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Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Areal
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Música
Data de Início:
01/10/2023
Previsão de Fim:
01/10/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
4000
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Matriz Orçamentária do Campus
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Maracanaú
Fortaleza
Caucaia
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Testes Objetivos
Testes Subjetivos
Debate
Trabalho em grupo
Reunião
Frequência
Relatório
Participação
Formas de Divulgação:
Áudio
Cartaz
E-mail
Folder
Sistema acadêmico
Site institucional
Redes sociais
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Davi Silvino Moraes
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Aline Freitas Dias Pinheiro IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 02/10/2023 01/10/2025
AMANDA MONTENEGRO Comunidade externa Integrante Sem vínculo Não 4 02/10/2023 01/10/2025
ANA CAROLINE MORAIS MUNIZ Comunidade externa Integrante Sem vínculo Não 4 02/10/2023 01/10/2025
Anna Beatriz Oliveira do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 02/10/2023 01/10/2025
Ariane de Araujo Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 02/10/2023 01/10/2025
BÁRBARA MARIA PEREIRA LIMA Comunidade externa Integrante Sem vínculo Não 4 02/10/2023 01/10/2025
BEATRIZ ARCANJO DA SILVA Comunidade externa Integrante Sem vínculo Não 4 02/10/2023 01/10/2025
Camila Emily Guedes de Souza IFCE Integrante Sem vínculo Não 4 09/02/2024 01/10/2025
CANDIDO FELIPE SILVA ALVES Comunidade externa Integrante Sem vínculo Não 4 02/10/2023 01/10/2025
Carlos Daniel dos Santos Chaves IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 02/10/2023 01/10/2025
Carlos Davi Almeida da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 02/10/2023 01/10/2025
Carlos Eduardo de Souza Monte IFCE Integrante Sem vínculo Não 4 09/02/2024 01/10/2025
CHRISTINE MARIA CAVALCANTE DE SOUZA Comunidade externa Integrante Sem vínculo Não 4 02/10/2023 02/10/2023
Daniela Souza de Alencar IFCE Integrante Sem vínculo Não 4 09/02/2024 01/10/2025
Daniele Miguel da Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 02/10/2023 01/10/2025
Davi Silvino Moraes IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/10/2023 01/10/2025
DOUGLAS CASTRO Comunidade externa - Terceirizado IFCE Integrante Sem vínculo Não 4 02/10/2023 01/10/2025
Edson Matheus Rola Braga IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 02/10/2023 01/10/2025
Francisco Delano Tavares Moura IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 02/10/2023 01/10/2025
FRANCISCO ISAAC MARTINS DAMASCENO Comunidade externa Integrante Sem vínculo Não 4 02/10/2023 01/10/2025
FRANCISCO ORLEANS PEREIRA MOURA Comunidade externa Integrante Sem vínculo Não 4 02/10/2023 01/10/2025
Gabriel de Sousa Vasconcelos IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 02/10/2023 01/10/2025
Gilberto Alves de Castro Lima IFCE Integrante Sem vínculo Não 4 09/02/2024 01/10/2025
Giovana Silva de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 02/10/2023 01/10/2025
Guillermo Melo Cubas Corcuera IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 02/10/2023 01/10/2025
Iago Joseph Carneiro dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 02/10/2023 01/10/2025
INARA LIA MENDES SILVA Comunidade externa Integrante Sem vínculo Não 4 02/10/2023 01/10/2025
Iraneide Monteiro de Medeiros Andrade IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 02/10/2023 01/10/2025
Janaina Costa Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 02/10/2023 01/10/2025
Jefferson Sampaio dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 02/10/2023 01/10/2025
JÉSSICA MARIA OLIVEIRA LEANDRO Comunidade externa Integrante Sem vínculo Não 4 01/10/2023 01/10/2025
JÉSSICA SILVA LOPES Comunidade externa Integrante Sem vínculo Não 4 02/10/2023 01/10/2025
JOANA DARC FONSECA DE OLIVEIRA Comunidade externa Integrante Sem vínculo Não 4 02/10/2023 01/10/2025
João Jorge Lima Pereira IFCE Integrante Sem vínculo Não 4 09/02/2024 01/10/2025
