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Campus:
CAMPUS IGUATU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
O PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: PROPOSIÇÕES PARA INTERVENÇÃO ACADÊMICA-PROFISSIONAL
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Gestão Institucional
Data de Início:
19/09/2023
Previsão de Fim:
22/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
400
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
600
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 01/2023 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais - Inativado
Programa Institucional
Programa de Acompanhamento ao Egresso - PROAE
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Acopiara
Aiuaba
Cariús
Cedro
Deputado Irapuan Pinheiro
Icó
Iguatu
Jaguaribe
Jucás
Mombaça
Quixelô
Saboeiro
Várzea Alegre
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Frequência
Reunião
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Sistema acadêmico
Site institucional
Redes sociais
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Leandro de Castro Lima
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Amanda Goncalves Alboino IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 19/09/2023 22/12/2023
Leandro de Castro Lima IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 19/09/2023 22/12/2023
Milena Nunes de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 19/09/2023 22/12/2023
Sandy Andreza de Lavor Araujo IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 19/09/2023 22/12/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A avaliação institucional vem ganhando importância nos diferentes setores e atividades das Instituições de Ensino (IES), sobretudo com a implementação de Modelos de Gestão e instrumentos regulatórios direcionados a qualidade do ensino desde a constituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), em 2004. Para Andriola (2014), o aumento desses modelos de gestão e avaliação da qualidade do ensino, está relacionada com a maior demanda de cursos superiores no Brasil nas últimas décadas, o que vem gerando uma preocupação com a qualidade e oferta desses cursos, seja em instituições públicas ou privadas. Todavia, impulsionada por métricas e indicadores numéricos aplicados, o modelo de avaliação da qualidade do ensino das instituições superiores não conseguiram ultrapassar o caráter produtivista (DIAS SOBRINHO, 2005), ficando muitas vezes na contagem dos números de alunos formados. Contudo, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) o ensino superior, dentre outras finalidades, deve “formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira” (BRASIL, 1996, art. 43, inciso II), evidenciando a importância da preocupação não só com a quantidade dos Egressos, mas com a qualidade científica e social. Nesse sentido, a Avaliação de Egressos deve estar atrelada aos anseios e necessidades da sociedade, para além dos fatores quantitativos, levando em consideração a pertinência social do ensino superior (DIAS SOBRINHO, 2005), o que possibilita a instituição pensar questões estratégicas para a gestão, áreas científicas e técnicas do planejamento, o marketing institucional, o seu compromisso e a inserção do egresso no seio social, bem como o seu desenvolvimento humano. Para tanto, compreendemos que a busca pela qualidade institucional e a melhoria no ensino, no âmbito do acompanhamento dos egressos, deve obter um caráter regular e sistemático de avaliação, almejando um aprimoramento contínuo. Considerando a crescente necessidade de avaliações institucionais, bem como a demanda em sistematizar dados, ações de monitoramento e análises que fomentem uma política de ensino superior, propomos neste projeto um ferramental teórico-metodológico para o acompanhamento de egressos como instrumento de planejamento, gestão e avaliação institucional no âmbito do IFCE – Campus Iguatu. Trata-se de um estudo inicial e exploratório, de abordagem quanti-qualitativa, com os egressos dos cursos superiores vigentes, buscamos analisar a trajetória profissional dos nossos alunos egressos e os impactos sociais no mercado de trabalho, a partir de dados que perpassem pela qualidade, oferta e efetividade acadêmica e social, que nos permitam reflexões e resultados transformadores para o processo de formação e qualidade do ensino. Portanto, a análise acerca das condições profissionais nas quais se encontram os egressos do IFCE – Campus Iguatu, são determinantes para a avaliação e o desenvolvimento institucional, na medida que enfrentamos um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo. Dessa forma, neste projeto buscamos ainda alinhar, com maior coerência, o ensino e a formação superior em relação ao profissional e as demandas do mercado de trabalho que temos e queremos. Com isso, o acompanhamento de egressos se oportuniza institucionalmente como uma efetiva ferramenta de coleta e produção de informações, bem como a construção de mecanismos que permitam a capacidade crítica, ética e de compromisso transformador dos nossos profissionais com a sociedade do seu tempo. Ao fortalecer o Programa de Acompanhamento de Egresso do IFCE – Campus Iguatu, fomentamos ainda os indicadores dispostos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023, com vista a empregabilidade e trabalho dos nossos alunos egressos, compreendendo similaridades e diferenças do perfil do egresso com o mercado de trabalho, bem como as ações de pesquisa, ensino e extensão institucional e o seu caráter de impacto social. Serão informações estratégicas para embasar processos avaliativos e embasar decisões de planejamento e gestão institucional. Dessa forma, esperamos que a política de acompanhamento de egressos, ainda em construção no IFCE como todo, se amplie e ganhe ações práticas, materializando ações que envolvam o melhor desempenho profissional, a responsabilidade ética e social da instituição, a sua visão crítica e sociopolítica no desenvolvimento das pesquisas e a atuação docente consciente, promovendo competências e habilidades vinculadas a realidade profissional dos alunos.
