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Campus:
CAMPUS MARACANAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
ELABORAÇÃO DE MANUAL DE AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA FORENSE PARA ESCOLAS DE NÍVEL MÉDIO DO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
06/10/2023
Previsão de Fim:
06/10/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
120
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Municípios de abrangência
Maracanaú
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Louhana Moreira Reboucas
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisco Fernando de Sousa Ribeiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 06/10/2023 06/10/2024
Louhana Moreira Reboucas IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 4 06/10/2023 06/10/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
As disciplinas de ciências (Química, Biologia e Física) tem um papel importante no cotidiano dos alunos, pois elas contribuem para uma visão mais detalhada dos fenômenos da natureza, tornando possível uma melhor compreensão do mundo físico, promovendo também a construção da cidadania, pondo em pauta, na sala de aula, conhecimentos socialmente indispensáveis, que façam sentido e possam se completar a vida do aluno.O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), por se tratar de uma instituição de credibilidade e contar com estudantes e professores de excelência, apresenta o projeto de aplicação dos conhecimentos da Ciência Forense de modo a promover o ensino dessas ciências (Química, Biologia e Física) em escolas da rede pública, sendo essa configurada como uma atividade de extensão em nível de políticas públicas de intervenção, visando promover a inclusão social de jovens e adolescentes, na discussão e formação de agentes multiplicadores da compreensão das ciências. Diante do exposto, propôs-se a elaboração e apresentação de um eBook com enfoque na Aprendizagem Significativa sobre a Ciência Forense, abordando através deste tema os conceitos da Química, Biologia e Física utilizando recursos didáticos diferenciados como a aplicação de jogos e experimentação, com a intenção de promover a contextualização, bem como de cumprir o que esperam as orientações curriculares nacionais para o ensino médio.
Justificativa
A química forense é uma área altamente especializada que requer um conhecimento profundo e específico. O desenvolvimento de material didático adaptado permite que os professores acessem informações e recursos atualizados, essenciais para a eficácia do ensino associando a conteúdos do currículo relacionado a química.
Público Alvo
Professores de química de escolas públicas de nível médio de Maracanaú
Objetivo Geral
Desenvolver material didático para aulas práticas de química forense para professores de química das escolas públicas de Maracanaú na forma de eBook.
Objetivo Específico
Levantamento de práticas de Química Forense; Testes em laboratório do IFCE das práticas; Elaboração dos procedimentos para aula prática; Preparo do Ebook; Revisão bibliográfica do EBook; Submissão do EBook a EDIFCE.
Metodologia
Levantamento de práticas de Química Forense; Testes em laboratório do IFCE das práticas; Elaboração dos procedimentos para aula prática; Palestras para divulgação da Química Forense nas escolas públicas de nível médio de Maracanaú; Preparo do Ebook; Revisão de texto do EBook; Submissão do EBook a EDIFCE.