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Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Projeto de Extensão Dançar é Lazer
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
05/12/2024
Previsão de Fim:
05/12/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
300
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1200
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Matriz Orçamentária do Campus
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Maracanaú
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Reunião
Relatório
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Allana Joyce Soares Gomes Scopel
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Allana Joyce Soares Gomes Scopel IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 05/12/2024 05/12/2026
Ana Beatriz Tavares Kretschmer IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 05/12/2024 05/12/2026
Ana Virginia Veiga Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 05/12/2024 05/12/2026
Andre Murilo Rodrigues de Franca IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 05/12/2024 05/12/2026
Laura Janaina Nascimento da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 05/12/2024 05/12/2026
Tatiana Leite Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/12/2024 05/12/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Projeto Dançar Faz Bem da Universidade Federal do Ceará (UFC) Não
Núcleo de Danças e Lutas (NUDAL) - Projeto de Extensão do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Ceará (UECE) Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 38299.2
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto Dançar é Lazer possui como base a compreensão do lazer como uma dimensão da cultura e uma necessidade humana, que pode se manifestar em variados tempos e espaços sociais e estabelece relações com outras dimensões da vida (Gomes, 2014). A partir do pressuposto de que a maioria dos adeptos da Dança de Salão a pratica por lazer (RIED, 2003), o projeto pretende ofertar a dança como uma opção de lazer. Este projeto surgiu a partir da iniciativa de duas alunas do curso de Gestão Desportiva e de Lazer. Sua ideia inicial foi incentivar a prática da dança de salão e tinha como público-alvo discentes e servidores do IFCE - Campus Fortaleza. Assim iniciaram-se as práticas de dança, que aconteciam no pátio daquele campus em horários de intervalo de aulas, o projeto chamava-se "Sexta Dançante". Posteriormente a ação passa por uma grande modificação e começa a ofertar aulas de iniciação à dança de salão, divididos em módulos de ritmos variados. Dessa vez dando prioridade ao público externo à instituição, já com o nome de "Dançar é Lazer". As aulas se iniciaram em 08 de abril de 2011, às sextas feiras, divididas em duas turmas. O projeto vem se renovando a cada ano e se desenvolve até os dias atuais, agora com três bolsas para discentes do curso de Gestão Desportiva e de Lazer. Contando ainda com uma complexa rede de colaboração que envolve personagens e entidades de dança de salão de Fortaleza, tais como professoras e professores, estudantes, projetos e escolas de dança.
Justificativa
A relevância do projeto Dançar é Lazer justifica-se por contribuir com a sociedade em diversos âmbitos inter-relacionados, nomeadamente, no âmbito social, cultural, educativo, de saúde e bem-estar. Possui, dessa forma, a potencialidade de desenvolver várias dimensões do ser humano: com relação às funções do corpo e do movimentar-se, pode contribuir para o ganho de equilíbrio, coordenação e consciência corporal; socialmente estimula o convívio, a aproximação socioafetiva, o respeito e o cuidado; no âmbito cultural e educacional proporciona o contato e o conhecimento de ritmos de dança típicos do Brasil e de outros países da América Latina, suas origens e história, além de estimular a procura pela fruição de outras atividades socioculturais e recreativas. O referido projeto justifica-se ainda por se configurar como um laboratório de vivência prática, pesquisa e extensão para discentes e docentes dos cursos que compõem os Departamentos de Turismo, Hospitalidade e Lazer e Artes. Por meio do Dançar é Lazer a comunidade tem a oportunidade de desenvolver suas habilidades de gestão de lazer e de contribuir com a sinergia entre ensino, pesquisa e extensão.
Público Alvo
Pessoas oriundas de diferentes bairros de Fortaleza e de cidades vizinhas, homens e mulheres de idades variadas que tenham pouca ou nenhuma experiência em dança de salão e que tenham interesse nessa modalidade.
Objetivo Geral
Promover o acesso a uma diversidade de conteúdos culturais de lazer relacionados a dança de salão.
Objetivo Específico
Contribuir para o acesso da população ao lazer como um direito fundamental; Produzir e ofertar conhecimentos sobre a dança de salão; Incentivar o interesse pela prática de dança de salão; Proporcionar um espaço/tempo para exercitar o corpo e alcançar satisfação e bem-estar por meio da dança de salão; Servir como um laboratório para o exercício da gestão de projetos de lazer e cultura.
Metodologia
O projeto acontecerá por meio da oferta de aulas de iniciação à dança de salão e a organização de bailes de prática de dança de salão, além da participação de membros do projeto em eventos organizados pelo IFCE - Campus Fortaleza, como o Corredor Cultural Benfica. O projeto acontece semestralmente dividido nas seguintes Etapas de Execução: 1) Planejamento - A equipe de bolsista, juntamente com a coordenação dialogam com os professores parceiros e decidem quais ritmos serão ofertados, quantidade de turmas, dias e horários. Nesse período é feito ainda a reserva de salas e equipamentos necessários. 2) Divulgação e Inscrições - A divulgação é feita por meio das redes sociais do projeto, os bolsistas são responsáveis pela criação de textos e imagens de divulgação, é solicitado apoio da comunicação social para divulgação nos canais do IFCE-Fortaleza. As inscrições são feitas de forma online, com confirmação presencial no primeiro dia de aula. 3) Atividades: - Aulas de Iniciação à dança de salão divididas em dois módulos por semestre. As aulas acontecem semanalmente divididas por módulos, em cada módulo são ofertados de quatro a cinco ritmos. Os ritmos variam de acordo com a disponibilidade de professores voluntários e pela demanda da população. São ofertadas de quatro a seis turmas, com 60 vagas em cada turma, sendo 30 para condutores/as e 30 para conduzidos/as. As vagas são divididas nas três modalidades de participantes: membros da comunidade externa, discentes e servidores, sendo priorizado a comunidade externa ao IFCE. As aulas acontecem nas salas de dança e ginástica do Bloco da CAEF e no Espaço Cultural Mira Ira, às quintas-feiras e sextas-feiras, no horário de 19h às 20h e a turma 2 de 20h às 21h. - Bailes - Momentos de confraternização e prática dos ritmos ofertados pelo Projeto Dançar é Lazer, além dos launos matriculados, são convidados participantes de outros projetos e demais pessoas entusiastas de dança de salão. - Participação em eventos - Alunos e professores do projeto são convidados a fazerem apresentações de ritmos e ofertam aulas durante eventos culturais ou científicos organizados pelo IFCE. 3) Avaliação das ações pela equipe e pelos participantes - a avaliação dos bolsistas se dão mensalmente, por meio de relatórios individuais e semestralmente por meio de reunião de avaliação. A avaliação dos participantes se dá por meio de formulários de avaliação.