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Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Saber Sentir: nas escolas
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Promoção da Saúde
Data de Início:
02/01/2024
Previsão de Fim:
30/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1000
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
8000
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Pesquisa de Satisfação
Formas de Divulgação:
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Articulações institucionais
Entrega presencial de convites
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Benedito Gomes Rodrigues
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Benedito Gomes Rodrigues IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 12 29/01/2024 23/12/2024
Maria Aparecida Munhoz de Omena IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 29/01/2024 23/12/2024
Thalita Pacheco Cornelio IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 12 29/01/2024 23/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará Não
Prefeitura Municipal de Tianguá Não
Prefeitura Municipal de Ubajara Não
Prefeitura Municipal de Coreaú Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Lançamento - Projeto Saber Sentir Evento
Apresentação
O projeto Saber Sentir nas escolas é uma iniciativa dedicada a promover a educação emocional em escolas públicas da região da Serra da Ibiapaba e arredores. Com 14 vivências cuidadosamente elaboradas, o objetivo é impulsionar o bem-estar dos estudantes, melhorar o desempenho acadêmico e cultivar uma convivência escolar saudável. Ao capacitar professores, proporcionar vivências transformadoras e culminar em um e-book gratuito, a iniciativa busca não apenas impactar o presente, mas criar uma base sólida para o futuro emocionalmente saudável dos jovens atendidos pelo projeto.
Justificativa
A necessidade de abordar as habilidades socioemocionais na escola é uma preocupação crescente na educação pública brasileira (Conselho Nacional de Educação, 2017). Várias instituições, incluindo o Instituto Airton Senna (2022), têm desempenhado um papel vital nesse campo, oferecendo consultoria e capacitação a secretarias de educação em todo o Brasil. Essas ações estão em sintonia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e recebem forte respaldo de organizações internacionais, como a CASEL (Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning, 2023), uma fundação americana com alcance global que identifica as cinco habilidades cruciais para o sucesso acadêmico: autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável. Essa abordagem tem demonstrado ser altamente eficaz, com uma correlação notável entre o desempenho acadêmico dos estudantes e o nível de desenvolvimento dessas habilidades (Durlak et al, 2011). Outra iniciativa bem estabelecida internacionalmente é a Partner for Children, sediada no Reino Unido, que desenvolve programas capacitando professores no uso de materiais educativos que combinam elementos narrativos e atividades lúdicas para abordar desafios cotidianos, como conflitos interpessoais, frustrações e perdas, bem como emoções como tristeza e raiva. Um exemplo é o programa "Passaporte Habilidades para a Vida" (Partner for Children, 2023), que está presente no Brasil e demonstrou impacto comprovado no desempenho acadêmico em matemática, leitura e escrita, além de reduzir problemas comportamentais (Fundação Lemann, 2022). Embora muitos outros projetos e instituições possam ser mencionados em um estudo mais abrangente, esses exemplos ilustram o potencial da educação emocional nas escolas públicas. A presente proposta, embora modesta em suas ambições, oferece vantagens significativas para as secretarias de educação parceiras, sendo a principal delas o baixo custo de implementação. As 14 vivências propostas consistem principalmente em materiais que, na maioria das vezes, não ultrapassam duas páginas, uma com o texto base e outra com as atividades sugeridas, disponíveis gratuitamente para reprodução nas escolas. Isso atende a uma necessidade real dos professores, que muitas vezes não têm materiais adequados para abordar habilidades emocionais em sala de aula e irão também se beneficiar da capacitação oferecida conjuntamente às intervenções. Em resumo, esta iniciativa pode desempenhar um papel crucial na promoção do bem-estar dos estudantes e na melhoria do desempenho acadêmico, tudo isso sem representar um ônus significativo para as instituições envolvidas.
Público Alvo
Serão atendidos diretamente alunos e professores do Ensino Fundamental II dos seguintes municípios: Coreaú (1000), Ubajara (1400), Tianguá (3000) e Viçosa do Ceará (2400), o que dá um potencial de cerca 8000 pessoas ao todo considerando que trabalharemos só estes municípios. É preciso levar em conta que este número não é preciso, podendo ampliar (com a adesão de mais prefeituras) ou diminuir (caso as prefeituras não confirmem a parceria ou não cedam todas as turmas de Ensino Fundamental II). Até agora, já confirmamos informalmente a parceria com as prefeituras dos quatro municípios citados.
Objetivo Geral
Implementar atividades de educação emocional em escolas públicas da região da Serra da Ibiapaba e áreas próximas, visando promover o bem-estar dos estudantes, melhorar o desempenho acadêmico e fomentar uma convivência escolar harmoniosa.
Objetivo Específico
Desenvolver 14 vivências de educação emocional, destinadas aos estudantes do Ensino Fundamental II, para serem aplicadas em salas de aula. Capacitar os professores de educação religiosa das escolas públicas da região para a aplicação eficaz das atividades de educação emocional. Fornecer aos professores sugestões de atividades que visam o desenvolvimento de suas próprias habilidades emocionais. Contribuir para a promoção do bem-estar das comunidades acadêmicas nas escolas envolvidas no projeto. Agir de forma preventiva em relação à saúde mental dos estudantes.
