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Campus:
CAMPUS IGUATU
Tipo da Ação:
Minicurso
Título:
Curso de Robótica Educacional com Lego e Arduino
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Tecnológico
Data de Início:
17/10/2023
Previsão de Fim:
22/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Convite
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Emannuel Diego Goncalves de Freitas
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Emannuel Diego Goncalves de Freitas IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 17/10/2023 08/12/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O minicurso de extensão em Robótica Educacional com lego e Sistemas Embarcados com Arduino tem como objetivo capacitar profissionais para atuar em projetos utilizando as tecnologias de Eletrônica programável, e também proporcionando a oportunidade de aplicar os conhecimentos para atuar como projetista de pequenos sistemas de automação. O minicurso possui carga horária de 40 horas, e faz parte do projeto de extensão 'ESPAÇO 4.0" que consiste na implantação de unidades de ambiente criativo de inovação para estimular o aprendizado, proporcionar oportunidade de capacitação técnica, ampliação de habilidades, competências técnicas e socioemocionais para jovens de 15 a 29 anos.
Justificativa
A crescente incorporação de tecnologia para o mundo da indústria, tem consequências muito benéficas para as empresas e para o avanço da economia. A busca por profissionais cada vez mais capacitados com as novas tecnologias digitais vem crescendo nos últimos anos. A camada Internet das Coisas e as novas aplicações de tecnologias eletrônicas exigem cada vez de profissionais com essas expertises. Os sistemas embarcados e a robótica educacional adquire uma importância considerável. A união dos fatores acima, principalmente relacionados à programação e robótica e a crescente implantação dos sistemas embarcados, pode levar a ser uma profissão com um grande presente e se possível ainda com um futuro melhor.
Público Alvo
Estudantes do ensino médio e superior, profissionais sem formação, egressos, professores e profissionais de áreas diversas, a comunidade, empresários do ramo industrial e comercial, a comunidade residente em Sobral e cidades circunvizinhas, futuros ingressantes do curso e da instituição destinadas a 70% das vagas totais do curso e direcionadas para o público externo.
Objetivo Geral
Capacitar o aluno, por meio da robótica educacional, a programar sistemas embarcados para pequenas aplicações de automação
Objetivo Específico
- Promover o aprendizado de programação por meio da robótica educacional com Lego - `Promover o aprendizado de Eletronica programável por meio do Arduino - Promover a interdisciplinaridade entre os conteúdos abordados e as oportunidades no mercado de trabalho - Estimular a curiosidade da comunidade ao curso e aos conceitos práticos e teóricos da área industrial - incentivar o empreendedorismo digital com as novas oportunidades da área tecnológica
Metodologia
O referido curso visa criar um curso de eletrônica programável com aplicação especifica para desenvolvimento de pequenos sistemas de automação utilizando as Lego e Arduino. A atividade será executada pelo professor responsável e discentes regularmente matriculados, com conhecimento prático e teórico dessas novas ferramentas tecnológicas. As inscrições dos públicos externos e internos serão realizadas mediante edital com cronograma divulgado nas mídias sociais e no site institucional através do preenchimento de formulário identificando cada publico para destinação dos referidos percentuais. O objetivo do curso é formar novos profissionais capacitados nas área tecnológica descrita anteriormente podendo os mesmos atuarem em empresas que necessitam do suporte desse conhecimento ou estarem atuando como empreendedores. Para atingir esses objetivos, serão utilizadas peças reais e simuladas. O curso será dividido em 3 módulos (programação com Lego, Programação com Arduino e Arduino com BD), nos quais serão abordados os fundamentos básicos necessários para o objetivo do curso. Para validar e acompanhar os resultados obtidos, serão feitos avaliações qualitativas diárias através da presença dos alunos e realização das atividades práticas de desenho. Ao final será aplicado um formulário de aprendizado com questionários para validação do curso