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Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Evento
Título:
No chão da escola: o papel da gestão por uma educação antirracista
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Apoio à Gestão de Redes de Educação Públicas
Data de Início:
05/12/2023
Previsão de Fim:
05/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
10
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Crateús
Formas de Avaliação:
Frequência
Formas de Divulgação:
Convite
Redes sociais
Site institucional
Atividades Realizadas:
Mesa Redonda
Palestra
Nome do Responsável:
Antonia Karla Bezerra Gomes
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Aline Vieira Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 05/12/2023 05/12/2023
Ana Carla Gomes Braga IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 05/12/2023 05/12/2023
Ana Karoline Fernandes do Rego IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 05/12/2023 05/12/2023
Antônia Cristina de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 05/12/2023 05/12/2023
Antonia Karla Bezerra Gomes IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 05/12/2023 05/12/2023
Antonia Sabrina de Souza Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 05/12/2023 05/12/2023
Beatriz Moura Mendes IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 05/12/2023 05/12/2023
Bruna Thalyta Martins Bezerra IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 05/12/2023 05/12/2023
Camila Costa Sérvolo IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 05/12/2023 05/12/2023
Carlos Henrique Brito Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 05/12/2023 05/12/2023
Daniel Chaves Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 05/12/2023 05/12/2023
Elica Maria Rodrigues Mendes IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 05/12/2023 05/12/2023
Erica Moreira Mota IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 05/12/2023 05/12/2023
Francisco Douglas Claudino Belisário IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 05/12/2023 05/12/2023
Francisco Gabriel de Sousa Araújo IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 05/12/2023 05/12/2023
Guilherme Mourao Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 05/12/2023 05/12/2023
Izabelly Alves dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 05/12/2023 05/12/2023
Jessica de Carvalho Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 05/12/2023 05/12/2023
Jose Ricardo de Oliveira Cassunde IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 05/12/2023 05/12/2023
Kaique Siqueira Felix IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 05/12/2023 05/12/2023
Leonardo Rosa de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 05/12/2023 05/12/2023
Levi Pereira Bezerra IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 05/12/2023 05/12/2023
Lourrany Soares de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 05/12/2023 05/12/2023
Luana Dias de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 05/12/2023 05/12/2023
Marcelo Pontes Cavalcante IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 05/12/2023 05/12/2023
Marcilon Rodrigues Melo Neto IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 05/12/2023 05/12/2023
Maria Alessandra Fernandes de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 05/12/2023 05/12/2023
Maria da Conceição Mendes da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 05/12/2023 05/12/2023
Maria do Socorro Soares Martins IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 05/12/2023 05/12/2023
Maria Izadora Vitor da Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 05/12/2023 05/12/2023
Maria Vanessa Araújo Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 05/12/2023 05/12/2023
Paulo Cesar Lira Vieira IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 05/12/2023 05/12/2023
Paulo Henrique de Souza Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 05/12/2023 05/12/2023
Pedro Iago Rodrigues da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 05/12/2023 05/12/2023
Ronaldo Mesquita Castro IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 05/12/2023 05/12/2023
Sâmira Rodrigues Peres IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 05/12/2023 05/12/2023
Thalia Lopes de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 05/12/2023 05/12/2023
Vanessa Maria Melo Martins IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 05/12/2023 05/12/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A ação "No chão da escola" está em sua terceira edição, e traz no subtítulo o papel da gestão escolar na luta por uma educação antirracista. A temática não é ingênua e busca refletir, a partir da práxis dos gestores escolares, como tem se dado a implementação da Lei 10.639/2003, tendo em vista, neste ano de 2023, a referida lei completar 20 anos. Esta é uma oportunidade de, juntos, levantarmos questões acerca das soluções e desafios que as escolas da região dos sertões de Crateús têm buscado para uma educação que se queira antirracista. A ação acontecerá, nas dependencias do IFCE campus Crateús, em único dia e se dará em formato de mesa redonda, onde os diretores e/ou coordenadores discutirão a temática em tela. Esta ação é produto da disciplina de Gestão Educacional, do curso de Licenciatura em Geografia.
