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Campus:
CAMPUS CRATO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Sementes do saber: iniciação da educação das relações etnico raciais na infância
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
01/09/2023
Previsão de Fim:
30/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
60
Local de Atuação:
Rural
Fomento:
Edital 01/2023 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais - Inativado
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Araripe
Crato
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Reunião
Seminário
Formas de Divulgação:
E-mail
Folder
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Francisco Gauberto Barros dos Santos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alan Cordeiro da Silva URCA Integrante Sem vínculo Não 4 01/09/2023 30/12/2023
Francisco Gauberto Barros dos Santos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/09/2023 30/12/2023
Gabriel Vitor Virginio Barreto IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/09/2023 30/12/2023
Joquebede Alencar Torres IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/09/2023 30/12/2023
Keliane Pedro de Castro IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 01/09/2023 30/12/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Grunec (Grupo de Valorização Negra do Cariri) Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 que trata da Educação Infantil, em seu artigo 29 diz que: "A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 anos em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade". Neste contexto, e entendendo que presenciamos os atravessamentos violentos provocados pelo racismo na infância de crianças negras, na ausência de referências positivas, na negação do cuidado, do colo, do afeto, da cultura e dos saberes ancestrais do seu povo, sobretudo na escola, o projeto é apresentado com a perspectiva de atender a esta demanda que não é merecedora de atenção por quem de direito. O projeto "Sementes do saber: iniciação da educação das relações étinico-raciais na infância" se propõe a trabalhar nessa temática a partir de um projeto já iniciado em algumas poucas escolas do município de Crato por um jovem pesquisador protagonista, Alan Cordeiro da Silva, membro do Grupo de Valorização Negra do Cariri - GRUNEC, cujo projeto de sua autoria recebe o nome de Educa Erê. Portanto, o projeto de extensão aqui apresentado é um trabalho colaborativo voltado para uma educação das relações étnico-raciais na infância, pensado a partir de bases africanas e afrodescendentes com o intuito de valorizar as tecnologias tradicionais ancestrais africanas e afrodiaspóricas na construção identitária de crianças negras a partir da contação de histórias, vivências, oficinas afro-lúdicas e brincadeiras.
Justificativa
Recentemente uma pesquisa realizada e divulgada pelo Instituto Alana e Geledés Instituto da Mulher Negra, aponta que de 10 (dez) secretarias municipais de educação, 07 (sete) delas não realizam ou realizam poucas ações voltadas ao cunprimento da Lei 10.639/03. Essa pesquisa acontece no ano de 2023, em que a mesma lei completa 20 anos de existência. Se esse resukltado preocupante não assusta aos profissionais de educação, sobretudo os das creches e pré-escolas, significa que precisamos urgentemente de estratégias que garantam às nossas crianças negras a possibilidade de uma construção identitária e de referências negras positivas. O projeto aqui apresentado oferece esta possibilidade.
Público Alvo
O projeto será desenvolvido na Comunidade Quilombola do Sítio Arruda, no município de Araripe-CE, região do Cariri que teve a emissão de posse da terra garantida neste mês de agosto de 2023 pelo INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). A comunidade quilombola formada por descendentes de escravizados. Constituída por 47 famílias e 186 moradores, parte desta população, crianças negras.
Objetivo Geral
Colaborar com a implantação da Lei 10.639/03 através de uma educação antiracista direcionada para crianças negras da comunidade Quilombola do Sítio Arruda em Araripe-CE.
Objetivo Específico
Compartilhar a sabedoria ancestral africana e afrodiaspórica de forma lúdica e formativa para crianças negras. Favorecer crianças negras do Cariri cearense sobre conhecimento da cultura africana e afrodescendente.
Metodologia
O trabalho será iniciado com uma reunião entre os participantes internos do IFCE campus Crato, especificamente no NEABI para apresentação do projeto original Educa Erê e a proposta de implementação na Comunidade Quilombola do Sítio Arruda em ARARIPE-Ce, com apresentação feita pelo professor colaborador Alan Cordeiro da Silva (GRUNEC), do coordenador do priojeto, bolsista e membros. O passo seguinte é o agendamento de uma visita e reunião na comunidade do Sítio Arruda para apresentação do projeto e seleção dos beneficiados. O agendamento será feito por um membro do Neabi, participante do projeto, que é nativo da comunidade. Após a reunião e seleção das crianças com autorização por escrito dos pais, será feito em comum acordo um calendário das atividades. As visitas e encontros de formação agendadas serão realizadas na própria comunidade, na sede da Associação, ou na escola da comunidade após acerto com o grupo gestor. as atividades formativas serão realizadas por meio de contação de histórias através de uma literatura preta infantil, oficinas afrolúdicas, musicalidade, colagens, brincadeiras com frequência mensal, durante pelo menos três meses. Por ocasião das visitas à comunidade será realizada também reunião com familiares das crianças para discussão, planejamento e avaliação permanente das atividades além de troca de conhecimentos sobre agroecologia dentro do processo de produção de alimentos da comunidade.