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Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Projeto Vem Dançar IFCE Sobral: 2024.1
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Dança
Data de Início:
01/02/2024
Previsão de Fim:
15/06/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
80
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Sobral
Meruoca
Massapê
Forquilha
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Frequência
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Maria Clara de Melo Ferro
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisco Wagner Cruz de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/02/2024 15/06/2024
Glhazyanno Linhares Braga UFC Integrante Sem vínculo Não 4 01/02/2024 15/06/2024
José Aureliano Amancio Feijão Membro da comunidade Integrante Sem vínculo Não 4 01/02/2024 15/06/2024
Maria Clara de Melo Ferro IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/02/2024 15/06/2024
Maria Marcilene dos Nascimento Silva Membro da comunidade Integrante Sem vínculo Não 4 01/02/2024 15/06/2024
Roberta Irana Mendes do Nascimento Membro da comunidade Integrante Sem vínculo Não 4 01/02/2024 15/05/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
IFCE CAMPUS BATURITÉ Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O “Vem Dançar” é um projeto de extensão que tem o objetivo de oferecer aulas de dança de Forró, o qual é considerado uma expressão artística genuinamente nordestina, sendo, portanto, uma propagação das riquezas culturais da região, além de desenvolver habilidades e competências, promove o fortalecimento de vínculos e a autoconfiança, a fim de contribuir com o aprimoramento do ser humano em sociedade. O projeto nasceu no IFCE, campus Sobral, em 2019 pelo docente Felipe Araújo, se destacando pela alta procura de membros externos ao Campus. Em 2020 houve a paralização do projeto, devido a pandemia. Após a pandemia, em 2021 o projeto retornou com força total para mais uma turma, persistindo nos anos de 2022 e 2023. Atualmente o projeto acontece em parceria de voluntários da comunidade externa em parceria com o IFCE, estando sob a coordenação da docente Maria Clara e para a efetivação de sua continuidade foi imprescindível o apoio e trabalho dos 4 colaboradores, Aureliano e Glhazyanno na condição de professores (certificados e declaração de experiência em anexo), e Roberta, Marcilene e Wagner na condição de monitores. Eles foram alunos do projeto e continuaram frequentando assiduamente as aulas ministradas pelo professor Felipe nas demais turmas, na condição de monitores, onde adquiriram desenvoltura tanto na dança como na prática de ensinar, desse modo o professor Felipe os promoveram a professores e monitores, respectivamente. Os participantes poderão aprender o forró na versão XOTE e na versão forró eletrônico.
Justificativa
Fazer aulas de forró pode ser benéfico de várias maneiras, e esses benefícios se estendem ao bem-estar de trabalhadores e estudantes, que a partir prática de forró encontram uma ferramenta para melhoria da qualidade de vida. Aqui estão algumas razões pelas quais as aulas de forró são importantes e como elas podem melhorar a vida das pessoas envolvidas: • Promoção da Cultura: O forró é considerado patrimônio cultural nordestino, o qual reflete as tradições, histórias e identidade do povo nordestino, sendo uma expressão artística valiosa que é apreciada tanto localmente quanto globalmente. Para não perder seu espaço, é de grande importância que seja transmitido para as pessoas, para manter viva a identidade cultural, preservando-a, bem como criar conexões intergeracionais e comunitárias, valorizar os artistas locais e promover a diversidade cultural. É uma maneira de compartilhar a beleza da cultura nordestina com o mundo e garantir que ela continue sendo difundida e apreciada. • Atividade Física: A dança é uma forma divertida de atividade física. Durante as aulas de forró, os participantes se movem, giram e mantêm o ritmo, o que contribui para a melhoria da aptidão física, aumento da resistência e fortalecimento dos músculos. • Liberador de Endorfinas: A dança, incluindo o forró, é conhecida por liberar endorfinas, os "hormônios do bem-estar". Isso pode ajudar a aliviar o estresse, reduzir a ansiedade, aumento dos níveis de energia e melhorar o humor. Para trabalhadores e estudantes que enfrentam pressão e estresse, as aulas de forró podem ser uma maneira eficaz de aliviar essas tensões. • Socialização: As aulas de forró são realizadas em grupo, o que proporciona uma oportunidade valiosa para socializar. Isso é importante para o bem-estar, pois a interação social pode melhorar o estado de espírito, criar conexões sociais e reduzir a sensação de isolamento, o que pode ser particularmente relevante para estudantes e trabalhadores que passam muito tempo focados em suas tarefas. • Alívio do Tédio e