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Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
AVENTUREIROS DO TABULEIRO: LÓGICA E DIVERSÃO
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
25/10/2024
Previsão de Fim:
31/01/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
80
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Canindé
Caridade
General Sampaio
Paramoti
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Pesquisa de Satisfação
Reunião
Formas de Divulgação:
Mala direta
Site institucional
Redes sociais
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Thaidys da Conceicao Lima do Monte
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonia Wanessa Santos Camurça IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 25/10/2024 31/01/2025
Joao Elias Vera de Andrade IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 25/10/2024 31/01/2025
Lourena Sousa Monte IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 25/10/2024 31/01/2025
Mauro Vinicius Pereira Felix IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 25/10/2024 31/01/2025
Thaidys da Conceicao Lima do Monte IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 28/10/2024 13/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A palavra “jogo” é originada do vocábulo latino ludus, que significa diversão, brincadeira. O jogo trata-se de uma atividade voluntária que seguindo uma determinada ordem e um dado número de regras aceitas livremente pelos participantes acontece dentro limites espaciais e temporais segundo a perspectiva de Huizinga, onde “numa entativa de resumir as características formais do jogo, poderíamos considerá-lo uma atividade livre, conscientemente tomada como "não-séria" e exterior à vida habitual, mas ao mesmo tempo capaz de absorver o jogador de maneira intensa e total” (HUIZINGA, 1938). O RPG (Role-Playing Game) é um tipo de jogo caracterizado por sua natureza cooperativa onde os jogadores assumem papéis e tomam decisões para avançar em suas histórias além de possibilitar uma maior interação entre os jogadores. Os jogos de RPG possuem uma abordagem lúdica e alguns de seus muitos aspectos positivos incluem aumento do raciocínio, diminuição da timidez, prevenção do vício em drogas, interação social, aprendizado de novos idiomas, vivência de experiências diferentes, contato com outras formas culturais, incentivo à leitura, imaginação e criatividade (BAZARELLO e BADARÓ, 2021). Segundo Bazarello e Badaró (2021), o RPG é visto como uma ferramenta pedagógica que pode ser implementada em sala de aula desde o ensino fundamental até a universidade. Pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades e pode ser utilizado como forma de socialização e lazer coletivo. O que é reforçado por Pietski (2019) que enxerga o potencial que o RPG tem na educação, há presente a possibilidade de interdisciplinaridade, assimilação, socialização, criticidade, integralidade e dinamicidade, além da presença dos conteúdos escolares, a interação pode ser melhorada não apenas na relação educando-educando, mas também a relação educando-educador, já que o papel do professor é e fundamental importância na relação mútua ensino-aprendizagem no contexto educacional.
Justificativa
O projeto “AVENTUREIROS DO TABULEIRO: LÓGICA E DIVERSÃO” nasceu da necessidade de oferecer aos alunos das instituições de ensino uma experiência rica que vai além das atividades acadêmicas tradicionais. O principal objetivo deste projeto é proporcionar um ambiente que promova o desenvolvimento holístico dos participantes e estimule o seu desenvolvimento intelectual, emocional e social, proporcionando momentos de diversão e entretenimento. Acreditamos que a criação deste grupo de RPG e jogos de tabuleiro é essencial porque reconhecemos que a educação vai além das salas de aula e das disciplinas. Os jogos de RPG e de tabuleiro são ferramentas poderosas para atingir esse objetivo por vários motivos. De acordo com os estudos “Jogo de Xadrez no Desenvolvimento Cognitivo”, “Role-Playing Games (RPG) e Psicologia: Desenvolvimento de Habilidades e Funções Executivas” e “Jogos de Tabuleiro Lógico”, RPG’s e jogos de tabuleiro estimulam a capacidade de aprendizagem e desenvolvimento humano. Ao criar mundos imaginários e resolver problemas e desafios em diversas situações, é possível desenvolver a criatividade, o pensamento lógico e o pensamento crítico. Isto não só estimula o interesse dos alunos e participantes, mas também os encoraja a pensar de forma inovadora, a explorar soluções criativas para problemas e a desenvolver competências sociais e emocionais através da interação com outros participantes. O trabalho em equipe também é uma habilidade importante que este projeto pretende desenvolver. Os jogos de RPG muitas vezes exigem cooperação entre os participantes para superar desafios e atingir objetivos. Isso ajuda a fortalecer as habilidades sociais dos alunos, como comunicação, negociação e resolução de conflitos. Esta experiência de aprendizagem colaborativa será valiosa não apenas em seus estudos acadêmicos, mas também em sua vida social. Em suma, a representação de papéis e os jogos de tabuleiro podem ser excelentes ferramentas de aprendizagem e entretenimento que vão além do currículo tradicional, preparam os alunos para os desafios do século XXI e tornam o processo educativo mais envolvente e significativo. A partir dos diversos benefícios encontrados na literatura, um projeto que envolve jogos no ambiente universitário mostra-se benéfico para toda a comunidade acadêmica e interessados, proporcionando um ambiente de criatividade, cooperação e raciocínio. O que mostra a importância de opções de lazer na comunidade acadêmica para explorar pontos positivos e promissores dos jogos na educação e na perspectiva do lazer sendo o IFCE um ambiente integral para a comunidade.