Justificativa
A educação é um direito fundamental de natureza social explicitado no artigo 6º e no título VIII - Da Ordem Social, na Constituição Federal do Brasil de 1988; para além do texto constitucional há uma série de dispositivos relevantes que garantem o direito à educação, dentre eles a Lei de Diretrizes e Bases - LDB (9.394/1996), e o Estatuto da Criança e do Adolescente (8.069/90). A LDB é considerada o documento referencial da educação nacional apresentando os princípios e objetivos, os deveres de cada ente da Federação para com a garantia do direito à educação, a estrutura educacional brasileira, níveis, etapas e modalidades de ensino, além de um sistema próprio de financiamento, que conta com a vinculação constitucional de receitas. O artigo 14, da LDB dispõe sobre a Gestão Democrática dos sistemas de ensino e da escola, de acordo com Vieira (2005), a gestão democrática oferece autonomia para a participação dos profissionais da educação e toda a comunidade escolar nas tomadas de decisões e no envolvimento com o trabalho administrativo e pedagógico para o cumprimento dos objetivos da escola. Assim, a direção escolar tem papel fundamental para o exercício de gestão que busque a formação científica, cultural e cidadã crítico-reflexiva. Neste sentido é relevante refletir sobre a atuação da gestão escolar no cumprimento dos dispositivos legais, tornando-os efetivamente práticos no cotidiano da escola, juntamente com a comunidade de educadores, estudantes, pais e demais instituições parceiras. Logo, é pertinente trazer à baila a Lei 10.639/2003 que altera a LDB 9.394, o artigo 26-A preconiza que nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-brasileira, passando a incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da História e Cultura Afro-brasileira a necessidade de se tratar a temática dentro da escola, englobando todas as disciplinas curriculares. A gestão democrática tem como dimensão a participação e a autonomia dos sujeitos para uma educação crítico-reflexiva (LIB NEO, 2014), a gestão escolar tem papel fundamental para dirimir as violências étnicas e de raça que se perpetuam dentro da escola, seja no currículo eurocentrado ou nas práticas cotidianas, no “racismo sutil” que ocorre no chão da escola. Desta forma o diretor tem papel preponderante para a institucionalização das políticas na sua comunidade escolar, podendo estar ausente ou proativo para a implementação das temáticas que estão no currículo, mas que sofrem dificuldades de serem amplamente praticadas no dia-a-dia da sala aula, como por exemplo a Lei 10.639/2003. Na perspectiva de uma escola democrática, inclusiva e de qualidade, voltada para as lutas de transformação social e da própria escola como comunidade do saber, cabe ao gestor proporcionar processos que possibilitem uma educação inclusiva e antirracista que privilegie os saberes e fazeres construídos pelos povos aforbrasileiros na construção da identidade nacional, na cultura e na ciência.
Público Alvo
Estudantes da Faculdade de Educação de Crateús Gestores e professores da região
Objetivo Geral
Proporcionar o debate acerca das práticas de gestão desenvolvidas nas escolas públicas da região dos sertões de Crateús, na perspectiva de educação antirracista.
Objetivo Específico
Fomentar o diálogo entre a universidade e a escola da educação básica; Refletir sobre o papel da escola no enfrentamento ao racismo; Debater os 20 anos da Lei 10.639/2003 e sua importância para uma educação inclusiva e para a diversidade.
Metodologia
Essa ação se desenvolverá em duas etapas: Teórica Estudos teóricos acerca da gestão democrática escolar, em sala de aula a partir de LIBÂNEO (2014), PARO (2012); Prática Mapeamento das escolas parceiras do IFCE campus Crateús; Convite aos diretores que comporão a mesa redonda - ofício; Divisão da sala de aula em grupos para construção da identidade visual da ação; Divulgação da ação nas mídias digitais; Página do evento em plataforma online para inscrição e certificação; Realizar 1 seminário e ele será composto por 1 mesa redonda, nas dependências do IFCE; Os conferencistas são os/as diretores/as e/ou coordenadores/as das escolas dos municípios de Tamboril, Crateús e da CREDE 13.