Jonathan de Castro Santos IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 02/10/2023 01/10/2025
JOSUE LOBO DE LIMA FILHO Comunidade externa Integrante Sem vínculo Não 4 02/10/2023 01/10/2025
KILVANA CARTAXO SANTOS Comunidade externa Integrante Sem vínculo Não 4 02/10/2023 01/10/2025
Lais Cavalcante Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 02/10/2023 01/10/2025
LARISSA GONÇALVES DA COSTA Comunidade externa Integrante Sem vínculo Não 4 01/10/2023 01/10/2025
LEIDIANA IZA DE ANDRADE Comunidade externa Integrante Sem vínculo Não 4 02/10/2023 01/10/2025
Lucas França Damasceno IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 02/10/2023 01/10/2025
Macilene Mauricio Ribeiro IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 02/10/2023 01/10/2025
MANUELA BRASILEIRO AMORIM Comunidade externa Integrante Sem vínculo Não 4 02/10/2023 01/10/2025
Maria Domingas Brasil da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 01/10/2023 01/10/2025
Maria Edilene Oliveira Magalhaes IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 02/10/2023 01/10/2025
MARIA SILVINA RIBEIRO RONCEL Comunidade externa Integrante Sem vínculo Não 4 02/10/2023 01/10/2025
MARLYANE ELEN SILVA DOS SANTOS Comunidade externa Integrante Sem vínculo Não 4 02/10/2023 01/10/2025
Mateus Saraiva da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 02/10/2023 01/10/2025
MIGUEL CASTRO Comunidade externa Integrante Sem vínculo Não 4 02/10/2023 01/10/2025
Milena de Brito Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 02/10/2023 01/10/2025
Nivia Maria Ferreira Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 02/10/2023 01/10/2025
PATRICIA MARIA DE LIMA DOS SANTOS Comunidade externa Integrante Sem vínculo Não 4 02/10/2023 01/10/2025
Renan Wilson Ferreira Martins IFCE Integrante Sem vínculo Não 4 09/02/2024 01/10/2025
Renato Matos Alves IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 01/11/2023 01/10/2025
Ricardo Melo Cubas Corcuera IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 02/10/2023 01/10/2025
Rubens Tadeu Passos Carneiro IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 02/10/2023 01/10/2025
Sabrina Linhares Gomes IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 02/10/2023 01/09/2025
Samyr Pereira Pontes IFCE Integrante Sem vínculo Não 4 09/02/2024 01/10/2025
SAULO UCHOA SARAIVA Comunidade externa Integrante Sem vínculo Não 4 02/10/2023 01/10/2025
Thame Gomes Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 02/10/2023 01/10/2025
TONY JEIMISON SOUSA PEREIRA MATOS Comunidade externa Integrante Sem vínculo Não 4 02/10/2023 01/10/2025
Valzenir Pereira das Chagas IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 02/10/2023 01/10/2025
Vanessa Aléxia Lima Vidal IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 02/10/2023 01/10/2025
VICTOR DE MATOS MIRANDA Comunidade externa Integrante Sem vínculo Não 4 02/10/2023 01/10/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 800,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Areal é uma representação da cultura musical Cearense, desde a sua formação, com seus gêneros de matriz, passando pela música e danças até os compositores de mais relevância no século XX. Através de três atos é representado a cultura musical cearense, onde, no primeiro ato, mostramos as matrizes formadoras sendo a música indígena, europeia, africana, chegando nos aboios e benditos de penitentes. No segundo ato representamos as danças típicas com sua expressão vocal, como baiões, Xotes, Maracatus, Pastoreio, Pau de Fita, Maneiro Pau, Reisado e Pifarada até chegar no terceiro ato onde serão interpretadas músicas de Ramos Cotoco, Lauro Maia, Humberto Teixeira, Catulo da Paixão Cearense, Petrúcio Maia, Fausto Nilo, Fagner, Belchior e Ednardo e Patativa do Assaré. O espetáculo inicia abordando a música dos povos originários representadas em sonoridade, expressão corporal e dança, mostrando o som dos povos que aqui já estavam. Mais precisamente serão apresentadas três músicas da etnia Tremenbé de Almofala, arranjadas para coro.
