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Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO INFANTIL POR MEIO DE UM PROGRAMA COM O CLIMA DE MOTIVAÇÃO PARA A MAESTRIA
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Saúde Humana
Data de Início:
04/12/2023
Previsão de Fim:
04/09/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
60
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Canindé
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Frequência
Reunião
Testes Objetivos
Relatório
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Áudio
Cartaz
E-mail
Folder
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Glauber Carvalho Nobre
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cleriene Pereira Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/12/2023 04/09/2024
Francisca Itamara Leandro Mendonca IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/12/2023 04/09/2024
Francisco Diêgo Almeida do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/12/2023 04/09/2024
Francisco Raí Teles Ribeiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 05/12/2023 04/09/2024
Glauber Carvalho Nobre IFCE Coordenador Docente IFCE Não 8 04/12/2023 04/09/2024
Joelma Alves Coelho IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/12/2023 04/09/2024
Maria Clemilsia Coelho Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 05/12/2023 04/09/2024
Maria Emilly Barbosa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 05/12/2023 04/09/2024
Maria Simone Santos Bezerra IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 05/12/2023 04/09/2024
Maria Walneila Ferreira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/12/2023 04/09/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Escola de Ensino Fundamental Carlos Jeressatti Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O clima de motivação para maestria tem sido uma das abordagens, reconhecidas pela literatura, com efeitos significativos em aspectos do comportamento motor e psicossocial infantil (BERLEZE; VALENTINI, 2021; NOBRE; NOBRE; VALENTINI, 2022; ROBINSON, 2011; VALENTINI et al., 2017; VALENTINI; RUDISILL, 2006). Abordagens interventivas desta natureza permitem maior autonomia, estimulam o engajamento, o prazer e a busca pelo desafio e, ainda, que fortalece o autoconceito dos participantes e, ainda, são adequadas para promover o desenvolvimento das crianças em contextos de práticas motoras (WEISS, 2000). Nesse sentido, o clima de motivação para maestria é um programa que demonstra as sua eficiência para o desenvolvimento das crianças. Os efeitos positivos de intervenções motoras com o clima de motivação para a maestria, reportados pelos estudos, incluem o aumento da autopercepção de competência atlética (BERLEZE; VALENTINI, 2021; NOBRE; NOBRE; VALENTINI, 2022; ROBINSON, 2011; VALENTINI; RUDISILL, 2004), da conduta comportamental (NOBRE; NOBRE; VALENTINI, 2022), da aceitação social (NOBRE; NOBRE; VALENTINI, 2022) e autoestima (NOBRE; NOBRE; VALENTINI, 2022), no desempenho em habilidades motoras fundamentais (HASTIE et al., 2019; JOHNSON et al., 2019; NOBRE; NOBRE; VALENTINI, 2022; VALENTINI; RUDISILL, 2004) e nas rotinas de vida diária (BERLEZE; VALENTINI, 2021) de crianças com e sem dificuldades de coordenação motora.
Justificativa
Justifica-se a importância do presente projeto ao propor um programa que pode auxiliar crianças a desenvolverem as suas habilidades motoras, o autoconceito (ex: autoestima, autopercepção de competência). Ainda mais, este projeto proporcionará às crianças um ambiente enriquecedor o favorecedor para o desenvolvimento auxiliar este público. Finalmente, o programa de intervenção implementado pode servir como modelo para futuras intervenções que tenham como objetivo o desenvolvimento de crianças.
Público Alvo
Participarão do presente estudo 62 crianças, de ambos os sexos (50% meninas), com idade entre 10 e 11 anos (50.0 % para cada idade) provenientes de uma escola pública do município de Canindé, Ceará, Brasil.
Objetivo Geral
Implementar um programa de intervenção com abordagem do clima de motivação para maestria com foco no desenvolvimento infantil
Objetivo Específico
Analisar o efeito do programa de intervenção com abordagem do clima de motivação para maestria sobre o desempenho motor de crianças; Analisar o efeito do programa sobre a autopercepção de competência das crianças; Analisar o efeito do programa sobre o medo de avaliação social das crianças;
Metodologia
Planejamento O projeto será apresentado a secretaria de educação do município onde será realizada a pesquisa para consentimento e apoio em relação à implementação da intervenção. Os gestores das secretarias serão solicitados a indicar as potenciais escolas participantes, levando em consideração o espaço físico adequado (ginásio coberto), o apoio da gestão e a aceitação da comunidade escolar em geral. Divulgação Após o consentimento do gestor da escola selecionada, reuniões com pais ou responsáveis pelas crianças serão realizadas com o intuito de explicar os procedimentos a serem adotados na avaliação e intervenção assim como os benefícios destas para o desenvolvimento das crianças participantes. Os responsáveis legais pelas crianças irão assinar um termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), concordando com a participação do seu filho no projeto. As crianças também assinarão um termo de assentimento sobre a participação. Durante a execução do programa, a jornalista do campus será convidada para fazer uma matéria jornalística sobre as atividades, percepção das crianças e dos monitores do projeto acerca da importância de