Público Alvo
O público-alvo serão integrantes da comunidade externa ao IFCE campus Canindé, com faixa etária diversificada entre o público adolescente e adulto que estão inseridos em escolas da rede pública municipal e estadual , além de integrantes do projeto social da "Casa das Artes" e para ambos os sexos, inicialmente em um total de 80 pessoas atendidas, mas podemndo haver ampliação desse número conforme o andamento do projeto.
Objetivo Geral
Introduzir os jogos de RPG e de tabuleiro no IFCE, campus Canindé, para ajudar de maneira integral no desenvolvimento das habilidades cognitivas, socioemocionais e interpessoais dos alunos e explorar suas características lúdicas como uma ferramenta educativa promissora.
Objetivo Específico
Criar um espaço regular para encontros semanais do grupo de jogos de tabuleiro e RPG; ● Promover o interesse e a participação em jogos de tabuleiro modernos e RPG; ● Fomentar habilidades como criatividade, estratégia, resolução de problemas, socialização, trabalho em equipe e comunicação entre os participantes; ● Oferecer oportunidades para os participantes criarem suas próprias aventuras e jogos, estimulando o pensamento crítico e a narrativa; ● Realizar eventos temáticos, competições e maratonas de jogos, para fortalecer o espírito de comunidade e a diversão entre os membros do grupo; ● Estabelecer parcerias com editoras de jogos e lojas especializadas para obter recursos e acesso a uma variedade de jogos. ● Explorar os Jogos como estratégias promissoras na educação integral.
Metodologia
INSCRIÇÕES: O projeto será divulgado nas escolas para efetivar os núcleos do projeto nas escolas e também será divulgado na rádio local para se ter uma maior abrangência das infromações. ● As inscrições dos membros serão feitas através de um formulário do Google Forms criado previamente; ● O link com o formulário será divulgado nas redes sociais do IFCE e do Projeto, e também através de grupos do WhatsApp, durante o período de inscrições. 5.2 DATA E LOCAL PARA A REALIZAÇÃO DOS JOGOS: 6 ● Os jogos serão realizados às terças-feiras de 07:45hrs. às 17:00hrs, e dia de sábado das 8:0 - 12:00na casa das Artes, localizadas no centro de Canindé, conforme calendário que será elaborado e divulgado para os participantes posteriormente. ● As atividades acontecerão na sala brinquedoteca, entretanto, algumas atividades poderão ser realizadas na quadra esportiva; As atividades também acontecerão em duas escolas , sendo uma municipal e outra estadula, além de ser realizado também na sede do proejto social " Casa das Artes" 5.3 AÇÕES: ENCONTROS, REUNIÕES, EVENTOS, PARTIDAS, CONFRONTOS: ● Encontros entre os participantes para partidas. ● Partidas amistosas e competitivas. ● Eventos de jogos. ● Encontros para a preparação de material e criação de jogos. ● Reuniões para organização de eventos para os jogadores. 5.4 FORMATO DOS JOGOS: ● Jogos de RPG de mesa e em formato 3D. ● Jogos de Tabuleiro: Monopólio, Damas e Xadrez. ● Jogos de cartas de mesa: Uno e YU-GI-OH. ● Jogos Educativos e para lazer criado no projeto. 5.5 REGRAS: ● Nos jogos de RPG serão utilizadas as regras oficiais de cada jogo; ● Jogos de tabuleiros poderão usar regras oficiais ou de acordo com os jogadores. ● Criação de regulamentos para os jogos