Justificativa
O presente projeto se justifica por divulgar por meio da música coral cênica, a cultura do estado em que está inserido, mostrando releituras, de forma inovadora e singular a sonoridade das músicas do nosso estado por meio da expressão vocal coletiva. Acredita-se na inovação dessa proposta por não existir até então um grupo coral apresentado tal tema com a abrangência proposta pelo projeto, de representar a cultura musical cearense, por meio do canto coral cênico, desde seus gêneros formadores, até os compositores responsáveis por divulgar a música e o nome do nosso estado no século vinte. Este projeto se mostra relevante pelo seu objetivo de divulgar a Cultura Cearense de forma inovadora sobretudo para as novas gerações, inserindo nas mídias sociais modernas conteúdo cultural relevante ao regional frente ao massivo processo de globalização a muito instituído. Importante, também, na nossa cena cultural local, se mostrar como opções de entretenimento e ocupação de espaços destinados a apresentação musical, oferecendo preços acessíveis visando o acesso a uma parcela da população que, por vezes não teriam capacidade financeira de frequentar esses espaços. Essa inclusão também se faz presente nos próprios integrantes do coral, que terão, muitas vezes, oportunidade de se apresentar em teatros como Teatro José de Alencar, Teatro do Dragão do Mar e tantos outros teatros da nossa cidade, do nosso estado e também de outros estados do Brasil e do mundo, pois esse projeto se mostra promissor para apresentar a Cultura Cearense e o nome do Instituto Federal do Ceará onde for. É importante ressaltar a importância do caráter formativo dessa ação quanto a preparação de cantores/atores para o trabalho de canto coletivo e expressão corporal para a cena, pois em nossa cidade, que tem poucos espaços públicos de ensino de música e arte, e no IFCE Fortaleza é necessário um processo seletivo, por contarmos com um número limitado de vagas frente a demanda, o Coral do IFCE Fortaleza, assim como as atividades de extensão do campus se mostram como uma porta de entrada para o ensino de música para muitos que não tem acesso, sendo até, muitos coralistas, futuros alunos e estudantes de música e dos cursos de arte da casa.
Público Alvo
O público alvo direto do projeto são os coralistas que fazem parte do grupo e circula em torno de cinquenta cantores sendo vinte, da comunidade interna, entre alunos e servidores, e trinta da comunidade externa em geral. Constam pessoas entre dezesseis e cinquenta anos com experiência em música vocal e interesse por participar do trabalho. O público alvo indireto é o público a que o espetáculo se destina, e nele contamos com a média de público atingida pelo espetáculo anterior, No Novo Tempo, que se apresentou trinta vezes em diversos teatros da cidade tendo sido assistido em média por duas mil pessoas, fora o alcance das publicações de vídeos das apresentações nos canais oficiais do campus e nas mídias do coral que chegam a ais de cinco mil pessoas. O atual projeto visa uma temporada inicial de dois meses com três apresentações semanais no Teatro do Dragão do Mar totalizando vinte e quatro apresentações, mas objetivando apresentações em outros estados e países.
Objetivo Geral
Produzir Espetáculo de coro cênico intitulado Areal, com o Coral do IFCE Fortaleza, representando, através da estética vocal por meio de repertório, figurino, cenário e cenografia, a cultura musical cearense desde suas matrizes de formação até os principais compositores do século vinte.
Objetivo Específico
- Selecionar cantores para fazer parte da produção do espetáculo. - Ensinar as técnicas vocais necessárias para a formação dos cantores - Desenvolver a expressão corporal dos cantores para as cenas do espetáculo. - Realizar o aprendizado do repertório oriundos da cultura cearense. - Confeccionar cenário, cenografia e figurino condizentes com o tema do espetáculo. - Apresentar, sempre que possível, as músicas do repertório como preparação para o espetáculo. - Estrear o espetáculo no período previsto pela coordenação do projeto. - Circular o espetáculo nos teatros e espaços propostos pela coordenação do projeto.
