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Campus:
CAMPUS QUIXADA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Conhecer para incluir: mapeamento e diagnóstico situacional de estudantes com deficiência em Quixadá-Ce
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Apoio à Gestão de Redes de Educação Públicas
Data de Início:
14/09/2023
Previsão de Fim:
08/01/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 01/2023 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais - Inativado
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Banabuiú
Choró
Ibaretama
Ibicuitinga
Morada Nova
Ocara
Pedra Branca
Quixadá
Quixeramobim
Senador Pompeu
Solonópole
Formas de Avaliação:
Questionário
Relatório
Reunião
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Francelio Angelo de Oliveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Arinilson Rabelo de Aguiar IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 14/09/2023 08/01/2024
Francelio Angelo de Oliveira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 14/09/2023 01/01/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente projeto tem por finalidade a realização de um mapeamento das matrículas de estudantes público-alvo da educação especial, bem como um diagnóstico situacional das condições de acessibilidade e inclusão desses discentes. Com a política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, tiveram asseguradas suas matrículas nas escolas comuns da rede regular de ensino em quaisquer das etapas da Educação Básica, no Ensino Superior, ou ainda nas modalidades específicas da educação como a EJA, Educação do Campo, Educação Indígena, Quilombola, Educação Profissional e Escolas Bilíngues. No entanto, destaca-se a necessidade de constante localização e mapeamento dessas matrículas no tocante aos aspectos qualitativos, da garantia e efetivação do direito de aprendizagem no que tange a acessibilidade e inclusão.
Justificativa
Justifica-se a necessidade de desenvolvimento deste projeto mediante a necessidade da apreensão dos dados estatísticos perseguidos enquanto objetivo estabelecido. A partir das análises e do diagnóstico situacional espera-se provocar o debate acerca do tema e a mobilização em torno de políticas públicas e demais decisões do campo da gestão educacional no sentido de garantir maior efetividade no processo de inclusão dos alunos público-alvo da educação especial, no município de Quixadá e municípios circo vizinhos.
Público Alvo
Estudantes público-alvo da educação especial na rede pública estadual Estudantes público-alvo da educação especial na rede pública municipal
Objetivo Geral
Levantar e analisar o quantitativo de estudantes público-alvo da educação especial, matriculados no IFCE/Campus Quixadá, nas escolas estaduais e municipais de Quixadá e municípios vizinhos.
Objetivo Específico
- Mapear as instituições escolares em que se efetivaram as matrículas de estudantes público-alvo da educação especial no município de Quixadá. - Diagnosticar o processo de inclusão e acessibilidade por meio da oferta de serviços e equipamentos voltados ao acesso, participação e permanência dos estudantes público-alvo da educação especial.
Metodologia
Para o alcance dos objetivos serão aplicados questionários com questões abertas e fechadas com vistas a obtenção das informações definidas neste projeto. Os locais em que essa etapa do projeto será desenvolvida são os núcleos coordenadores responsáveis a saber, CTP, CCA e Direção de Ensino do IFCE Campus Quixadá, a CREDE 12 e a Secretaria Municipal de Educação de Quixadá. Ao longo da execução do projeto será realizado um debate sobre as estratégias de inclusão e acessibilidade dos alunos público-alvo educação especial. Os dados levantados serão consolidados em forma de relatório. Como culminância será realizado um seminário aberto ao publico interno e externo para exposição e socialização dos dados e entrega do relatório as unidades gestoras do IFCE/Campus Quixadá, CREDE 12 e SME. A divulgação do projeto ocorrerá por meio de redes sociais. No tocante ao debate e ao seminário de apresentação dos dados da pesquisa será um e-mail/convite para os núcleos gestores do IFCE/Campus Quixadá, CREDE 12, Secretaria Municipal de Educação e das escolas que estão sob o raio de abrangência dos órgãos gestores definidos no projeto. Nas atividades abertas ao público (debate e seminário) serão expedidas declarações comprobatórias da participação dos envolvidos mediante assinatura de frequência.