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Campus:
CAMPUS JAGUARIBE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
“OS EFEITOS DAS PRÁTICAS INCLUSIVAS E O COTIDIANO ESCOLAR: UM ZOOM NA INCLUSÃO!"
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
07/12/2023
Previsão de Fim:
08/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Carga Horária de Execução do Evento:
8
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Jaguaretama
Jaguaribara
Icó
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Questionário
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Convite
Entrega presencial de convites
Atividades Realizadas:
Seminário
Exposição
Apresentação
Palestra
Nome do Responsável:
Alexandra Santos Leal Oliveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alexandra Santos Leal Oliveira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 07/12/2023 08/12/2023
Antônio Augusto Morais Feitosa Comunidade Externa Integrante Sem vínculo Não 1 07/12/2023 08/12/2023
Antonio Santana Sobrinho IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 07/12/2023 08/12/2023
Charlison Patrick Fernandes da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 07/12/2023 08/12/2023
Eduardo Henrique dos Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 07/12/2023 08/12/2023
Fabrícia Almeida Clínica Única Integrante Sem vínculo Não 1 07/12/2023 08/12/2023
Fernanda Pinheiro Pessoa Clínica Única Integrante Sem vínculo Não 1 07/12/2023 08/12/2023
Graça Cavalcante Escola Luíza Távora Integrante Sem vínculo Não 1 07/12/2023 08/12/2023
Henriqueta Rocha de Abreu IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 07/12/2023 08/12/2023
Josefa Beatriz Lourenco Alexandre IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 07/12/2023 08/12/2023
Jose Glaucio da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 07/12/2023 08/12/2023
Julia Jensen Didonet IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 07/12/2023 08/12/2023
Juliana Rodrigues de Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 07/12/2023 08/12/2023
Lenimar Távora Centro de Experimentação e Aprendizagem Integrante Sem vínculo Não 1 07/12/2023 08/12/2023
Lucas de Carvalho Nascimento IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 07/12/2023 08/12/2023
Luciana Barbosa da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 07/12/2023 08/12/2023
Marcio Leandro da Silva Ribeiro IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 07/12/2023 08/12/2023
Maria Brasilina Saldanha da Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 07/12/2023 08/12/2023
Maria Elizabeth da Costa Marques IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 07/12/2023 08/12/2023
Pedro Barreto Guimaraes Neto IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 07/12/2023 08/12/2023
Tatiana Ellen Diniz Nunes IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 07/12/2023 08/12/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O evento "Os efeitos das práticas inclusivas e o cotidiano escolar: Um zoom na inclusão!" intenciona reunir diferentes profissionais da educação como também profissionais especialistas na área da saúde para compartilhar saberes e experiências profissionais no tocante a escolarização dos alunos que apresentam necessidades especificas. Tais discussões convergem para fortalecimento de ações inclusivas que estão a acontecer nos diferentes ambientes escolares e que visam a aprendizagem e desenvolvimentos dos estudantes. fruto de práticas pedagógicas baseadas em adequações curriculares assertivas e eficazes, as quais objetivam uma inclusão equânime, responsável e com qualidade social.
Justificativa
A neurodiversidade está contemplada na sala de aula! constatamos a cada dia a necessidade de compreender os diferentes perfis cognitivos com os quais lidamos para prestar um ensino minimamente responsável. Cônscios dessa necessidade, pensou-se em um evento que pudesse discutir essa realidade educacional, mas sobretudo pudesse apontar estratégias que efetivamente aperfeiçoasse a prática pedagógica dos profissionais da educação e subsidiasse a acessibilidade atitudinal de todos os atores escolares. portanto, o evento justifica-se pela necessidade de os sistemas de ensino compreenderem os diferentes perfis neurodivergentes e adotarem práticas de ensino mais assertivas e adaptadas que potencializem o acesso ao currículo comum.