Justificativa
O acompanhamento de egressos, apesar das transformações do mercado de trabalho, da inserção dos sistemas de informações e a mudança no contexto social, permaneceu sem uma adesão significativa desde a década de 2000, sobretudo no âmbito das universidades públicas (QUEIROZ, 2014). A inclusão de egressos nos processos de avaliação da educação de ensino superior começou a ganhar uma importância maior a partir de 2004, com a efetivação nos instrumentos de avaliação institucionais relacionado as dimensões avaliativas contidas inicialmente na Lei n° 10.861 de 14 de abril de 2004, e, posteriormente, alterada pela Portaria n° 92 de 31 de janeiro de 2014, o qual veio a reforçar novos indicadores a serem observados nas Políticas Acadêmicas de atendimento a estudantes egressos. Tais mudanças, levaram as instituições de ensino a desenvolver ações de planejamento e gestão voltadas ao interesse da política de acompanhamento de egressos. Todavia, apesar das normativas e do esforço nas pesquisas e estudos de acompanhamento de egressos, observa-se ainda hoje, uma carência metodológica associada a esses estudos nas instituições públicas, uma ausência de dados, de mapeamento, registro, além da pouca adesão aos Portais de Egressos como instrumento de acompanhamento, publicidade e vínculo entre o egresso e a instituição formadora. Nesse sentido, o presente projeto se justifica pela necessidade de valorização da opinião dos egressos enquanto critério de qualidade educacional, orientação da expansão e oferta dos cursos, o aumento da eficácia e efetividade acadêmica e institucional da educação superior, bem como a promoção e o aprofundamento da formação profissional e responsabilidade social da instituição de ensino, estabelecido pelo SINAES (BRASIL, 2004, art. 1°). Para Teixeira e Maccari (2014), ainda são poucas as instituições que investem em ações concretas de acompanhamento, participação e envolvimento dos egressos, inclusive de forma contínua, buscando atualizar as informações periódica e sistematicamente, além de desenvolver pesquisas para a qualidade do ensino. No âmbito social, enquanto profundos conhecedores das mudanças sociais e das exigências do mercado de trabalho, os egressos podem contribuir para o desenvolvimento institucional fornecendo novas informações da realidade que se encontram inseridos, da trajetória profissional exigida, dos fatores que dificultam o ingresso no mercado de trabalho e das necessidades sociais no geral, possibilitando uma maior aproximação da instituição de ensino com as necessidades profissionais atuais, adequada a uma realidade concreta e ideal, fortalecendo a missão e a função social da instituição. Já no âmbito do IFCE – Campus Iguatu, a implementação do projeto de acompanhamento de egressos será uma ponte inicial para embasar os processos de planejamento, gestão e avaliação institucional, além de permitir alinhar estratégias de perfil profissional, condições de empregabilidade regional, compatibilidade do currículo acadêmico, as demandas de mercado e até ações de educação continuada, inclusive em nível de pós-graduação, permitindo a avaliação de pontos críticos de melhoria e/ou manutenção da qualidade da educação ofertada. Percebemos assim que o projeto, pelo seu caráter avaliativo, irá envolver diferentes frentes, contribuindo no âmbito da aprendizagem e dimensão profissional, fornecendo subsídios para ajustes do ensino e ações de extensão, adequação de currículos alinhando-os as questões sociais do mundo profissional, no direcionamento das pesquisas e nos programas de planejamento e gestão, ampliando a visão institucional sobre a formação profissional e vicissitudes relativas a atuação social, missão e compromisso do IFCE – Campus Iguatu, refinando a qualidade de suas metas no tocante ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
Público Alvo
O presente projeto apresenta como público-alvo os alunos egressos diplomados dos cursos superiores do IFCE – Campus Iguatu. Serão atendidos pelas ações em torno de 483 alunos egressos diplomados, de acordo com a base de dado institucional do IFCE – Campus Iguatu, envolvendo os cursos de Licenciatura Plena em Química e Geografia e do Bacharelado em Serviço Social. Diante do tempo e dos recursos disponíveis para alcançar a todo o público, será realizado ainda um desenho amostral probabilístico envolvendo os cursos e o período de formação.
Objetivo Geral
Assim sendo, o objetivo geral deste projeto é avaliar o perfil dos egressos dos cursos superiores do IFCE – Campus Iguatu, frente as demandas do mercado de trabalho, com vista a intervenções formativas na dimensão acadêmica e profissional, proporcionando aos docentes, alunos dos cursos e aos egressos um reconhecimento das demandas de mercado, do seu perfil profissional e das novas perspectivas de trabalho.
Objetivo Específico
- Sistematizar os dados institucionais sobre os alunos egressos, do IFCE – Campus Iguatu, em um painel (BI) dinâmico e interativo, a fim de selecionar o universo da pesquisa e realizar a busca ativa para aplicação dos questionários; - Analisar o perfil social, a trajetória profissional e a inserção no mercado de trabalho junto aos alunos egressos da instituição; - Identificar as competências exigidas pelo mercado de trabalho, bem como os fatores que facilitam e dificultam a inserção profissional dos egressos no contexto da regional; - Propor ações formativas, no IFCE – Campus Iguatu, no âmbito das demandas de mercado, do perfil profissional e das demandas de trabalho, junto aos docentes, alunos dos cursos e os egressos a partir dos resultados obtidos, fornecendo ferramentas teórico-metodológicas para a melhoria da formação e da prática profissional.