Metodologia
O Coral conta com dois ensaios semanais com duração de duas horas cada. Nesses ensaios são organizados, primeiramente, alongamento e relaxamento corporal, aquecimento e técnica vocal para, inicialmente desenvolver e posteriormente para manter a sonoridade do grupo aliada a expressão e movimentação cênica corporal para o espetáculo. Esse momento é um momento de formação vocal onde serão ensinados, através de exercícios, demonstrações e explicações, as técnicas vocais básicas para que cada cantor possa aprimorar sua voz junto com o grupo e assim desenvolver a qualidade vocal do grupo em geral. Essa etapa é constantemente avaliada por meio da audição atenta do regente, por meio de correções e exercícios vocais, por meio de apresentações musicais agendadas e por meio de conversas e discussões, mas principalmente por meio de apresentações práticas seguidas de avaliações coletivas utilizando a discussão como método de coleta de dados. Aliado ao trabalho de técnica vocal estão os exercícios de expressão corporal, onde, por meio de exercícios físicos, individuais e coletivos, por meio do movimento corporal e da dança, desenvolve-se a eutonía e a propriocepção dos cantores dando a eles a oportunidades de desenvolver a expressão corporal e sua interpretação para as cenas do espetáculo. Essa é uma etapa formativa importante quando pensamos em um trabalho cênico musical onde a música vocal coletiva está plenamente ligada ao trabalho de expressão e posicionamento do corpo no espaço cênico. Essa etapa, como a anterior, é constantemente avaliada por meio da observação ativa do regente e da professora Sabrina Linhares, que também é coralista, e preparadora corporal do grupo. As apresentações sempre servirão como uma avaliação prática e posteriormente sempre será realizada uma discussão avaliativa apontando pontos a melhoras e pontos a intensificar. O Terceiro momento do ensaio é o momento de assimilar o repertório e ensaio das músicas do espetáculo. O processo de aprendizado é feito por meio da imitação, onde o regente canta a parte seguidas vezes até que os coralistas decorem a melodia e passem a cantar. Por questão de tempo não é possível o ensino de teoria musical para que os cantores aprendam a ler partitura, por isso, esse é o método mais eficaz para garantir o aprendizado dos cantores. Para potencializar esse aprendizado, mas se mantendo dentro da mesma metodologia, o regente grava quites de ensaio, que são as melodias de cada naipes por meio de áudio, e disponibiliza em um drive no grupo do coral para que os cantores possam, durante a semana, ouvir e estudas as suas respectivas melodias, para que no ensaio o regente possa trabalhar questões de interpretação. Essa etapa é fundamental para a existência do espetáculo sendo a mais passiva de avaliação contínua e crítica por parte do regente que deve repassar a melodia sempre que for apresentado qualquer imprecisão de afinação até que todos estejam cantando sem dúvida. Quinzenalmente os naipes se reúnem e fazem um ensaio de naipe com os bolsistas onde vão se concentrar em aplicar o que foi assimilado nos ensaios, mas dessa vez, concentrados em seu naipes, visando tirar dúvidas e também aperfeiçoar a sonoridade do naipe individualmente. Um terceiro momento, quando a música já está aprendida passa-se para a etapa de marcação cênica da música onde são inseridos e ensaiados os movimentos corporais e expressão cênica em cada música. Apesar de existir a ideia original do regente diretor do espetáculo em comum acordo com os coordenadores e coralistas que compõem a equipe de produção, mas o método de experimentação é fundamental para a construção dessa etapa do processo. A avaliação é sempre prática e visa a reprodução da estética almejada inicialmente, bem como a comunicação e a potencialização da mensagem da música ou da cena/momento do espetáculo. Depois que todo o espetáculo está marcado e ensaiado parte-se para a idealização e confecção do figurino e cenografia do espetáculo. Essa ação é desenvolvida por meio de debates e reuniões com alunos e professores do Curso de Licenciatura em Artes Visuais e todos os coralistas que quiserem participar ou tenham alguma afinidade com o tema, onde são trabalhados temas e propostas a serem decididas coletivamente, mas com a palavra final do regente. Nesse processo, a medida em que o espetáculo está pronto para ser apresentado inicia-se a fase de divulgação do espetáculo e suas datas e seus locais de realização, nas mídias sociais do coral, assim como nas mídias e site do campus para o público. Essa etapa pode ser avaliada com os engajamentos em nossas mídias sociais e procura por informações a respeito de nosso espetáculo. O quinto momento é a estreia e a apresentação do espetáculo por meio de temporadas de apresentações. A cada temporada o coral, junto com seu regente, se reúne para avaliação das apresentações na perspectiva de encontrar pontos de melhoria e propor ações para melhorar. A receptividade e feedback do público também é encarado como critério avaliativo da prática artística