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Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
TÉCNICAS TEATRAIS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA PÚBLICA FILGUEIRAS LIMA II
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Artes Visuais
Data de Início:
13/11/2023
Previsão de Fim:
17/11/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
60
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
70
Carga Horária de Execução do Evento:
40
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Reunião
Formas de Divulgação:
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Oficina
Nome do Responsável:
Elenilce Gomes de Oliveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adiney Pinheiro do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 13/11/2023 17/11/2023
Adricia Rocha de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 13/11/2023 17/11/2023
Ana Beatriz Saraiva da Rocha IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 13/11/2023 17/11/2023
Ana Vitoria Almeida de Araujo IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 13/11/2023 17/11/2023
Antonio Daniel Silva Laurindo IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 13/11/2023 17/11/2023
Caio César Lima Vidal IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 13/11/2023 17/11/2023
Diógenes Almeida Queiroz Diógenes Segundo IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 13/11/2023 17/11/2023
Edite Flavia de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 13/11/2023 17/11/2023
Elenilce Gomes de Oliveira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 12 23/10/2023 17/11/2023
Francisco Souza da Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 13/11/2023 17/11/2023
Glaydson dos Santos Santana IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 13/11/2023 17/11/2023
Kelly Juliana Saavedra Mendoza IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 13/11/2023 17/11/2023
Louise Helena de Sousa Albuquerque IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 13/11/2023 17/11/2023
Lucas Marques IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 13/11/2023 17/11/2023
Pryscila Ingred Rocha Miranda Centro de Educação Infantil Filgueiras Lima II Integrante Sem vínculo Não 10 13/11/2023 17/11/2023
Thalia dos Santos Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 13/11/2023 17/11/2023
Vanderlei Gastino de Paula IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 13/11/2023 17/11/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Escola Filgueiras Lima II Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O evento intitulado técnicas teatrais para Educação Infantil na escola pública Filgueiras Lima II é uma ação da turma de Estágio Supervisionado da licenciatura em Teatro do IFCE junto a crianças de 1 a 4 anos moradores da comunidade Nova Brasília. O evento consiste em conjunto de oficinas a serem desenvolvidas com as crianças. As oficinas consistem em experiências lúdicas imaginativas e interessantes permitindo às crianças criação de imagens de si mesmas, dos outros e do contexto, contribuindo para o fortalecimento de suas habilidades cognitivas e sociais. A educação institucionalizada no mundo hodierno compreende a criança como sujeito histórico e de direitos que constrói sua identidade pessoal e social experimentando, interagindo, imaginando, brincando, observando, construindo sentido e significados sobre o mundo. O brincar é fundamental no desenvolvimento infantil porque a imitação e a interação com os outros propiciam, segundo a teoria vygotskyana, a possibilidade de reconstrução (interna) do observado. O teatro é expressão, é o campo do sensitivo e sua manifestação reelaborada pela imaginação, criatividade e encantamento das crianças, cultivando a emoção construtiva e interativa. Na acepção de Stoltz e Oliveira (2010) o teatro é uma modalidade artística que tem como eixo a linguagem, o desenvolvimento da imaginação e do pensamento generalizante. Além disso, promove interação e cooperação, realçando o senso de coletividade, motivando a aprendizagem e construção do conhecimento. Com efeito, promove o desenvolvimento dos educandos. Menegheti e Bueno (2020) evidenciam a utilização do teatro na educação formal, transformando o que é potencialidade em capacidade real e assim sucessivamente. Ao relatar resultado de longa experiência no uso do teatro como ferramenta pedagógica, Menegheti e Bueno (2020) asseveram que o Teatro na escola "deveria ser utilizado como um meio de desenvolvimento humano, na aprendizagem da leitura e na convivência grupal, o que muitas vezes não ocorre por não se vislumbrar ser a técnica possível de ser executada em escolas com um grande número de crianças por salas, ou porque há poucos professores trabalhando com estes conteúdos, talvez porque não tivessem tido experiência com o teatro durante o período de formação acadêmica". Considerando a ausência de atividades teatrais junto às crianças de camadas sociais vulneráveis, o evento proporciona conjunto de oficinas de técnicas teatrais para Educação Infantil, incluindo nesse processo docentes e crianças.
