Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Café com Docência “A formação dos professores frente à cibercultura: uma análise psicanalítica”
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
25/08/2023
Previsão de Fim:
31/08/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Carga Horária de Execução do Evento:
3
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
São Benedito
Tianguá
Ubajara
Viçosa do Ceará
Ibiapina
Formas de Avaliação:
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Convite
Atividades Realizadas:
Encontro
Nome do Responsável:
Josy Lucia Goncalves
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Agostinho dos Santos Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 25/08/2023 31/08/2023
Alice Nayara dos Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 25/08/2023 31/08/2023
Amanda da Silva Madeira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 25/08/2023 31/08/2023
Ana Carolina Portela Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 25/08/2023 31/08/2023
Ana Victoria Oliveira Tomaz IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 25/08/2023 31/08/2023
Anna Karolina Alves do Nascimento IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 25/08/2023 31/08/2023
Eduarda Maria Araujo dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 25/08/2023 31/08/2023
Gabriele Gomes Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 25/08/2023 31/08/2023
Gilson de Sousa Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 25/08/2023 31/08/2023
Herique Costa Ribeiro de Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 25/08/2023 31/08/2023
Josy Lucia Goncalves IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 25/08/2023 31/08/2023
Maria Felipe Barros IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 25/08/2023 31/08/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O desafio das licenciaturas de promover uma formação crítica, reflexiva, inclusiva e transformadora se reafirma diariamente. E para o alcance deste objetivo é preciso considerar o atual contexto tecnológico em que estamos inseridos e consequentemente o perfil de “nativos digitais” dos discentes. O que precisamos refletir não é apenas a formação inicial e continuada dos professores da Educação Básica no que tange às inovações tecnológicas, mas sim, qual o real papel do professor neste cenário, o qual compreendemos como de mediador na construção do conhecimento, parceiro e orientador do aluno no processo de ensino e aprendizagem. É preciso a abertura de diálogo sobre o papel do professor frente às tecnologias.
Justificativa
É essencial pensar a formação docente como aquela que “crie, recrie, transforme e encontre caminhos para corresponder às necessidades e desafios postos à docência na contemporaneidade". Entre eles, assegurar a todos o direito a uma educação pública e com qualidade técnico-científica e pedagógica.” (ALVES e MARTINS, 2020, p 193). Como uma das ações do Projeto de Extensão: “Caminhos da Docência do IFCE/ Campus Tianguá”, o evento Café com Docência se insere neste contexto urgente e necessário de discutir o papel do professor frente a cibercultura entendida como “a cultura produzida no ciberespaço, que pode ser compreendido como um lugar de circulação de informação, um espaço de comunicação, espaço virtual, que não existe em oposição ao real.” (PIERRE, 199, n.p).
Público Alvo
Diretamente beneficia profissionais da educação básica e professores e, indiretamente, demais interessados no tema.
Objetivo Geral
Discutir sobre o papel do professor frente à cibercultura e as tecnologias partindo de uma análise psicanalítica promovendo o diálogo de relevantes temáticas do contexto educacional;
Objetivo Específico
Ampliar a discussão de temáticas voltadas para a formação inicial e continuada dos docentes; Relacionar caminhos e possibilidades entre educação e tecnologia; Delimitar o papel do professor no atual contexto tecnológico;
Metodologia
Organização do evento (elaboração da estrutura do evento para cadastro na plataforma Sigproex, convite ao palestrante, elaboração de Formulário do Google para acompanhamento da frequência e avaliação do palestra, criar arte para divulgação do encontro); - Ampla divulgação do encontro; - Palestra e mediação; - Roda de conversa; - Elaboração do relatório do evento; - Distribuição dos certificados; - Análise da avaliação do encontro.