Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Coletivo de trabalho na escola: o diálogo como uma via do/para o trabalho coletivo
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
25/08/2023
Previsão de Fim:
25/08/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
250
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Palestra
Nome do Responsável:
Marina Cavalcanti Tavares Clemente
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Brena Samyly Sampaio de Paula IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 25/08/2023 25/08/2023
Francisca Jade da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 25/08/2023 25/08/2023
Marcos Vinicius Pereira Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 25/08/2023 25/08/2023
Maria Felipe Barros IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 25/08/2023 25/08/2023
Marina Cavalcanti Tavares Clemente IFCE Coordenador Docente IFCE Não 2 25/08/2023 25/08/2023
Sandra Oliveira dos Santos IFCE - egressa Integrante Sem vínculo Não 2 25/08/2023 25/08/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Esta Palestra se materializa no contexto do evento do Projeto Encontros Forped proposto pelo Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Política Educacional e Desigualdade Social (FORPED) vinculado ao campus Tianguá. Tendo em vista o interesse do presente grupo de pesquisa na Formação de Professores, é relevante que abordemos também questões da realidade educacional que estão para além da sala de aula, uma vez que são questões que influenciam nela. Essa abordagem mais ampla é fundamental para que os professores sejam bem-preparados, capazes de se adaptar a uma realidade educacional em constante evolução. Dentre tais questões está a necessidade do diálogo dentro do coletivo de trabalho como fomento ao trabalho coletivo. Explorar esses pontos no contexto da formação de professores enriquece a perspectiva dos futuros educadores e os prepara para navegar de maneira mais eficaz em um ambiente diversificado e dinâmico. Desta forma, ao abordar tal assunto, o FORPED não apenas fornece uma compreensão mais completa da realidade educacional, mas também capacita os professores a serem agentes de mudança em seus atuais e futuros ambientes de trabalho.
Justificativa
Por muito tempo se acreditou que o trabalho do professor se limitasse ao que ele realiza em sala de aula, contudo, atualmente, entende-se que o trabalho docente envolve muitos outros âmbitos e é dotado de grande complexidade. Nesta palestra, temos como foco o coletivo de trabalho e a importância do diálogo dentro deste. O conceito de coletivo de trabalho aqui proposto enfoca a interação colaborativa entre os membros de um grupo em um contexto de trabalho específico. A discussão sobre o trabalho coletivo dentro do coletivo de trabalho nas instituições de ensino é fundamental, pois reflete a interdependência de esforços e a construção conjunta de uma comunidade escolar eficaz. O diálogo não apenas promove a troca de ideias e experiências, mas também abre espaço para a identificação de desafios e oportunidades de desenvolvimento. Ao cultivar um ambiente de comunicação aberta, o coletivo de trabalho pode alinhar objetivos, compartilhar métodos pedagógicos bem-sucedidos e enfrentar dilemas comuns de maneira construtiva. Além disso, o diálogo desempenha um papel fundamental na promoção da saúde do trabalhador. O ambiente educacional muitas vezes apresenta desafios emocionais e cognitivos, exigindo dos educadores uma abordagem atenciosa e sensível. O diálogo aberto entre os membros da equipe permite que eles compartilhem suas preocupações, experiências e ideias, criando um espaço seguro para discutir questões relacionadas ao bem-estar. Ao fomentar a comunicação, o diálogo ajuda a prevenir o isolamento e o estresse excessivo. Os professores podem trocar estratégias de enfrentamento, compartilhar soluções para problemas comuns e fornecer apoio mútuo. Isso resulta em uma sensação de coesão, pertencimento e solidariedade dentro da equipe, reduzindo o risco de esgotamento profissional e melhorando a saúde mental. Assim, o FORPED considera importante pôr em relevo essa discussão, promovendo a palestra em questão.
Público Alvo
Professores, alunos, profissionais da educação e demais interessados no tema.
Objetivo Geral
Refletir sobre a importância do diálogo dentro do coletivo de trabalho docente.
Objetivo Específico
• Ampliar a discussão sobre questões de fora da sala de aula que interferem diretamente nela; • Refletir sobre o papel do diálogo no contexto escolar e suas contribuições para promoção da saúde no trabalho; • Colaborar com a ampliação dos cursos de extensão do IFCE, promovendo aproximação dos estudantes e comunidade com a instituição.
Metodologia
A palestra será ministrada pela professora Luciana Peixoto Bessa e mediada pela professora Marina Cavalcanti Tavares Clemente (IFCE). O evento acontecerá no dia 25.08.2023 e será dividido em dois momentos: 1) Apresentação das professoras e exposição da palestrante; 2) abertura para debate e perguntas. A comunicação com os participantes se dará por meio da ferramenta "chat ao vivo" da plataforma YouTube. Após a live, a gravação ficará disponível no canal do FORPED no Youtube ( FORPED IFCE- https://www.youtube.com/channel/UC2qTh1NM21V4pi7GLj-LiwA) com o objetivo de alcançar pessoas interessadas na discussão que não puderam participar do evento em tempo real. A divulgação do evento, bem como a disponibilização da certificação posterior, se dará por meio do canal de comunicação do grupo no instagram (@forpedifce).