Rotina: Tanto estudantes como trabalhadores podem sentir-se presos em rotinas monótonas. Aulas de forró oferecem uma pausa na rotina e uma atividade empolgante e diferente para experimentar. Isso pode ajudar a quebrar a monotonia e aumentar o entusiasmo pela vida cotidiana. • Desenvolvimento de Habilidades: Aprender a dançar o forró envolve a aquisição de novas habilidades e a superação de desafios. Isso pode aumentar a autoconfiança, a autoestima e a sensação de realização. • Expressão Criativa: A dança é uma forma de expressão criativa, permitindo que as pessoas expressem suas emoções e sentimentos de maneira não verbal. Isso pode ser terapêutico e oferecer um escape saudável para o estresse e as preocupações. • Diversão e Lazer: Por fim, a dança, incluindo o forró, é divertida. Participar de atividades que você gosta e que lhe trazem alegria é essencial para o bem-estar emocional. Trabalhadores e estudantes podem se beneficiar de uma pausa da rotina diária para se divertir e relaxar. Vale ressaltar que a grande maioria dos participantes do projeto são trabalhadores, a prática da atividade física tem se mostrado essencial para promover bem-estar, sendo essencial o incentivo para que eles se exercitem e relaxem a mente, quando o trabalhador chega no trabalho relaxado,. Essas práticas não apenas beneficiam os trabalhadores individualmente, mas também contribuem para um ambiente organizacional mais saudável e produtivo como um todo. Sendo assim, observa-se uma melhoria do bem-estar desses trabalhadores e melhoria de suas relações familiares, promovidos pelo bem-estar que o forró oferece.
Público Alvo
Pessoas com 18 anos de idade ou mais aptas a prática da dança
Objetivo Geral
Divulgar a cultura da dança como meio de melhoria da qualidade de vida
Objetivo Específico
Ensinar as bases da dança de forró para que os alunos dancem a 3 (Dama, cavalheiro e música) Proporcionar bem-estar físico e mental a trabalhadores, estudantes e comunidade em geral.
Metodologia
Para iniciar as turmas é aberto um formulário de inscrição a fim de que os interessados se manifestem e seja feita uma pesquisa com mais detalhes das características dos participantes e ao final é realizada uma nova consulta para que tenhamos dados para possíveis publicações. O público beneficiado pelo projeto é qualquer pessoa que tenha interesse em aprender a dançar forró, que seja maior de 18 anos, o que abrange muitos alunos e professores de diversas instituições de ensino de Sobral, bem como comerciantes e pessoas das diversas áreas do mercado de trabalho. Em cada módulo são abertas 60 vagas, 30 vagas para condutores e 30 vagas para conduzidos, o número de inscrições é sempre satisfatório, de modo que todas as vagas são preenchidas e sempre fica um bom quantitativo de pessoas na lista de espera. As aulas acontecem em dois módulos, um módulo de xote iniciante e outro módulo de forró estilizado, também para iniciantes. Cada módulo dura em média 2 meses. As aulas acontecem no IFCE, duas vezes na semana, no turno da noite, com duração de 1h30m. O projeto também promove ações nas praças e espaços públicos da cidade de Sobral (Praça São João, Arco, Lagoa da fazenda, Alto do Cristo, etc), por meio de práticas de forró abertas ao público, nesses momentos é percebido uma interação com a população que muitas vezes participam da prática junto com o grupo e buscam informações para participarem das próximas turmas. Além disso, o grupo também recebe convites para participar de eventos de instituições da cidade, como da própria prefeitura, do IFCE, da UVA, SESC, entre outros. Para controle da frequência é feita a chamada dos participantes em cada aula. Ao final de cada módulo, é feito um baile de formatura e os participantes recebem o certificado de formação. Ao final das aulas, a equipe sempre sai satisfeita com trabalho realizado e os colaboradores ainda se sentem motivados a abrir novas turmas. A prática das aulas de forró realmente está sendo bem aderido pela comunidade sobralense. Aproximadamente 500 pessoas já foram formadas desde que o projeto foi iniciado. A ação é avaliada por todos, alunos e instrutores. Durante a realização do projeto pelo feedback dos participantes. Para isso temos um grupo no WhatsApp onde existe a comunicação fora do horário das aulas. As declarações dos alunos influenciam nosso plano de ação para as aulas subsequentes. A execução das aulas será feita pelos membros da equipe com revezamento do protagonismo da fala/condução. Em um determinado momento da aula a turma será dividida entre a equipe executora para uma melhor orientação. A avaliação é feita a cada aula por meio das apresentações feitas ao final da aula sendo o planejamento das aulas seguintes orientados por essa apresentação. Ao final do curso faremos um novo questionário a fim de que os alunos possam avaliar o desenvolvimento do projeto, dando sugestões de melhoria.