Metodologia
MÉTODO O projeto proposto utiliza uma metodologia baseada em uma abordagem ativa e vivencial de aprendizagem, que envolve os alunos em atividades que estimulam a reflexão e a prática das habilidades emocionais. Os materiais utilizados são simples e acessíveis, e as atividades podem ser adaptadas às necessidades dos alunos. O projeto também prevê a capacitação dos professores, para que eles possam aplicar as atividades em sala de aula com confiança e eficácia. ETAPAS DE EXECUÇÃO E PROCEDIMENTOS Visita prévia às prefeituras e confirmação de interesse: Já realizamos previamente visitas às prefeituras e os secretários de educação de todas elas confirmaram o interesse em aderir ao projeto. Articulação dos professores e turmas beneficiados: As prefeituras parceiras indicarão uma pessoa de referência em cada secretaria municipal de educação para facilitar a articulação dos professores atendidos. Recomenda-se a integração do projeto nas aulas de educação religiosa, as quais geralmente carecem de material didático próprio, aliviando assim a carga dos educadores na criação de recursos para esta disciplina, entretanto os municípios terão autonomia para escolher quais espaços julgam ser mais adequados para a execução das atividades. Planejamento das atividades: A equipe mantem contato semanal através de reuniões ou redes sociais, para planejanemento e execução das diferentes atividades previstas no projeto. Produção de materiais e revisão pela equipe especializada: Os materiais encontram-se em fase de produção. Estamos realizando a pesquisa bibliográfica e construindo-os a partir disso. Em seguida, submeteremos os materiais à revisão gramatical de um membro da equipe que tem expertise nessa área. Divulgação: Dar-se-á através das redes sociais do IFCE campus Tianguá e das redes sociais das prefeituras parceiras. Também usaremos e-mail e site institucional, bem como grupos de WhatsApp e, possivelmente, a criação de um perfil no Instagram para o projeto, onde poderemos ter mais espaço para mostrar depoimentos de professores, orientações sobre saúde mental e outros materiais. Reuniões presenciais de lançamento do projeto: Serão realizadas reuniões presenciais para lançamento do projeto nos municípios atendidos, nas quais os professores serão apresentados à proposta e receberão capacitação sobre escuta ativa, bem como uma introdução aos principais conceitos de educação emocional. Envio de atividades e capacitação dos professores beneficiados: Os professores serão adicionados a uma turma na plataforma Google Classroom (uma para cada município), onde receberão quinzenalmente os materiais em PDF em duas versões: uma para o professor, contendo instruções, e outra para os alunos. Além disso, será disponibilizado um vídeo curto com duração de 5 a 10 minutos, explicando os cuidados necessários para a aplicação e alguns conceitos que embasam as reflexões dos textos. Os professores também serão convidados a participar de vivências para trabalharem suas próprias emoções. Avaliação: Os professores parceiros preencherão um formulário de avaliação de cada atividade, relatando eventuais dificuldades encontradas e fazendo observações sobre a participação dos estudantes. Esse feedback será utilizado para fazer os ajustes necessários nas atividades. Ao final do projeto, os docentes também responderão um formulário de avaliação do projeto como um todo, a fim de colher informações sobre o impacto do projeto na rotina escolar. Essas informações serão tabuladas e analisadas pelos membros da equipe para aferição do impacto do projeto e aperfeiçoamentos em edições futuras. TEMAS ABORDADOS NAS VIVÊNCIAS: 1ª ETAPA (fevereiro a junho) 1 - Autoconhecimento e integração emocional 2 - Autocompaixão – o que é e como exercitar 3 - Amabilidade com o próximo e acolhimento sem julgamento 4 - Lidando com desrespeito e injustiças 5 - Lidando com perdas e tristeza 6 - Lidando com momentos de raiva 7 - Lidando com momentos de medo e ansiedade 2ª ETAPA (agosto a novembro) 1 - Lidando com momentos de tédio 2 - Comunicação não-violenta – o que é e como usar 3 - Como lidar com conflitos interpessoais de maneira saudável 4 - Como ser responsável, sem precisar sentir culpa 5 - Fazendo sua parte, a importância do exercício da solidariedade para a saúde mental 6 - A prática da gratidão 7 - Oficina de sonhos - encontro vivencial de encerramento Certificação: Cada uma das duas etapas de capacitação dos professores parceiros será cadastrada como minicurso no Sigproext, valendo um total de 39h/a para os participantes, os dois certificados totalizando 78h/a. A carga horária compreende o reconhecimento do tempo investido no estudo, preparação e execução das atividades em sala de aula durante cada etapa e terá todos os registros necessários no Google Classroom. Publicação dos materiais produzidos durante o projeto: O material utilizado no projeto será então reunido e publicado em um e-book gratuito, com as devidas edições e melhorias decorrentes do feedback dos professores participantes, de modo que a nossa iniciativa seja facilmente replicada em outras instituições. TÉCNICAS O material consiste em atividades simples, que demandarão 50 minutos para execução. Cada vivência incluirá um texto narrativo desenvolvido pela equipe do projeto, apresentando as reflexões e sugestões pertinentes ao tema abordado, com o objetivo de transmitir a mensagem de cada habilidade de forma mais profunda do que a simples informação (Shea, 2007). As narrativas dos textos, embora usem uma linguagem coloquial, serão embasadas em conhecimento técnico-científico na área da educação emocional. Em seguida, haverá instruções que podem incluir perguntas geradoras para debate em sala de aula a partir do tema do texto, desafios para serem realizados em casa ou propostas de dinâmicas de grupo. O modelo de folha de atividade segue anexo. Como a aplicação do material ocorrerá quinzenalmente, os professores terão semanas alternadas para abordar o conteúdo regular da disciplina de educação religiosa, não acarretando prejuízo ao ensino dos temas rotineiros desse componente curricular. Conjuntamente com as instruções de execução das atividades, os professores receberão sugestões de atividades de autocuidado com sua própria saúde emocional, tais como meditações guiadas e diário de gratidão.