Exibir Ação

Campus:
CAMPUS JAGUARIBE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
LER É UMA AVENTURA: Entre Livros e a História
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
06/06/2025
Previsão de Fim:
08/12/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
15
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Jaguaribe
Formas de Avaliação:
Relatório
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Reunião
Debate
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Folder
Redes sociais
Rádio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Antonio Santana Sobrinho
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adriano Souto de Albuquerque IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/06/2025 08/12/2025
Antonio Santana Sobrinho IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 06/06/2025 08/12/2025
Carlos Eduardo Silva de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/06/2025 08/12/2025
Fernanda Souza Bezerra IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/06/2025 08/12/2025
Francisco Aritalisson Marcolino Meireles IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/06/2025 08/12/2025
Francisco Marcio Mesquita da Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 06/06/2025 08/12/2025
Iago Pinheiro Fernandes IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/06/2025 08/12/2025
Jonatas Alves de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/06/2025 08/12/2025
Kelson de Oliveira Monteiro IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 06/06/2025 08/12/2025
Luis Henrique Campos Vieira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/06/2025 08/12/2025
Marilia Regis Saldanha IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/06/2025 08/12/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto “LER É UMA AVENTURA: Entre Livros e a História” tem como finalidade promover o hábito da leitura entre estudantes do ensino médio integrado, utilizando a literatura como ponte para a compreensão histórica e formação cidadã. A iniciativa busca integrar os conhecimentos de língua portuguesa e história, favorecendo uma abordagem interdisciplinar e formativa. A leitura literária, nesse contexto, não apenas desenvolve habilidades linguísticas, mas permite que os estudantes compreendam os processos históricos por meio da experiência humana retratada nas obras.
Justificativa
Diante das dificuldades de leitura e escrita enfrentadas por estudantes do ensino médio e do baixo índice de leitura no Brasil, este projeto visa criar estratégias motivadoras para ampliar o acesso à leitura literária, despertar o interesse por temas históricos e desenvolver a capacidade crítica e expressiva dos alunos. Ao relacionar literatura e história, o projeto contribui para uma formação integral, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as diretrizes dos Institutos Federais. Para além disso, em uma realidade marcada por desafios socioeconômicos e pela escassez de acesso a materiais de leitura, especialmente em cidades de pequeno porte, o projeto propõe uma ação concreta de incentivo à leitura. A articulação entre literatura e história contribui para a compreensão do mundo e para a formação de sujeitos históricos, conscientes de seu papel na sociedade. A literatura é compreendida como registro da experiência humana ao longo do tempo, permitindo ao aluno refletir sobre questões como desigualdades sociais, identidades, resistências e transformações culturais.
Público Alvo
Discentes dos 1Anos do Colégio Poeta
Objetivo Geral
Promover o desenvolvimento do hábito de leitura crítica e prazerosa entre os estudantes, integrando a literatura aos conteúdos históricos para fortalecer a formação cidadã e o pensamento reflexivo.
Objetivo Específico
* Estimular a leitura literária como prática cotidiana e prazerosa; * Ampliar o repertório cultural e histórico dos estudantes; * Desenvolver habilidades de leitura, escrita e oralidade; * Relacionar textos literários a contextos e processos históricos; * Estimular a produção textual com base em leituras e vivências; * Promover debates e atividades interdisciplinares com base em textos lidos; * Incentivar a autonomia na escolha e análise de textos; * Envolver a comunidade escolar e famílias no incentivo à leitura.
Metodologia
1º Bimestre – Poemas & História* * Leitura e declamação de poemas que abordem temas históricos (escravidão, identidade, opressão, resistência); * Roda de leitura e discussão sobre o contexto histórico dos textos; * Produção de poemas autorais sobre temas históricos estudados em sala. *2º Bimestre – Contos & Memória Histórica* * Leitura de contos de autores brasileiros (como Machado de Assis, Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles) e análise do contexto histórico retratado; * Divisão em equipes para leitura, análise e encenação de contos; * Produção de resumos e apresentação visual do enredo relacionando com períodos históricos. *3º Bimestre – Crônicas & Contemporaneidade* * Leitura de crônicas contemporâneas que abordem temas históricos recentes e questões sociais atuais; * Produção de crônicas autorais conectadas com a realidade histórica e social dos estudantes; * Exposição dos textos em murais escolares ou veículos de comunicação locais. **Técnicas e Procedimentos:** * Leitura compartilhada e análise textual com contextualização histórica; * Roda de conversa e debates temáticos; * Produção escrita (poemas, contos, crônicas); * Dramatização e leitura encenada; * Criação de cartazes e recursos visuais com elementos históricos; * Intervenções culturais e feiras literárias; * Avaliação diagnóstica e formativa.