Público Alvo
O público-alvo deste evento são as escolas públicas (municipais, estaduais, federais) e os profissionais que nelas trabalham, como também os pais e/ou familiares dos alunos especiais. estima-se que esta ação extensionista pode ter um alcance de 1.500 pessoas. No entanto, o foco da ação se dirige aos professores e suas práticas pedagógicas em um diálogo fluido e colaborativo com as famílias. Portanto, o público diretamente beneficiado serão os professores e pais de alunos e o público indiretamente beneficiado serão os demais profissionais da educação e familiares dos alunos.
Objetivo Geral
Fomentar boas ideias acerca dos processos de inclusão escolar, a partir da compreensão dos perfis neurodivergentes e as correlatas adequações curriculares para acesso ao currículo comum em interlocução com as famílias e toda comunidade educacional.
Objetivo Específico
Discutir sobre os avanços da política de educação especial na perspectiva da inclusão nos últimos anos; - Apresentar a perspectiva do Atendimento Educacional Especializado no âmbito das práticas docentes - Refletir sobre o significado de ser pais atípicos e como fazer o acompanhamento escolar; - Explorar estratégias didático-pedagógicas para inclusão de alunos com perfis neurodivergentes; - Informar a comunidade acadêmica, escolar e em geral sobre a representatividade do Napne no âmbito do IFCE;
Metodologia
O evento acontecerá de forma presencial no campus do IFCE Jaguaribe em dois dias. No primeiro dia: - Inicia-se às 18h no auditório do IFCE/Jaguaribe a abertura do evento com uma apresentação cultural, - Seguidamente será proferida a palestra magna com o tema: "Os avanços da política de educação especial na perspectiva da inclusão nos últimos anos em Jaguaribe-CE" acompanhada de outra exposição temática com o título: "A perspectiva do Atendimento Educacional Especializado no âmbito das práticas docentes" Cada uma das palestras com duração de 1'20min com a adição de tempo para debate. No segundo dia: - Iniciando-se às 18:00h serão realizados seminários com temas específicos voltado para públicos distintos (docentes, pais/responsáveis e gestores escolares). Os seminários tem uma proposta de aprofundamento de temáticas específicas como a compreensão dos perfis neurodivergentes e as adequações curriculares apropriadas para a inclusão escolar, como também visa aprofundar as compreensões sobre o "ser" pais atípicos e sobre direitos e deveres. - Após as discussões nas salas temáticas os participantes retornam ao auditório para socialização dos principais pontos debatidos em sala. - Dando continuidade ao evento será feito a apresentação de experiências exitosas na inclusão escolar de alunos por professores das escolas municipais, estaduais e do IFCE/Jaguaribe. O evento será finalizado com as considerações finais dos participantes membros do NAPNE/Jaguaribe A divulgação do evento será estruturada da seguinte forma: serão produzidos cartazes (utilizando a linguagem digital do canvas) apresentando a programação e com o QR-code de acesso a ficha de inscrição. Com esses materiais prontos haverá ampla socialização nas mídias digitais partindo do site institucional e sendo ampliado através das redes sociais dos membros do Napne. Associado a essa ação, a divulgação percorrerá todas as escolas da zona central da cidade, como também alcançará as regionais de educação, como a CRED e a Secretaria Municipal da Educação. Pretende-se atrair o maior número possível de professores e profissionais da educação como também as famílias dos alunos com necessidades específicas. Sobre as atividades a serem desenvolvidas no evento, este terá uma apresentação cultural na abertura, seguido de uma palestra magna e uma palestra complementar. no outro momento do evento serão desenvolvidos seminários temáticos em ambientes distintos e para finalizar acontecerá a exposição de experiências exitosas em inclusão escolar enfocando a realidade de uma escola pública municipal e a experiência de inclusão no IFCE/campus Jaguaribe. O acompanhamento do projeto se dará por meio da participação do público participante através de perguntas, questionamentos, depoimentos ao longo do evento. Ao final de cada dia de evento será aplicado um questionário de satisfação das atividades promovidas no evento acompanhado da supervisão de uma frequência. Para o desenvolvimento deste evento conta-se com a colaboração e expertises de todos os membros que compõem o Napne- Jaguaribe.