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Campus:
CAMPUS AVANÇADO PECÉM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Basquete na Escola
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
19/02/2024
Previsão de Fim:
28/06/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
São Gonçalo do Amarante
Fortaleza
Caucaia
Formas de Avaliação:
Frequência
Relatório
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Fernando Michael Pereira Nobre
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Fernando Michael Pereira Nobre IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 19/02/2024 28/06/2024
Francisca Maria Damasceno Gois IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 19/02/2024 28/06/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
IFCE - CAMPUS CAUCAIA Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Projeto Basquete na Escola tem o propósito de desenvolver os aspectos teórico-práticos e socioculturais da modalidade através da vivência das diversas possibilidades esportivas dentro do processo formativo para cidadania, integralidade e criticidade. Trata-se de uma iniciativa do Setor de Educação Física e Esportes (SEFE) do Pecém, em parceria com o Campus Caucaia, para fomentar o basquetebol entre estudantes adolescentes da região formada pelos municípios de São Gonçalo do Amarante, Caucaia e Fortaleza.
Justificativa
Um projeto de extensão que vise fomentar a prática esportiva torna-se relevante para potencializar os benefícios do Esporte na formação do indivíduo e transformação da sociedade (UNESCO, 2013), uma vez que pode permitir um maior empoderamento dessas práticas para o contexto do lazer e do cotidiano, bem como, as experiências e atitudes construídas nesse processo. A existência de possibilidades ampliadas para prática de algumas modalidades esportivas (ex. Futsal e Futebol), em detrimento da limitação para outras modalidades (ex. Basquetebol, Voleibol, entre outras), aumenta a necessidade de promoção do esporte na cidade de Caucaia, através do desenvolvimento de um projeto de extensão. Desta forma, ampliar essas experiências pode colaborar, a curto prazo, para o desenvolvimento esportivo e, a longo prazo, no desenvolvimento sustentável dos jovens e da sociedade local.
Público Alvo
O projeto ofertará 20 vagas para participação de pessoas da comunidade externa, com faixa etária acima de 14 anos de idade, autorizadas pelos pais/responsáveis para participação no projeto.
Objetivo Geral
Desenvolver os aspectos teórico-práticos e socioculturais do Basquetebol através da vivência das diversas possibilidades esportivas dentro do processo formativo para cidadania, integralidade e criticidade.
Objetivo Específico
 Desenvolver experiências esportivas ampliadas por meio do Basquetebol;  Desenvolver conhecimentos relativos ao processo formativo para cidadania, integralidade e criticidade, por meio de uma prática refletiva e de uma teoria vivida;  Construir manifestações de lazer relativas às modalidades esportivas, atuando, também, na organização de eventos esportivos em Basquetebol;  Contribuir para o desenvolvimento do Esporte na região metropolitana de Fortaleza.
Metodologia
As atividades acontecerão no ginásio poliesportivo do IFCE Campus Caucaia, parceiro do projeto, durante o semestre de 2024.1, conforme calendário letivo da instituição. As aulas serão realizadas pelo professor de Educação Física do IFCE Campus Pecém. A participação dos alunos deverá ser autorizada pelos pais/responsáveis, para menores de idade, por meio do preenchimento e assinatura do termo de autorização para prática de atividades físicas e esportivas relativas ao projeto. Quanto à permanência do aluno no projeto, é necessário que o mesmo possua uma frequência acima de 75% nas atividades propostas para gozar do direito aos demais processos avaliativos e certificação. As aulas serão realizadas, inicialmente, nas segundas-feiras e sextas-feiras, com duração de duas horas por sessão, exceto em semanas de eventos e ações excepcionais que necessitem de modificação da hora-aula ou sua reposição. As aulas serão estruturadas conforme recomendações para a elaboração de uma Formação Esportiva Universal (GONZÁLEZ; BRACHT, 2012; OLIVEIRA; PERIM, 2009; UNESCO, 2013), considerando conteúdos e propostas pedagógicas elaboradas para esse processo. As aulas serão ministradas com atividades em práticas estruturadas. Durante o projeto, serão coletadas informações qualitativas e quantitativas a respeito do conhecimento dos jovens sobre o esporte na formação esportiva e na transformação social, utilizando-se de diferentes metodologias e instrumentos de avaliação desses elementos (OLIVEIRA; PERIM, 2009). O processo avaliativo dos alunos acontecerá de forma contínua e cumulativa durante todo o processo de ensino-aprendizagem. Os instrumentos utilizados serão: frequência presencial registrada, participação e desenvolvimento nas atividades práticas/aulas do curso e entrega de relatórios. A certificação do aluno, ao final do projeto, será emitida caso obtenha-se uma frequência acima de 75%, com nota final igual ou superior a 6,0 (seis) considerando a sua participação e desenvolvimento nas atividades do curso.