Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CEDRO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Ciclo de Palestras das Licenciaturas do IFCE Cedro
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
03/12/2019
Previsão de Fim:
18/09/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
300
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
3000
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Matriz Orçamentária do Campus
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Icó
Iguatu
Juazeiro do Norte
Várzea Alegre
Formas de Avaliação:
Debate
Frequência
Participação
Questionário
Formas de Divulgação:
Folder
Redes sociais
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Antonio Nunes de Oliveira Vieira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Marcos da Costa Silvano IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/12/2019 18/09/2020
Antonio Nunes de Oliveira Vieira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 03/12/2019 18/09/2020
Antony Gleydson Lima Bastos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/12/2019 18/09/2020
Dijauma Honorio Nogueira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 19/02/2020 18/09/2020
Elion Souza da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 19/02/2020 18/09/2020
Felipe do Nascimento Matias IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 19/02/2020 18/09/2020
Filipe Silva de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 19/02/2020 18/09/2020
Francisco Filipe Ferreira Barbosa IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 19/02/2020 18/09/2020
Hernancir Moreira de Souza Junior IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 03/12/2019 18/09/2020
Jeferson Bernardo Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 19/02/2020 18/09/2020
Jose de Araujo Roseno de Almeida IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 19/02/2020 18/09/2020
Kilvia Maria Viana Avila IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/12/2019 18/09/2020
Leda Ferreira Cabral IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/12/2019 18/09/2020
Marcelo Nobre dos Santos Beserra IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/12/2019 18/09/2020
Rafaela Correia de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 19/02/2020 19/02/2020
Ramon Andre Mesquita Teixeira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/12/2019 18/09/2020
Romeu de Oliveira Felizardo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/12/2019 18/09/2020
Wilame Lima Vieira IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 19/02/2020 18/09/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 398,00
Vínculos:
Ação Tipo
Ciência Solidária Evento
Apresentação
O projeto Ciclo de Palestras das Licenciaturas do IFCE Cedro se propõe ao desenvolvimento de atividades e ações de extensão universitária ligadas aos cursos de Licenciatura em Física e em Matemática e, apoiado pelas coordenações dos referidos cursos em colaboração com os docentes das Licenciaturas, membros da comunidade externa e de outras instituições (IFCE Iguatu, UECE/FECLI e Prefeitura de Cedro). O conjunto de ações e atividades tem como uma de suas principais finalidades estreitar os laços afetivos e cognitivos entre os licenciandos e docentes dos cursos de licenciatura e aproximá-los cada vez mais da comunidade externa, numa perspectiva voltada à: - Divulgação e fortalecimento das licenciaturas ofertadas no IFCE Cedro; - Popularização da ciência; - Ampliação do acesso aos conhecimentos científicos e aos instrumentos de pesquisa; - Divulgação das produções científicas atuais cuja compreensão básica de faz necessária a toda comunidade. A referida ação se iniciou em setembro de 2019 e, desde então, tem beneficiado a comunidade interna do IFCE Cedro, propiciando momentos de discussão sobre Ciência, produções científicas (pesquisas) e, sobre práticas docentes e formação de professores. Além disso, tem beneficiado a comunidade externa através de ações como o I CIÊNCIA SOLIDÁRIA (uma ação vinculada ao projeto Ciclo de Palestras), que trouxe ao Campus Cedro 23 famílias carentes, oferecendo-lhes momentos de entretenimento, visitas técnicas guiadas por docentes e estudantes dos cursos envolvidos, observações celestes através de telescópios, sessões de planetário e momentos de conversa sobre a educação e ciência. Além da comunidade interna do IFCE Cedro e da comunidade externa local, a ação levou algumas de suas atividades à escolas pertencentes as cidades de Iguatu, Várzea Alegre e a Juazeiro do Norte (colaborando com uma ação desenvolvida na UFCA Juazeiro, denominada DIA DAS CRIANÇAS COM CIÊNCIA).
