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Campus:
CAMPUS CEDRO
Tipo da Ação:
Evento
Título:
AnimeGeekGames
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
12/09/2023
Previsão de Fim:
16/09/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
80
Carga Horária de Execução do Evento:
40
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Cedro
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Reunião
Trabalho em grupo
Debate
Formas de Divulgação:
Cartaz
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Encontro
Exposição
Olimpíada
Nome do Responsável:
Diego Bandeira de Oliveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Diego Bandeira de Oliveira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 40 12/09/2023 16/09/2023
Igor Barbosa Ramalho IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 12/09/2023 16/09/2023
João Victor Reis Angelim IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 12/09/2023 16/09/2023
Jose Gabriel de Oliveira Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 12/09/2023 16/09/2023
Juan Miguel Oliveira Roque Bezerra IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 12/09/2023 16/09/2023
Raimundo Gonçalves de Sousa Júnior IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 12/09/2023 16/09/2023
Tobias Moreira de Moura IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 12/09/2023 16/09/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O AnimeGeekGames é um evento que fomenta a cultura nerd/geek pelo viés do jogo eletrônico. Esta ação também incentiva a prática da modalidade eSports (jogos eletrônicos), meio esportivo em alta no Brasil e no mundo. Em sua obra seminal, Homo Ludens (1938), Johan Huizinga afirma que os jogos têm uma nítida conexão com a cultura, se não, anterior a ela, ele afirma: “encontramos o jogo na cultura como um elemento dado existente antes da própria cultura, acompanhando-a e marcando-a desde as mais distantes origens até a fase de civilização em que agora estamos” (HUIZINGA, 2000, p.3). Tendo como missão institucional, uma formação integral do ser (Instituto Federal do Ceará), e de forma específica, a inserção cultural do aluno na sociedade. A escola também deve ser o lugar-comum dos jogos, da brincadeira, do lazer. É de comum acordo, observarmos todas as atividades esportivas, campeonatos, torneios de interclasses e atividades de recreação que são desenvolvidas nas atividades de educação física e darmos o crédito e prestígio pela didática, pedagogia e fundamentos educacionais centradas em tais atividades, de forma análoga, este projeto visa dar a oportunidade para o desenvolvimento de um torneio de jogos eletrônicos como forma de jogo, entretenimento e também como forma de recreação. O torneio a ser desenvolvido é um torneio utilizando o jogo eletrônico conhecido como LOL – League of Legends. Segundo o site oficial do jogo, League of Legends “é um jogo de estratégia em que duas equipes de cinco poderosos Campeões se enfrentam para destruir a base uma da outra. ” Jogado online, disputado em uma arena de batalha. Foi criado e desenvolvido pela Riot Games em outubro de 2009. Para fins terminológicos, quando utilizamos o termo jogo eletrônico ou videojogo, estamos nos referindo, assim como fez Santaella (2009) para o termo games, a jogos construídos para serem “rodados” em suportes tecnológicos eletrônicos ou computacionais no qual o jogador interage com o sistema através do processo de interatividade e imersão.
Justificativa
Visando ao fomento da cultura nerd/geek na região centro-sul, tivemos a ideia de construir um evento que buscasse atender a uma demanda na região de Cedro, tendo em vista que eventos de tal gênero geralmente ocorrem em capitais ou regiões metropolitanas. Sendo assim, foi oferecido ao público-alvo um evento que não precisassem se deslocar por longas distâncias, assim como dar visibilidade ao IFCE campus Cedro, estabelecendo parcerias entre discentes e membros do corpo de servidoras/es do campus, reforçando laços e realçando a importância do trabalho em equipe. Uma vez que a cultura nerd/geek abrange o uso de tecnologias, jogos, filmes, livros, seriados, cartuns, música etc., pretendemos promover o diálogo intercultural a partir das diversas manifestações artísticas com foco nas relações assimétricas de poder inerentes aos gêneros textuais/discursivos da cultura em foco. Como um prolongamento do evento AnimeGeek, o AnimeGeekGames tem a intenção de trazer a lume um evento não tão conhecido da região: um torneio de jogo eletrônico. Uma vez que eventos de tal natureza não ocorrem senão em centros urbanos, capitais ou regiões metropolitanas, foi oferecido ao público-alvo um evento que não precisassem se deslocar por longas distâncias, assim como dar visibilidade ao IFCE campus Cedro, estabelecendo parcerias entre discentes e membros do corpo de servidoras/es do campus, reforçando laços e realçando a importância do trabalho em equipe. Portanto, consideramos relevante eventos como esse, onde podemos ter um espaço para vibrar, torcer e admirar o eSport como forma genuína de entretenimento e confraternização, livre de julgamentos e preconceitos.
Público Alvo
O evento será aberto para jogadores, expectadores, admiradores e curiosos da modalidade. O convite será estendido para toda a região circunvizinha do campus Cedro.
Objetivo Geral
Fomentar a cultura nerd/geek na região por meio de jogos eletrônicos, estimulando a integração do público interessado, proporcionando lazer, recreação e divertimento.
Objetivo Específico
Dar visibilidade a jogadores, possíveis jogadores e times, talvez desconhecidos na região. Instigar as/os discentes a explorar suas potencialidades, contribuindo, assim, para seu desenvolvimento pessoal. Oportunizar o contato com o jogo eletrônico de forma que este possa se tornar conhecido como forma de esporte. Desenvolver momentos de divertimento, recreação e lazer entre as comunidades externa e interna do campus Cedro e região. Finalmente, promover o torneio de jogo eletrônico como prática lúdica com vistas à inserção do indivíduo na sociedade, promovendo a compreensão de si mesmo e do outro.
Metodologia
A divulgação se dará pelas redes sociais do campus bem como pelos membros da organização. Desde o aceite do evento, serão abertas as inscrições para o torneio, as quais serão feitas por meio de formulário eletrônico (Googleforms). O torneio será realizado de forma presencial no laboratório de redes, no dia 16 de setembro, e será transmitido na sala do CLIF e no mini auditório 1.