atividade dessa natureza. Execução As crianças serão selecionadas por sorteio e convidadas a participar do programa. Um programa de intervenção motora de 24 sessões com duração de 50 minutos, no período de 12 semanas (duas vezes por semana), será implementado. A abordagem utilizada será o clima de motivação para a maestria, implementada por meio da estrutura TARGET (tarefa, autoridade, reconhecimento, grupo, avaliação e tempo). As atividades da intervenção serão organizadas em estrutura de prática de habilidades voltadas para a técnica e para o jogo (VALENTINI, TOIGO; 2006). As sessões iniciarão com a instrução sobre as tarefas da sessão, dando ênfase às habilidades motoras e aspectos comportamentais a serem trabalhadas, seja na organização do jogo ou na prática das habilidades motoras, assim como a discussão de questões relacionadas ao conceito de sucesso, fracasso, acerto e falhas. A organização da prática através do jogo será realizada em duplas, pequenos e grandes grupos e serão adotadas diversas formas de jogos, como os pré desportivos, populares, cooperativos e competitivos, entre outros. O aprendiz gradualmente vai sendo conduzido a refletir sobre aspectos táticos do jogo, sobre a compreensão de relações sociais e respeito às regras. Eles terão autonomia para sugerir mudanças nas regras, nas metas das tarefas e materiais utilizados. A parte da sessão que voltada para a técnica será estruturada por meio de circuitos com várias estações e sendo executados por pequenos grupos. Diversas estações serão dispostas em vários setores do ginásio, e deverão apresentar uma variedade de formas de executá-las para que os participantes vivenciem o máximo possível de experiências (VALENTINI, TOIGO; 2006). Os níveis de dificuldade das tarefas, desta forma, serão distintos. Isso ocorrerá por meio da flexibilização de parâmetros como distâncias, alturas e estabilidade de alvos e plataformas, forma dos percursos, em relação ao tamanho, peso, cores, formas e texturas dos implementos, entre outros. A instrução verbal e demonstração visual sobre a execução das tarefas será fornecia no início da sessão e reforçada durante a prática. Os feedback e dicas verbais sobre a execução atual e formas alternativas de execução serão fornecidas durante a sessão, podendo ser dada imediatamente, sobretudo quando for solicitado pelo(s) participante(s) ou tardiamente, realizada em grupos e/ou individualmente. A família também será convidada a participar de algumas sessões. Essa estratégia facilita a compreensão deles sobre as atividades desenvolvidas, os potenciais benefícios e fortalece o apoio ao engajamento das crianças. Avaliação Aspectos psicossociais e motores avaliados: - Autoconceito físico (EFAF) para crianças: A escala de figuras de autoconceito físico para crianças – EFAF será utilizada na avaliação da competência motora percebida das crianças. Este é um instrumento preconizado para pré-escolares (de 3 a 6 anos de idade) alemães (TIETJENS ET AL., 2017) e validada para uma amostra de crianças brasileiras (NOBRE, 2020). Baseia-se no modelo multidimensional de autoconceito físico proposto por Stiller e Alfermann (2007), o qual preconiza dois domínios: a aparência física e aptidão física. Este último contém os componentes de flexibilidade, resistência, força, velocidade e coordenação; - Competência motora percebida: A escala de figuras da competência percebida em habilidades motoras (EFCHM) (BARNETT et al., 2015, 2016a) validada para crianças brasilerias (VALENTINI et al, 2018) também será utilizada na avaliação da competência motora percebida pelas crianças; - Medo de avaliação social negativa em atividade física e esportes: A avaliação do medo de avaliação social negativa será realizada por meio da versão curta da escala de medo de avaliação social negativa (WATSON; FRIEND, 1970) validada para uma amostra de crianças brasileiras participantes de contextos de educação física e esportes (NOBRE & VALENTINI, 2021). A escala tem como objetivo avaliar o medo referente a avaliações sociais negativas em crianças e adolescentes. Esta contém oito itens direcionados ao medo que as crianças e adolescentes possa ter de serem avaliadas negativamente caso falhem, sobre ter medo que outras pessoas percebam os seus defeitos, entre outras (LEARY, 1983); - Habilidades Motoras Fundamentais: O desempenho em habilidades motoras fundamentais das crianças será avaliado por meio do Test of Gross Motor Development, second edition - TGMD-3 (URICH, 2016), validado para a população brasileira por Valentini (2017). Esta bateria, indicada para avaliação motora de crianças de três anos a 10 anos e 11 meses, avalia 13 habilidades motoras amplas, sendo 7 na dimensão “controle de objetos” (rebater com uma mão, rebater com as duas mãos, quicar, arremessar por cima, arremessar por baixo, chutar e receber) e 6 na dimensão “locomoção” (corrida, salto horizontal, galope, salto com um pé, skip e corrida lateralmente). A bateria é aplicada em um ambiente físico de, no mínimo, 20 metros de comprimento e 9 metros de largura e utiliza materiais como bolas, cones, bastões e raquetes (URICH, 2016; VALENTINI, 2017). Percepção dos responsáveis legais a respeito dos benefícios do programa Reuniões periódicas serão realizadas com os responsáveis legais para saber a percepção deles a respeito dos benefícios do programa para os seus filhos; Percepção dos gestores da escola a respeito dos benefícios do programa Reuniões periódicas serão realizadas com representantes da escola (diretor e articuladores pedagógicos) para saber a percepção deles a respeito dos benefícios do programa para os estudantes;