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Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
JORNADA STEAM
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Profissional
Data de Início:
22/11/2023
Previsão de Fim:
24/11/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Carga Horária de Execução do Evento:
24
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Juazeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Palestra
Oficina
Nome do Responsável:
Francisco Rodrigo de Lemos Caldas
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisco Rodrigo de Lemos Caldas IFCE Coordenador Docente IFCE Não 10 21/11/2023 24/11/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A programação tem como objetivo promover a divulgação da abordagem STEAM, que prevê a integração transdisciplinar de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática propondo um ensino baseado na autonomia, criatividade e protagonismo do estudante. A construção do evento promove a capacitação de professores e estudantes na construção de uma educação voltada para a solução dos problemas contemporâneos. Precisamos da colaboração de diversos profissionais com competências e habilidades variadas, engenheiros, químicos, físicos, biólogos, matemáticos, geógrafos e cientistas sociais. Um dos caminhos para alinhar a formação dos estudantes a essas tendências tem sido o movimento STEAM.
Justificativa
Para atingirmos esses objetivos precisamos passar pela educação desenvolver um modelo de educação contextualizada e integrada entre áreas do saber, com promoção da interdisciplinaridade, colaboração, capacidade de mudança e adaptação a novos conhecimentos. Os desafios da educação moderna passam pelo delineamento de um perfil que corresponda as oportunidades futuras de estudo e trabalho. Um dos caminhos para alinhar a formação dos estudantes a essas tendências tem sido o movimento STEAM, estimulando a práticas educacionais que desenvolvam habilidades aos estudantes para contribuírem em um mundo mais tecnológico e globalizado, baseadas na integração transdisciplinar de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática propondo um ensino baseado na autonomia, criatividade e protagonismo do estudante
Público Alvo
Professores da rede pública e estudantes de escolas públicas
Objetivo Geral
Melhorar o processo de ensino e aprendizagem com o uso da abordagem STEAM.
Objetivo Específico
Melhorar o desempenho escolar, fortalecendo a preparação e o currículo da educação básica através de novas metodologias ativas. ➢ Conscientizar sobre o uso racional dos recursos naturais com temas como: águas, óleos essenciais e monitoramento ambiental. ➢ Incentivar a pesquisa e o ensino de ciências em um ambiente colaborativo entre o ensino médio e superior, ➢ Promover um contexto de incentivo a abordagem STEAM com o uso da aprendizagem baseada em projetos
Metodologia
Realização de palestras e oficinas com atividades mão-na-massa incluindo professores, estudantes do ensino médio e superior nas mais diferentes atividades.