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Campus:
CAMPUS IGUATU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Cultura Inclusiva: TRANSFORMANDO DEFICIÊNCIA EM EFICIÊNCIA
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
29/08/2023
Previsão de Fim:
30/11/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 01/2023 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais - Inativado
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Iguatu
Formas de Avaliação:
Relatório
Reunião
Trabalho em grupo
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Áudio
Cartaz
Folder
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Jose Ricardo Mota
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ananda Gomes Lopes IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 29/08/2023 30/11/2023
Jose Ricardo Mota IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 6 29/08/2023 30/11/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente projeto trata-se de um conjunto de ações que visam fortalecer e ampliar a cultura inclusiva em desenvolvimento no campus Iguatu, por meio da apresentação de recursos e metodologias que amplificam dimensões de acessibilidade, tais como: materiais didáticos, comunicação, relações interpessoais, dentre outras. Como ponto de partida, é indispensável a realização de um levantamento que evidencie o que está consolidado como política institucional em termos de acessibilidade, bem como eventuais fragilidades, para em seguida, trabalhar momentos formativos nos diversos segmentos da comunidade escolar.
Justificativa
O modelo de Educação na Perspectiva Inclusiva e a meta de inclusão plena que norteiam atualmente nossos sistemas educacionais exigem das instituições de ensino que estejam na vanguarda desse processo de transformação cultural que tem como mote “A Escola Para Todos”. Isso significa que pessoas com deficiência, a despeito de qualquer tipo de impedimento que tenham nas estruturas do corpo, de ordem física, intelectual ou sensorial, devem usufruir de ambientes e atividades de aprendizagem sem confrontarem barreiras que impossibilitem equidade de oportunidades. Nesse sentido, Configuram-se como barreiras, todo obstáculo ou entrave que comprometem a fruição com autonomia de espaços físicos e virtuais, materiais didático-pedagógicos, meios de transporte e de comunicação, recursos tecnológicos, assim como atitudes ou comportamentos que impeçam a participação integral de tais pessoas. Desse modo, é inadmissível que instituiçÕES de ensino tenha uma postura passiva diante dessas barreiras, sem o compromisso de eliminá-las, ainda que de forma gradual, para que não incorra na condição paradoxal de “incluir para excluir”. Entretanto, apesar de o ingresso à escola se dá com grata facilidade, não podemos deixar de notar que inúmeras barreiras estão ainda bem presentes no cotidiano, tornando longo caminho até alcançarmos o status de SOCIEDADE inclusiva, visto termos que, antes, desconstruir um cenário de segregação de tais indivíduos sobre o qual se pautou historicamente e, em certa medida ainda se pauta, nossa educação formal. Isso requer um trabalho contínuo de informação e formação que contemple A comunidade acadêmica, INTERNA E EXTERNA, objetivando tornar tais ambientes espaços de vivência e convivência em que os estudantes se destaquem por suas potencialidades e não por experiências de deficiência. Nesse contexto, este projeto procura contribuir com a implementação de momentos de diálogo com os diversos atores envolvidos no processo de ensino/aprendizagem dentro e fora da organização, visando difundir recursos e metodologias, estimular pesquisas e fomentar o desenvolvimento de ferramentas de Tecnologia Assistiva por parte de técnicos, discentes e docentes.
Público Alvo
Professores das redes municipal e estadual
Objetivo Geral
Realizar uma série de momentos formativos com os diversos membros da comunidade escolar do campus e de outras redes de ensino.
Objetivo Específico
Fazer um levantamento das políticas de inclusão consolidadas no campus Iguatu e principais escolas da rede pública da cidade; Planejar e executar momentos formativos sobre inclusão e acessibilidade que contemple tais instituições; Realizar ao menos um momento de troca de experiências entre estudantes com deficiência;
Metodologia
Inicialmente será realizado um levantamento das políticas de acessibilidade já consolidadas institucionalmente e nas demais redes à luz de normas e legislações federais vigentes, para que, em seguida, se possa, de forma objetiva, notificar aos segmentos da comunidade acadêmico-escolar acerca de possíveis pontos de opacidade na aplicação de parâmetros fundamentais à acessibilidade ampla. Posteriormente, serão apresentadas propostas de momentos formativos como rodas de conversa, estudos conjuntos, dentre outros sobre alguns marcos como a Constituição Federal (BRASIL, 1988), na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência - Lei 13146/15 (BRASIL, 2015) e na NBR 9050 (BRASIL, 2015). Ao final será realizado um encontro entre os participantes do projeto a fim de serem pensadas estratégias de continuidade de ações em que forem necessários mais que os quatro meses da bolsa.