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Campus:
CAMPUS ACARAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Show da Física
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
25/09/2023
Previsão de Fim:
28/06/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Acaraú
Itarema
Cruz
Bela Cruz
Marco
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Trabalho em grupo
Formas de Divulgação:
Folder
Site institucional
Redes sociais
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Jorge Roberto Pereira da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio José de Vasconcelos Filho IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 25/09/2023 28/06/2024
Antônio Orlando Valentim Filho IFCE Integrante Sem vínculo Não 8 25/09/2023 28/06/2024
Assunção Maria Vasconcelos IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 25/09/2023 28/06/2024
Eric Carvalho Rocha IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 25/09/2023 28/06/2024
Francisco Felipe Freitas de Maria IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 25/09/2023 28/06/2024
Francisco Mendes Neto IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 25/09/2023 28/06/2024
Jorge Roberto Pereira da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 25/09/2023 28/06/2024
Larissa Camila Martins de Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 25/09/2023 28/06/2024
Luciane Oliveira dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 25/09/2023 28/06/2024
Maria Carolina da Silveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 25/09/2023 28/06/2024
Maycon Martins Rufino IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 25/09/2023 28/06/2024
Mirla Suely Lavôr do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 25/09/2023 28/06/2024
Thays Nogueira da Rocha IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 25/09/2023 28/06/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
No cenário atual, onde o conhecimento se configura como uma das principais moedas de poder, a difusão da ciência assume um papel central, atuando como guia na formação de uma sociedade mais informada e crítica. A divulgação científica busca simplificar o vasto e complexo universo científico, tornando-o acessível e compreensível para o público em geral. Neste contexto, este projeto irá explorar o potencial da criação e divulgação de experimentos de Física de baixo custo, utilizando materiais reutilizáveis, como facilitadoras no ensino e aprendizagem, e como estes experimentos podem auxiliar na compreensão e engajamento dos alunos da educação básica. Tais iniciativas, ao democratizar o acesso ao conhecimento, têm o poder de não só ampliar a compreensão dos conceitos científicos, mas também de incentivar os jovens a se aprofundarem em áreas correlatas como Tecnologia, Engenharia e Matemática.
Justificativa
A utilização de experimentos ainda é precária e muitos professores não aproveitam tal recurso como deveriam. Seja pela falta de infraestrutura das escolas ou pela falta de familiaridade com o tema, decorrente da má formação destes professores. Mesmo os professores que vivenciaram atividades experimentais, geralmente trabalhavam com equipamentos sofisticados e salas especiais, que os leva a acreditar na impossibilidade de se ter um laboratório eficiente com recursos disponíveis em sua escola (Santos; Piassi; Ferreira, 2004). O uso de atividades experimentais tem sido visto como uma importante ferramenta no ensino de Física, capaz de promover aprendizagem de uma maneira sólida e significativa, além de reduzir dificuldades presentes nesse processo de ensino (Oliveira; Gobara; Carvalho, 2022). Além disso, a implementação de experimentos de baixo custo beneficia não apenas os alunos, mas também os professores. Eles terão a oportunidade de criar e adaptar experimentos de acordo com as necessidades e especificidades da sala de aula, promovendo a personalização do ensino e o desenvolvimento de abordagens pedagógicas inovadoras (Araújo; Abib, 2003).
Público Alvo
Alunos de escolas de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, além dos professores que atuam nessas escolas.
Objetivo Geral
Fortalecer os laços do Instituto Federal do Ceará - campus Acaraú com a comunidade local de discentes e docentes através da criação e utilização de experimentos de baixo custo, almejando também um estabelecimento de boas relações entre os corpos docente e discente, através de diversas atividades práticas e de pesquisa propostas pelos membros do projeto.
Objetivo Específico
- Adquirir conhecimentos sólidos sobre as metodologias de ensino de Física a partir de experimentos de baixo custo; - Produzir experimentos de baixo custo para divulgação da Ciência; - Realizar pesquisas relacionadas à experimentação de baixo custo; - Divulgar o curso de Licenciatura em Física e do IFCE Acaraú nas escolas municipais e estaduais; - Formas os professores da rede municipal e estadual para utilização de experimentos de baixo custo.
Metodologia
A execução do projeto se dará por diversas atividades específicas em cada fase do projeto, que poderão ocorrer simultaneamente. São elas: 1. Estudos aprofundados da importância da experimentação para divulgação da Ciência, em especial a Física; 2. Replicação de experimentos de baixo custo disponíveis em livros, artigos e vídeos na internet; 3. Elaboração de roteiro de práticas indicando a teoria, como construir e formas de avaliar a aprendizagem dos alunos para cada experimento; 4. Visitas às escolas segundo disponibilidade dos membros da equipe e demanda das instituições parceiras; 5. Receber excursões de alunos da rede municipal e estadual para divulgação das atividades desenvolvidas pelo IFCE campus Acaraú e principalmente do curso de Licenciatura em Física; 6. Promoção de minicursos e palestras para formação de professores, que atuarão como aplicadores e agentes multiplicadores dessa metodologia de ensino.