte.
Objetivo Específico
A extensão é compreendida como o espaço em que as instituições promovem a articulação entre o saber fazer e a realidade socioeconômica, cultural e ambiental da região. Educação, Ciência e Tecnologia devem se articular tendo como perspectiva o desenvolvimento local e regional, possibilitando assim, a imbricação/interação necessária à vida acadêmica Buscar a ultrapassem de barreiras arquitetônicas, comunicacionais e atitudinais nas instituições de ensino; Promover condições de ingresso de discentes com necessidades educacionais específicas no campus; Atuar juntamente com as coordenações e setores do ensino dando suporte no trato com os discentes com necessidades educacionais específicas no campus favorecendo a aprendizagem e inclusão social; Promover estudos e espaços de formação para os servidores de uma forma geral sobre educação inclusiva para formação e sensibilização a causa, favorecendo atuação de forma adequada dessas pessoas.
Metodologia
1 - Estabelecer horários semanais para sedimentação de rotinas de estudo em grupos com os membros do Núcleo, e com discentes voluntários sobre legislação e tecnologias sociais - Agosto a dezembro 2023; 2 - Buscar participar de eventos municipais que discutam a temática da acessibilidade e inclusão de pessoas com necessidades específicas nos ambientes escolares e públicos - agosto a dezembro de 2023; 3 - Planejar e acompanhar atendimentos personalizado e individualizado ao discentes com necessidades educacionais específicas no campus juntamente com os membros do NAPNE e CAE -agosto a dezembro de 2023; 4 - Estudar a possibilidade de produção de materiais no auxílio as pessoas com necessidades educacionais específicas no campus - agosto a dezembro de 2023; 5 - Sensibilizar a sociedade economicamente ativa sobre a possibilidade de absorção dessa mão- de-obra - agosto a dezembro de 2023; 6 - A identificação das técnicas e orientações pedagógicas se dará mediante material teórico sobre a temática, entre outras fontes bibliográficas e estudos de caso que serão temas de discussão nas reuniões periódicas do NAPNE - agosto a dezembro de 2023. Etapas de execução - Discussões a cerca da temática da acessibilidade e inclusão dos discentes e pessoas de uma forma geral às escolas e sociedade. Para isso o NAPNE tentará se reunir para os estudos da legislação e estudos de casos a cada 15 dias na sala do NAPNE; A conscientização da comunidade externa utilizaremos redes sociais e participação em eventos municipais, visitas as instituições de ensino regular e para PCD, com o intuito de se conhecer as situações enfrentadas pelas escolas de educação básica e como essas desenvolvem suas ações de inclusão; O atendimento personalizado se dará na sala do NAPNE com acompanhamento da equipe formada por pedagogo, assistente social, enfermeira e psicólogo; A tentativa de elaboração de materiais didáticos para conscientização da comunidade interna e externa será planejado durante as reuniões do NAPNE e buscativa de parcerias que tenham capacitação em educação inclusiva. A divulgação nos setores responsáveis pela empregabilidade na cidade podem ser sensibilizados por meio de visitas e conversas, que poderão ser realizadas por uma equipe interna, tema a ser planejado.