Justificativa
A demanda pela ação decorre de uma necessidade manifestada em reunião solicitada pela coordenadora e professoras do Centro de Educação Infantil Filgueiras Lima II, ocorrida no dia 30 de junho de 2023, nas dependências do Memorial da Reitoria, para a qual fui convidada. Além disso, vale destacar essa necessidade identificada pelos estudantes da licenciatura em Teatro do campus Fortaleza, durante a observação do cotidiano das crianças no Centro de Educação Infantil Filgueiras Lima II, no início do semestre 2023.2, na comunidade Nova Brasília, situada nas proximidades da Reitoria do IFCE. A ação se direciona, portanto, às crianças da comunidade Nova Brasília matriculadas na escola pública de Educação Infantil Filgueiras Lima II. As crianças beneficiadas são provenientes de famílias de baixa renda cujas moradias ocupam becos e vielas nas proximidades da Reitoria do IFCE. Trata-se de uma comunidade estigmada socialmente pelas suas origens que remontam ao antigo matadouro do bairro Jardim América. Outra proximidade importante é o campus Fortaleza que oferta diversas licenciaturas, entre as quais o teatro. Assim, criaram-se condições profícuas para atividades extensionistas junto à Comunidade Nova Brasília. Além do benefício às crianças da Educação Infantil da comunidade Nova Brasília, a ação contribui com o ensino e pesquisa dos estudantes da licenciatura em teatro participando de uma ação que requer busca de conhecimento acerca do uso de técnicas teatrais na educação infantil, ampliando e aplicando conhecimento em comunidade que não tem amplo acesso às artes. Considerando esse conjunto de elementos e fatos compreendemos que a proposição contribui para o fortalecimento da interação do IFCE-campus Fortaleza e a comunidade no seu entorno.
Público Alvo
Serão beneficiadas crianças e docentes do Centro de Educação Infantil Filgueiras Lima II situado na comunidade Nova Brasília, nas proximidades da Reitoria do IFCE e do campus Fortaleza, As atividades ocorrerão em salas de aulas da Educação Infantil, atendendo a 10 crianças em cada sala, aproximadamente, além de seus docentes. Assim, o publico médio estimado é de 66 pessoas.
Objetivo Geral
Contribuir no desenvolvimento motor, sensitivo, afetivo, social e cultural das crianças da comunidade Nova Brasília, em Fortaleza-Ce, por meio de técnicas teatrais para Educação Infantil no Centro de Educação Infantil Filgueiras Lima II.
Objetivo Específico
1) Realizar conjunto de oficinas teatrais, sendo o teatro abordado como ferramenta pedagógica. 2) Propiciar às crianças acesso direto a vivências da arte teatral associadas a brincadeiras de movimento, criação, imaginação, concentração e interações. 3) Contribuir para expressão de sentimentos e comunicação.
Metodologia
O evento consiste em conjunto de oficinas elaboradas com fundamentação em Vigotski, sobretudo em seu livro "A formação social da mente". A metodologia pedagógica tem suporte na atividade, ensejando a participação na execução em formato eminentemente prático. As técnicas teatrais selecionadas estão em sintonia com as diretrizes nacionais para Educação Infantil, a BNCC da Educação Infantil e ainda os referenciais para a Educação Infantil elaborados pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Fortaleza. O evento se destina às crianças e docentes no ambiente escolar, sendo ofertado por meio de conjunto de oficinas arroladas abaixo com respectivas datas e resultados esperados: 1) Psicomotricidade: corpo, gestos e movimentos Data: 13 a 17/11 Horário: 8h às 9h Resultados esperados: criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades teatrais. Resultado: representar o mundo da fantasia interagindo com narrativas literárias ou teatrais. 2) Teatro para bebês Data: 13 a 17/11 Horário: 8h às 9h Resultado: Explorar diferentes fontes sonoras e gestos para acompanhar brincadeiras e canções cantadas. 3) Contação de estórias: uso da voz e expressão corporal Data: 13 a 17/11 Horário: 8h às 9h Resultados esperados: Demonstrar interesse, atenção e criatividade utilizando a voz e expressão corporal durante a contação de estórias contadas por um adulto. 4) Manipulação de bonecos Data: 13 a 17/11 Horário: 8h às 9h Resultados esperados: Participar ativa e coletivamente de estórias orais, criando e manipulando bonecos com materiais sustentáveis. 5) Concentração e jogos teatrais Data: 13 a 17/11 Horário: 8h às 9h Resultados esperados: demonstrar controle e adequação no uso do seu corpo em brincadeiras e jogos. 6) Abrandar o cotidiano escolar com jogos teatrais Data: 13 a 17/11 Horário: 8h às 9h Resultados esperados: ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitude de participação e cooperação por meio de jogos teatrais. Por fim, vale mencionar que as oficinas serão acompanhadas diariamente pela coordenadora da ação mediante reunião com os monitores das oficinas, permitindo o replanejamento das oficinas seguintes se necessário.