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Campus:
CAMPUS QUIXADA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
CIRANDA DE MULHERES - Memória e Patrimônio: tecendo resistência no Cedro Novo, Quixadá-CE
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Patrimônio Cultural, Histórico, Natural e Imaterial
Data de Início:
25/11/2023
Previsão de Fim:
25/11/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Carga Horária de Execução do Evento:
3
Local de Atuação:
Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Quixadá
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Colóquio
Oficina
Nome do Responsável:
Camila Freire Sampaio
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Camila Freire Sampaio IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 25/11/2023 25/11/2023
Caroline Bento Diniz IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 25/11/2023 25/11/2023
Gabriela Pinheiro Comunidade Integrante Sem vínculo Não 2 25/11/2023 25/11/2023
Isa nunes Comunidade Integrante Sem vínculo Não 2 25/11/2023 25/11/2023
Karla Leanne Pereira de Morais IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 25/11/2023 25/11/2023
Lorena Débora Venâncio de Almeida IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 25/11/2023 25/11/2023
Rita de Kassia Texeira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 25/11/2023 25/11/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Esta ação de extensão, intitulada: “CIRANDA DE MULHERES - Memória e Patrimônio: Tecendo Resistência no Cedro Novo, Quixadá-CE”, trata-se de um evento a ser realizado com mulheres da comunidade do bairro Cedro Novo, situado no município de Quixadá. A ação será desenvolvida pelo Coletivo Feminista As Sertanistas em parceria com a equipe do projeto de pesquisa, de âmbito nacional, Inventário Participativo para Identificação e Gestão do Patrimônio Cultural. Apresenta como foco a relação entre educação patrimonial e gênero, na medida em que acredita na potencialidade da mobilização e auto-organização coletiva feminina na criação, manutenção e continuidade das manifestações culturais. As mulheres do bairro Cedro Novo residem em um espaço geográfico dotado de relevante beleza paisagista, constituída pelas formações rochosas denominadas cientificamente de Inselbergs, que se destacam mundialmente pela sua singularidade. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança Clima do Estado do Ceará - SEMA, os monólitos de Quixadá estão concentrados em mais de cinquenta elevações, conferindo à área um aspecto único no Brasil e fazem parte da Associação Mundial de Montanhas Famosas (World Famous Mountains Association – WFMA), reconhecido como uma das 24 paisagens mais bonitas do mundo. Em 2002 foi decretada a Unidade de Conservação Estadual Monumento Natural (Mona) Os Monólitos de Quixadá. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a categoria de unidade de conservação considerada monumento natural objetiva preservar a integridade de um elemento natural único, de extrema raridade ou beleza cênica. A região, internacionalmente conhecida pela presença de formação rochosa em formato que se assemelha a uma galinha, possui outra referência que se apresenta como patrimônio, que é o açude Cedro, de inquestionável importância, já que foi a primeira grande obra hídrica realizada pelo Governo Brasileiro. A ordem de construção foi dada por D. Pedro II em decorrência das consequências sociais da seca de entre 1877 e 1879. A ação utilizará como fundamento teórico para sua realização a concepção de educação patrimonial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, que compreende que a “Educação Patrimonial constitui-se de todos os processos educativos formais e não formais que têm como foco o patrimônio cultural, apropriado socialmente como recurso para a compreensão sócio histórica das referências culturais em todas as suas manifestações, a fim de colaborar para seu reconhecimento, sua valorização e preservação. Considera-se, ainda, que os processos educativos devem primar pela construção coletiva e democrática do conhecimento, por meio da participação efetiva das comunidades detentoras e produtoras das referências culturais, onde convivem diversas noções de patrimônio cultural.
Justificativa
A área em que as mulheres público-alvo da ação é dotada de reconhecido potencial natural, mas também cultural. Desta forma, esta ação de extensão justifica-se pela necessidade de ratificar a compreensão de que as pessoas também fazem parte do patrimônio e sem elas não há gestão efetiva e justa dos bens culturais. Relacionar o tema da preservação do patrimônio cultural à território e lugar, como associando valores como cidadania, participação social e melhoria de qualidade de vida; Em todo o Brasil, comunidades tradicionais e expressões culturais diversas têm mulheres como figura central, sejam elas quilombolas, ribeirinhas, de terreiro, artesãs, apanhadoras de flores, produtoras de queijo artesanal, benzedeiras etc. Ou seja, comprova-se que as mulheres se apresentam como vetor de movimento em sua comunidade, conduzindo saberes de resistência. Desta forma, compreende-se que as mulheres desempenham papel fundamental para a existência e continuidade das manifestações culturais brasileiras, na identificação e preservação dos patrimônios culturais. Portanto, esta ação com características de ciranda é relevante socialmente porque apresenta-se como ferramenta pedagógica-cultural, favorecendo conhecimento, conexão e solidariedade entre as mulheres da comunidade.
Público Alvo
Mulheres moradoras do bairro Cedro Novo, Quixadá-CE
Objetivo Geral
Estimular reflexões sobre os saberes e fazeres das mulheres em sua multiplicidade, sua representatividade, memórias e identidades, fomentando a discussão sobre patrimônio cultural e estimulando que a própria comunidade busque identificar e valorizar as suas referências culturais;
Objetivo Específico
- Realizar um encontro no formato de ciranda, favorecendo as percepções de gênero, ressaltando o protagonismo das mulheres que constroem e guardam saberes e que fazem a manutenção das práticas culturais em seu cotidiano; - Incentivar que mulheres moradoras do bairro Cedro Novo em Quixadá – CE reconheçam a necessidade de mobilização e auto-organização coletiva, enquanto exercício de cidadania e participação social; - Executar a metodologia tendo como foco os referentes culturais objetos, construções, saberes, formas de expressão, celebrações e lugares, propostos pelo IPHAN; - Possibilitar construção dialógica do conhecimento acerca da participação de mulheres na identificação, valorização e preservação do patrimônio cultural da comunidade;
Metodologia
O evento será no formato ciranda. As etapas de organização foram assim divididas: pré-evento que envolve o planejamento, organização e divulgação; evento e pós-evento. O planejamento tem sido realizado considerando a proposta teórica a concepção de educação patrimonial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, com os referentes culturais objetos, construções, saberes, formas de expressão, celebrações e lugares. A divulgação será realizada através das redes sociais, com o intuito de sensibilizar e mobilizar as mulheres moradoras do Cedro Novo, a partir de duas lideranças comunitárias, de gerações diferentes. Na fase de execução do evento, a mediação/condução da ciranda será realizada por algumas integrantes do Coletivo Feminista As Sertanistas. A execução da ciranda será efetivada em etapas, todas elas considerando a comunidade como protagonista para inventariar, descrever, classificar e definir o que lhe discerne e lhe afeta como patrimônio. As etapas incluem desde o momento de abertura, apresentação da metodologia e dos referentes culturais utilizados pelo guia de educação patrimonial proposto pelo IPHAN, para fomentar a percepção das mulheres acerca do que compreendem como patrimônio, até o encerramento. A etapa do pós-evento inclui a avaliação que se dará através da participação, envolvimento das mulheres e do alcance dos objetivos propostos