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Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Franciscas: Educação feminista e o debate sobre a identidade docente
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
13/09/2023
Previsão de Fim:
06/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Reunião
Debate
Formas de Divulgação:
E-mail
Folder
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Alice Nayara dos Santos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alice Nayara dos Santos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 13/09/2023 06/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto "Franciscas: Educação Feminista e o Debate sobre a Identidade Docente" visa promover uma intervenção educacional que valorize e empodere as mulheres no campo da educação, explorando as perspectivas do feminismo e do papel da identidade docente na formação de uma sociedade mais igualitária e inclusiva.
Justificativa
Apesar dos avanços na luta pela igualdade de gênero, persistem desafios no campo educacional, incluindo a representatividade feminina em posições de liderança e a reprodução de estereótipos de gênero na sala de aula. Este projeto é necessário para ampliar a discussão sobre a equidade de gênero na educação e fortalecer docentes das mulheres como modelos inspiradores e defensores de uma educação inclusiva e igualitária.
Público Alvo
mulheres de 18 a 90 anos; mães de alunas; Mulheres trans; e comunidade geral
Objetivo Geral
Capacitar docentes e discentes a compreender e aplicar princípios feministas na prática educativa, fortalecendo sua identidade docente e promovendo uma educação que respeite a diversidade de gênero
Objetivo Específico
Discutir conceitos fundamentais do feminismo e da identidade de gênero. Refletir sobre como as questões de gênero impactam a educação e o ambiente escolar. Explorar estratégias para promover uma educação feminista e inclusiva. Fortalecer a autoestima e a confiança dos professores em sua função como agentes de mudança. Desenvolver planos de ação para implementar práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula
Metodologia
Encontros de Formação: Realização de encontros presenciais e semi-presenciais, nos quais serão abordados temas relacionados ao feminismo, identidade de gênero e educação feminista. Serão convidadas especialistas para palestras e debates. Leitura e Discussão: Seleção de livros e artigos sobre feminismo e educação, que serão lidos pelas participantes e discutidas em grupos. Esses momentos de discussão promoverão a troca de experiências e a reflexão conjunta. Oficinas Práticas: Realização de práticas que abordem estratégias para a promoção da igualdade de gênero em sala de aula. Serão exploradas atividades pedagógicas inclusivas e materiais didáticos não estereotipados. Desenvolvimento de Planos de Ação: Os participantes serão incentivados a desenvolver planos de ação personalizados para implementar práticas feministas e inclusivas em suas escolas. Elas recebem orientações e feedback durante esse processo. Acompanhamento e Avaliação: Serão realizadas avaliações periódicas para acompanhar o progresso das participantes na implementação das práticas discutidas. Os resultados e impactos serão registrados e compartilhados