Exibir Ação

Campus:
CAMPUS UMIRIM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
"Letras Inclusivas: Valorizando a Diversidade na Educação"
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
04/09/2023
Previsão de Fim:
04/10/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 01/2023 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Uruburetama
Umirim
Tururu
São Luís do Curu
Formas de Avaliação:
Debate
Seminário
Reunião
Relatório
Questionário
Participação
Formas de Divulgação:
Convite
Folheto
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Marcilio Costa Teixeira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Emanoela Vieira Mendes de Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 11/09/2023 11/09/2024
Enilce Lima Cavalcante de Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 11/09/2023 11/09/2024
Jerfesson Lavor Barbosa IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 11/09/2023 05/09/2024
Juanita da Silva de Macedo IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 11/09/2023 11/09/2024
Marcilio Costa Teixeira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 04/09/2023 04/10/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.800,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto "Letras Inclusivas" busca promover a conscientização sobre a importância da inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas no ambiente escolar. Através da aplicação de estratégias e recursos pedagógicos inclusivos, pretendemos contribuir para a construção de uma educação mais acessível e igualitária.
Justificativa
A inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas é um desafio constante na educação. A literatura e a linguagem desempenham um papel crucial na formação desses alunos. Portanto, é essencial desenvolver estratégias que garantam a participação plena e eficaz de todos os estudantes, garantindo a equidade no acesso à educação.
Público Alvo
Escolas da rede pública que recebem alunos com necessidades educacionais específicas.
Objetivo Geral
Promover a inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas por meio da criação e aplicação de materiais pedagógicos adaptados.
Objetivo Específico
Identificar as principais necessidades educacionais presentes nas escolas parceiras. Desenvolver materiais pedagógicos inclusivos, como textos adaptados, audiodescrições e atividades diferenciadas. Aplique os materiais adaptados em aulas de literatura e língua portuguesa. Avaliar a eficácia dos materiais e coletar feedback dos alunos e professores. Compartilhar os resultados e experiências em workshops e eventos acadêmicos.
Metodologia
Etapas de Execução: Levantamento das necessidades educacionais específicas das escolas parceiras. Desenvolvimento dos materiais adaptados em colaboração com os professores. Aplicação dos materiais em opções selecionadas. Coleta de feedback e avaliação da eficácia dos materiais. Realização de oficinas de sensibilização sobre inclusão na educação. Métodos e Procedimentos: Pesquisa bibliográfica sobre estratégias e recursos inclusivos. Colaboração com professores para a adaptação dos materiais. Aplicação dos materiais em aulas reais. Questionários e entrevistas para coletar feedback dos alunos e professores. Técnicas: Adaptação de textos literários para diferentes formatos (Braille, áudio, fonte ampliada). Criação de atividades pedagógicas adaptadas. Uso de recursos tecnológicos para audiodescrição e legendagem.