Metodologia
O tratamento metodológico que será realizado no âmbito do projeto de acompanhamento dos Egressos irá considerar aspectos particulares da natureza do IFCE – Campus Iguatu, envolvendo dimensões como: a abrangência geográfica e regional da inserção social dos egressos, a coleta de dados e o contato junto a esses alunos egressos, o período de diplomado, as características do mercado em que se encontra inserido e o perfil dos cursos oferecidos, o que faz deste um estudo descritivo, exploratório e de abordagem quantitativa e qualitativa, almejando gera resultados concretos para uma avaliação institucional. Quantidade e qualidade no projeto será pensado como unidade dialética, uma vez que, separar essas duas dimensões é uma contraposição (GRAMSCI, 1996). Dessa forma, inicialmente faremos um desenho amostral tendo como referência um universo de 483 alunos diplomados, a partir dos dados institucionais oriundos do Departamento de Assistência Estudantil (DAE), envolvendo os cursos de Licenciatura em Química e Geografia e o Bacharelado em Serviço Social, curso que já possuem egressos atuando no mercado. Vale ressaltar, que os cursos de Engenharia Agrícola e Ciência da Computação ainda não apresentam alunos diplomados por serem os cursos mais recentes, criados em 2020 e 2021, respectivamente. O recorte amostral terá um caráter probabilístico total e estratificado por cursos, com os egressos que se graduaram entre 2019 e o final de 2022, tal escolha do período de coleta se dá pelo tempo de graduação, conforme Espartel (2009) seis meses é o intervalo mínimo necessário para coleta de dados com alunos egressos, diante do tempo para que estes se estabeleçam no mercado de trabalho, agregando uma maior confiabilidade nos dados e nas informações geradas. Para a coleta dos dados, a partir da definição do recorte amostral, faremos uso de questionário desenvolvido em formato eletrônico, usando um aplicativo do Google, abordando critérios específicos para cada curso. A adoção de um questionário eletrônico se dará pela otimização do contato e coletar das informações junto aos alunos egressos e a necessidade de tempo hábil para sistematização dos dados da pesquisa. A divulgação e busca ativa dos egressos será realizada pelo departamento de Ensino, Assistência Estudantil, coordenação de cursos e setor de comunicação do IFCE – Campus Iguatu. O roteiro da coleta de dados, a partir dos questionários aplicados, seguirá quatro categorias de análises embasada na taxonomia utilizada por Andriola (2004), que serão: - perfil sociodemográfico do egresso; - efetividade profissional; - avaliação do curso; - e relação com a instituição. Serão perguntas de modo fechado e aberto, permitindo atribuição de valores e a análise descritiva, crítica e reflexiva dos dados. De posse dos dados e informações, buscaremos constituir um material de análise que demonstre o perfil profissional do nosso egresso, bem como a dimensão educacional da nossa instituição, possibilitando reflexões e ações de planejamento e gestão mais alinhada com as demandas sociais e do mercado de trabalho. Tais resultados, após análise qualitativa, comporá os documentos institucionais da IFCE – Campus Iguatu que será de importante uso para a avaliação institucional e a manutenção e acompanhamento periódico no tocante aos egressos, alinhando as ações a missão institucional, no qual a compreensão do perfil dos egressos proporcionará o (re)conhecimento da sua realidade, abrangência regional, impacto social e finalidade da formação ofertada pelo IFCE – Campus Iguatu. Vale ressaltar que a criação da plataforma de dados (BI), será somente para sistematização e controle interno dos dados, no âmbito institucional, com vista ao planejamento das ações de formação e reflexão das práticas profissionais. As ações de caráter de intervencionista envolverão diferentes oficinas temáticas com a presença dos docentes, discentes do curso e os egressos envolvidos para a discussão e apresentação dos resultados, bem como das novas demandas de mercado, o perfil formativo e o desejado, frente as mudanças e resultados levantados, bem como das novas atribuições profissionais, do caráter pedagógico e formativo a partir da troca e experiência dos egressos no contexto regional. As oficinas serão planejadas posteriormente, a partir dos resultados obtidos e aplicadas no último mês das ações do projeto, como uma prática dialógica de extensão, buscando socializar os resultados, envolvendo a comunidade interna e externa e possibilitando trocas profissionais entre os alunos egressos, os docentes e discentes do curso, com intuito de buscarmos aproximar e, sobretudo, incorporar a nossa formação acadêmica-profissional as demandas do mercado de trabalho regional, o qual o IFCE – Campus Iguatu abrange. Todas as ações, que envolve a sistematização das informações dos alunos egressos, passando pela coleta e tratamento dos dados, até as oficinas propostas, serão copiladas em um portifólio digital para compor os documentos institucionais e servir de base para as ações de planejamento e gestão.