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Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Tardes de lazer para crianças no ifce
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
07/02/2024
Previsão de Fim:
08/05/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
25
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Barbalha
Crato
Juazeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Frequência
Trabalho em grupo
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Nilene Matos Trigueiro Marinho
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Acsa Souza Viana IFCE Integrante Discente IFCE Não 5 07/02/2024 08/05/2024
Lucas Alves Fernandes IFCE Integrante Discente IFCE Não 5 07/02/2024 08/05/2024
Maria Karina dos Santos da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 5 07/02/2024 08/05/2024
Maria Vitoria da Silva Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 5 07/02/2024 08/05/2024
Milena Rodrigues Ribeiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 5 07/02/2024 08/05/2024
Nilene Matos Trigueiro Marinho IFCE Coordenador Docente IFCE Não 5 07/02/2024 08/05/2024
Weverton Willian de Moraes Freitas IFCE Integrante Discente IFCE Não 5 07/02/2024 08/05/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Trata-se de uma intervenção realizada pelos alunos da disciplina de Estágio Supervisionado – atividades de lazer e sociocomunitárias, integrante da estrutura curricular do curso de bacharelado em educação física, que visa ofertar atividades de lazer para crianças pertencentes a comunidade externa do ifce, filhos de servidores, terceirizados e alunos. As faixas etárias selecionadas para o projeto, serão crianças entre 4 e 8 anos de idade.
Justificativa
Sabe-se que o consumo da internet por crianças tem acontecido cada vez mais cedo, e que as mesmas têm destinado uma considerável proporção de seu tempo no uso de “telas” e redes sociais. Neste contexto, o projeto visa estimular a atividade física e a socialização por meio do lazer e do lúdico – espaço de criatividade e essencial para o desenvolvimento físico e mental da criança.
Público Alvo
Comunidade localizada nos bairros próximos ao IFCE
Objetivo Geral
Planejar e executar experiências teórico-práticas de lazer destinadas a crianças entre 4 e 8 anos, com vistas ao desenvolvimento da formação técnica requeridas ao bacharel em educação física;
Objetivo Específico
Promover atividades de lazer para a comunidade escolar e extraescolar do IFCE, campus Juazeiro do Norte, por meio de oficinas ; Compreender as potencialidades do IFCE, campus Juazeiro do Norte, com vistas ao desenvolvimento de práticas de lazer para o público externo e interno;
Metodologia
A priori, os acadêmicos de educação física foram divididos em duas equipes, uma delas ficou responsável pelo grupo de 4 a 6 anos e a outra pelas crianças de 7 a 8 anos. As equipes passaram a trabalhar na construção das oficinas a serem desenvolvidas; no cronograma; e na lista de materiais, que seriam utilizados no decorrer do projeto. O horário de execução das oficinas também foi definido. Elas iniciarão após a acolhida do público participante, que deve ocorrer às 13:30 na sala de dança e no miniauditório, e a saída para casa se dará às 17:00 horas. Após refletir em como faríamos a divulgação, chegamos à conclusão que construiríamos um formulário no google forms, e que este seria disponibilizado no grupo de whatsapps de alunos, terceirizados, professores, funcionários, parentes dos alunos, amigos e conhecidos. O formulário de inscrição continha as seguintes questões: nome da criança; do responsável; telefone para contato; data de nascimento; responsável por receber a criança na saída; se possuía alguma deficiência; algum tipo de alergia alimentar; alergia a medicamentos. Não optamos pelo instagram institucional, pois intuímos que a demanda seria rapidamente atendida, e ficamos com receio de ampliar muito, já que contamos com uma equipe pequena de monitores, apenas cinco acadêmicos. A baixa adesão ao projeto deve-se ao fato de muitos alunos cursarem disciplinas no período vespertino, horário de realização das atividades. Em torno de duas horas após lançar o formulário nas redes sociais, as vagas, ao total 16 vagas (em torno de três crianças para cada monitor) foram preenchidas por filhos de alunos, de funcionários e pelo público externo. Os grupos foram formados de acordo com a idade. Para o grupo 1, composto por crianças de 4 a 6 anos, foram realizadas nove inscrições, e para o grupo 2 foram 7 inscritos, com crianças entre 7 e 8 anos. O formulário nos gerou uma tabela com as especificidades de cada criança que foi impressa e entregue a cada grupo, caso seja necessário pesquisar questões de saúde e alergias a medicações, bem como, restrições alimentares. Logo após, um grupo foi construído no whatsapp para comunicar informações aos pais dos participantes, tais como: o horário de chegada e saída das crianças; as atividades e oficinas que seriam realizadas; sobre o lanche, que é individual e deve ser levado pelo responsável. Os próximos passos realizados foram: reservar as salas que seriam utilizadas; a construção dos planos de aula das oficinas e da lista de materiais; a produção dos cronogramas para entregar aos responsáveis; e a divisão das funções dos monitores em cada oficina, nos meses de realização do evento. A partir de então, as oficinas foram definidas e planejadas pelos estudantes de educação física que construíram planos de aulas referentes as temáticas escolhidas, e assim denominadas: massinha de modelar, contação de histórias, atividades molhadas, atividades de aventura, meios de transporte, contação de histórias, brinquedo cantado, jogos populares, oficina de bexigas, cinema, carnaval e piquenique. Outra atividade que será produzida, nos últimos encontros do mês de fevereiro, será o carnaval, em que os meninos farão fantasias com materiais reciclados, produzidos nas oficinas para o dia do “bailinho”, em que cantarão e dançarão temas infantis de carnaval. Algo destacado aos alunos, que deveria conter no planejamento, foi a necessidade dos objetivos dos planos de aula versarem acerca do educação através do lazer, da importância do lúdico, do entretenimento e da diversão para as crianças. No que concerne ao acompanhamento dos acadêmicos, estes serão constantemente acompanhados pela coordenadora do projeto, que estará sempre presente no IFCE, quando da realização das atividades. Esta presença faz-se imprescindível devido a idade das crianças, mas, também, ao intuito de dar retorno aos monitores das oficinas, que estarão em um momento de formação e aprendizado. A avaliação da equipe pelos participantes ocorrerá através de um questionário construído no google forms, onde os pais terão a oportunidade de dar sugestões de melhoria, e de avaliar o trabalho executado. Quanto aos acadêmicos participantes, estes realizarão um relatório descrevendo a sua experiência na participação do projeto. Os relatórios serão produzidos em duplas, em que os alunos podem descrever os pontos positivos e negativos na vivência com o lazer infantil no ifce. Como uma possibilidade de arquivo visual, foi solicitado ao setor de comunicação do campus que fizesse o acompanhamento do projeto e postasse nas redes sociais, para que os pais e demais pessoas pudessem conhecer e acompanhar. O piquenique foi definido como uma atividade de encerramento, e será solicitado aos responsáveis dos participantes das oficinas que tragam algo do seu lanche, que possam compartilhar. Os pais também serão convidados neste momento que será destinado a conversar sobre o projeto, seus pontos positivos e negativos. Também será solicitado ao IFCE, a produção de um lanche para este dia de encerramento, assim, quem não tiver condições financeiras, não será excluído do momento. No mesmo dia de realização do piquenique, que será também o encerramento do projeto, haverá uma apresentação artística com duas alunas do ensino médio do IFCE, que foram convidadas à cantar músicas com temas de filmes infantis.