Justificativa
Para Bobrowski, Gonçalves e Rocha (2016, p. 2), “a extensão universitária deveria ser vista pelos estudantes como um processo que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre universidade e sociedade”. Para esses autores, os acadêmicos ainda não têm essa visão de extensão universitária e que certamente ela não está ocupando o devido espaço na tríade ensino-pesquisa-extensão. Uma possibilidade ainda mais preocupante, segundos os autores citados, é que os discentes “não conheçam a importância que tem a participação em projetos de extensão para sua formação profissional e cidadã”. Pensando em possibilitar aos licenciando uma formação ampla e sólida, tanto profissional quanto cidadã, à medida em que se possibilita uma maior interação deles, o IFCE Cedro e o público externo, foi que se pensou a ação aqui denominada de “Ciclo de Palestras das Licenciaturas do IFCE Cedro”. Esta visa atingir o público interno (discentes e docentes do IFCE Cedro, em especial dos das licenciaturas) e o público externo (membros da população em geral, crianças, jovens e adultos, estudantes ou não). As atividades envolvem o desenvolvimento de palestras, seminários e visitações guiadas a instituição. Segundo Garcia (2012), o oferecimento de palestras desencadeou historicamente um movimento de disseminação do conhecimento gerado pela universidade à sociedade. Ao aproximar a universidade da sociedade possibilitou-se a esta tomar ciência do conhecimento produzido pela comunidade científica. Para o mesmo autor esse tipo de programa ainda tem atualmente grande importância para a comunicação das instituições de educação com a sociedade, entretanto não podemos resumir a extensão como proposta institucional a esse tipo de evento. A extensão pode possibilitar maior aproximação, articulação, relacionamento efetivo e direto entre instituições de ensino responsáveis pela formação e qualificação de profissionais para a sociedade. Ações como o oferecimento de palestras podem facilitar a aquisição de conhecimentos extracurriculares, de forma a ampliar a formação discente e docente. Além disso, o envolvimento de discentes na execução de atividades de extensão contribui, segundo Bobrowski, Gonçalves e Rocha (2016), para a consolidação de uma formação profissional e cidadã consistente com as demandas da sociedade. A extensão tem o potencial de ampliar e consolidar conhecimentos e técnicas úteis na docência na medida em que proporciona contato prévio entre os licenciandos, pesquisadores e estudantes do ensino básico de modo a favorecer posturas e conhecimentos necessários à atuação docente. Para Frizzo, Marin e Schellin (2017, p. 17), “os saberes docentes são fundamentais para o desenvolvimento da prática pedagógica, sendo a extensão um caminho importante para a construção dos mesmos”. Nesse contexto, o projeto de extensão aqui proposto tem o potencial para fortalecer o elo existente entre a instituição (IFCE Cedro) e a comunidade (Membros da população de Cedro e de outras cidades próximas), oferecendo aos participantes a oportunidade de compreender fenômenos, leis e descobertas científicas atuais, aspectos relacionados à ciência e a sociedade, a formação docente, as práticas pedagógicas e a formação cidadã.
Público Alvo
- Famílias do IFCE Cedro (ação de visitação guiada ao campus e atividades de divulgação científica, popularização da Ciência, sessões de planetário e observações celestes); - Estudantes do Ensino Básico, da Cidade de Cedro e de Cidades vizinhas (rede pública e privada – palestras e seminários de divulgação científica e popularização da ciência, sessões de planetário e observações celestes).
Objetivo Geral
• Divulgar e fortalecer as licenciaturas do IFCE Cedro à medida que se desenvolve ações voltadas a comunidade externa visando a ampliação das formações discente, docente e cidadã.
Objetivo Específico
• Divulgar as Licenciaturas do IFCE Cedro; • Estreitar os laços entre os cursos de Licenciatura do IFCE Cedro e a comunidade externa; • Engajar docentes e discentes do ensino básico e superior em atividades relativas ao ensino, pesquisa e extensão; • Contribuir com a popularização da Ciência, a divulgação do conhecimento científico e as produções atuais em ciência; • Fortalecer a formação acadêmica e incentivar alunos a trilharem a carreira científica.
Metodologia
Oferta de palestras mensais para a comunidade local e, para a comunidade das cidades vizinhas, de acordo com as solicitações que forem chegando a coordenação; Seminários; Mesa de Conversa e debates com a comunidade externa; Observações celestes, sessões de Planetário e visitas guiadas a instituição.