Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TABULEIRO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Treinamento Olímpico Intensivo
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
02/10/2023
Previsão de Fim:
29/03/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
200
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
400
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Jaguaribara
Tabuleiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Formas de Divulgação:
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Renivaldo Sodre de Sena
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Gustavo Brito da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 02/10/2023 29/03/2024
Hugo Alisson Alves da Costa IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 02/10/2023 22/03/2024
John Vítor Fernandes do Amaral IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 02/10/2023 22/03/2024
Luis Fernando Gomes Fernandes IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 02/10/2023 22/03/2024
Marcelo Nobre dos Santos Beserra IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 02/10/2023 29/03/2024
Renivaldo Sodre de Sena IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 02/10/2023 29/03/2024
Silvia Xavier Saraiva Araujo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 02/10/2023 22/03/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este projeto destina-se a estudantes e amantes da matemática que desejam se capacitar para disputar olimpíadas de Matemática locais, estaduais e nacionais . Existem diversas olimpíadas de Matemática no país, a mais conhecida delas é a OBMEP- Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas que é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC. No âmbito do IFCE temos a A Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF). Dessa forma, este programa desenvolverá ações de treinamento e motivação dos alunos participantes para disputarem tais olimpíadas. Em particular iremos trabalhar em momentos específicos com os estudantes que farão a segunda fase da OMBEP e farão a OBM. O Projeto contemplará ainda estudantes que farão segunda fase da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), bem como estudantes que se preparam para a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).
Justificativa
As olimpíadas de Matemática no geral tem por objetivo despertar o interesse pela matemática, visto que a maioria dos alunos têm dificuldade ou aversão por esta disciplina. Na mesma linha segue a justificativa das olimpíadas de Física be e de Astronomia, que inclui a popularização do conhecimento científico. Dessa forma, este projeto vem contribuir para alcançar tal objetivo no âmbito da comunidade local de Tabuleiro do Norte e cidades circunvizinhas, visto que não há um centro de treinamento na cidade para este fim. Além disso, alunos medalhistas de olimpíada como a OBMEP, por exemplo, ganham diversos prêmios, bolsas de iniciação científica e podem até garantir uma vaga em mestrado acadêmico através dos programas desenvolvidos pela OBMEP. O IFCE campus Tabuleiro do Norte é um dos polos olímpicos de treinamento intensivo (POTI), uma realização do IMPA com apoio da Capes e da OBMEP. Portanto, através desse programa as ações do POTI poderão ser melhor desenvolvidas.
Público Alvo
Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio.
Objetivo Geral
Melhorar o desempenho dos alunos em olimpíadas de Matemática e Física, especialmente a OBMEP, OMIFCE e OBFEP.
Objetivo Específico
Despertar o interesse pelo estudo da Matemática; Despertar o interesse pelo estudo da Física e da astronomia; Melhorar o desempenho dos alunos na disciplina de Matemática e de Física.
Metodologia
Para viabilidade do Projeto, seguiremos as seguintes etapas: I) Planejamento e divulgação O IFCE campus Tabuleiro do Norte é um dos polo do POTI - Polo Olímpico de Treinamento Intensivo, um programa do Instituto de Matemática Pura - impa (https://poti.impa.br/). O Polo tem o objetivo de capacitar estudantes para as competições olimpíadas e trabalhar conteúdos básicos da matemática olímpica enquanto contribui para melhorar o aprendizado dos estudantes.No campus Tabuleiro esse polo contribui com estudantes do ensino fundamental II. Dessa forma, o projeto irá atuar com os estudantes classificados para a segunda fase da OBMEP e OBFEP que fazem parte deste programa. O projeto irajá contribuir ainda com a formação dos estudantes que estão estudando para a primeira fase da Olimpíada de matemática do IFCE - OMIFCE e com estudantes que farão a segunda fase da OBMEP de escolas de Jaguaribara. Para viabilizar a participação desses estudantes, entremos em contato com a secretaria municipal e solicitamos a lista dos estudantes que foram classificados para a segunda fase da OBMEP. II) Execução Os encontros semanais com aulas, discussão de problemas e oficinas acontecerão às terças-feiras das 07H30 às 10h30; Às quintas-feiras teremos simulados para os estudantes; Às sextas-feiras faremos reunião de planejamento do Projeto e avaliação do projeto. Aqui discutimos as estratégias utilizadas e as necessidades de eventuais ajustes, levantamento de material e organização de portfólio de conteúdos. O Projeto contará ainda com 02 eventos com a participação dos estudantes, o primeiro está previsto para o dia 19 de outubro de 2023 e o segundo deve acontecer na última semana de novembro. A última etapa do projeto será nos meses de janeira a março onde os membros da equipe irão compilar um material a ser disponibilizado para estudantes com conteúdo de matemática básica inicial que contribua para a matemática olímpica e para o estudo mais aprofundado de matemática elementar. III) Acompanhamento e avaliação A avaliação do projeto será realizada semanalmente nas reuniões de planejamento. Os estudantes serão avaliados a partir de simulados aplicados na participação nas aulas e nos eventos realizados. No final do projeto será elaborado um questionário para que os estudantes possam apresentar as contribuições do projeto em sua vida, bem como os pontos positivos e negativos ou pontos a serem melhorados.