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Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Entre Sambas e Choros
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Música
Data de Início:
15/01/2025
Previsão de Fim:
12/12/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
15
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Crateús
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Formas de Divulgação:
Folder
Redes sociais
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Crisyani Soares Lima
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Anderson Leandro Ferreira do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 15/01/2025 12/12/2025
Antonio Uenio Paiva Araujo IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 15/01/2025 12/12/2025
Carlos Eduardo Martins Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 15/01/2025 12/12/2025
Crisyani Soares Lima IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 15/01/2025 12/12/2025
Davi Rodrigues de Castro IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 15/01/2025 12/12/2025
Francisca Amanda Bezerra Felix IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/01/2025 12/12/2025
Francisco Lucas França Holanda IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 15/01/2025 12/12/2025
Francisco Vitor Herminio de Sousa Faculdade Princesa do Oeste Integrante Sem vínculo Não 2 15/01/2025 12/12/2025
Iohannah Krishna Malveira Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 15/01/2025 12/12/2025
Jó Emanoel Soares Veras Mourão IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 15/01/2025 12/12/2025
Marcia Cavalcante de Oliveira Prefeitura Municipal de Crateús Integrante Sem vínculo Não 2 15/01/2025 12/12/2025
Marcos André Gomes Moreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 15/01/2025 12/12/2025
Maria Rita Sousa Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 15/01/2025 12/12/2025
Sâmya Rodrigues Jorge IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 15/01/2025 12/12/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto tem por objetivo a formação e manutenção de um grupo musical cujo repertório abrangerá gêneros como choro, samba, bossa nova, etc. Serão promovidos encontros/ensaios semanais, onde instrumentistas e cantores poderão desenvolver estudos teóricos e práticos a partir de músicas que marcaram e marcam a música popular brasileira. O maior intuito será promover um diálogo entre a instituição e a comunidade externa por promover uma formação de grupo que possua tanto estudantes do Instituto Federal do Ceará quanto membros da comunidade externa. Além disso, espera-se que possa ser feito uma aproximação entre a instituição e a comunidade externa através do uso das apresentações performáticas em espaços diversos da cidade como ferramenta educativo-musical de divulgação da música popular brasileira para a plateia de Crateús e região.
Justificativa
O projeto Entre Sambas e Choros como mantenedor de um grupo musical de música popular brasileira se mostra importante em diversos pontos. Primeiro, a prática de conjunto que é o pilar deste projeto, conforme aponta França e Swanwick (2022) é parte essencial da formação musical no contexto educacional e social. Isso ocorre por haver na performance coletiva importantes atividades que promovem o amadurecimento de conhecimento dos músicos, como compor música, praticar no instrumento/voz e ouvir repertório. Ainda que o sertão de Crateús possua importantes e tradicionais grupos musicais de música popular, é importante a formação e o desenvolvimento dessas práticas também dentro de instituições de ensino como IFCE com estudos guiados de história da música, técnica, estética, composição e interpretação de modo a fortalecer o diálogo entre o curso de licenciatura em Música e a comunidade externa por meio de uma formação instrumental/vocal do grupo que tenha como protagonistas membros destes dois âmbitos, permitindo assim, que os ensaios sejam um espaço de trocas artísticas ativas. Além disso, as práticas coletivas desenvolvidas nas rodas de samba e de choro, por exemplo, trazem processos de ensino e aprendizagem musical peculiares ao formato formal educacional por terem se desdobrado nos ambientes extra-escolares ou extra-conservatoriais (SANDRONI, 2000). Assim, trazer esse formato para a instituição vai além de fortalecer o diálogo entre o curso de Música e a comunidade. Ele permite aprofundar a comunicação entre os conhecimentos acadêmicos de educação musical e os conhecimentos culturais populares e o repertório, além de divulgar o resultado dessa interlocução para o público. A própria apresentação do que for construído nos encontros/ensaios para o público também justifica a importância do projeto tanto para os membros participantes quanto para as plateias. Segundo Paynter (1982), a performance auxilia na independência criativa dos artistas músicos, visto que é no processo de construção das apresentações no palco que o instrumentista/cantor poderá amadurecer seus posicionamentos interpretativos, sua audição, sua improvisação e sua forma de expressar através da arte. Assim, os grupos do projeto possibilitam essas experiências para seus integrantes, tanto alunos da licenciatura em Música quanto músicos da comunidade, o que agrega experiência formativa para todos. É importante também ressaltar que os próprios músicos da comunidade externa que participam do grupo demandavam um espaço de prática de conjunto como o que é construído no projeto. Além disso, as apresentações do grupo também são demandadas por diversos espaços externos ao Instituto Federal do Ceará, como por exemplo, as práticas culturais na Feira de Agricultura Familiar de Crateús, o Encontro de Bandas realizado pela prefeitura de Ipaporanga e os eventos realizados na Universidade Federal do Ceará campus Crateús.
Público Alvo
A comunidade beneficiada será composta por dois grupos: O público direto e o público indireto. Público Direto: são os Instrumentistas/cantores com idade igual ou superior a 18 anos, que participam diretamente da formação instrumental/vocal, no curso de Licenciatura em Música do IFCE campus Crateús. Para as vagas nas cordas dedilhadas (violão de sete cordas, violão de seis cordas e cavaco), serão cobradas as habilidades de leitura de cifras, especialmente tetracordes, e de performar no instrumento ritmos brasileiros, como samba, choro e bossa. Para as vagas de sopros (flauta transversa, clarinete e sax), serão cobradas as habilidades de leitura de partitura, e de performar no instrumento ritmos brasileiros, como samba, choro e bossa. Público Indireto: serão as pessoas que compõem o público nas apresentações que serão feitas nos mais diversos espaços institucionais e culturais da cidade de Crateús e região.
Objetivo Geral
Promover, através da prática de conjunto, relações dialógicas educacionais e culturais em seus diversos aspectos técnicos, históricos, estéticos, interpretativos e performáticos entre os instrumentistas que possuem vínculo com o curso de Licenciatura em Música e os instrumentistas da comunidade externa.
Objetivo Específico
• Estudar o repertório da música popular brasileira, especialmente samba e choro, em seus diversos aspectos de forma espiral – história, técnica, estética, forma de transmissão, interpretação e performance; • Desenvolver arranjos de forma coletiva para performance dos grupos; • Promover vivências e culminâncias para apresentar o trabalho dos grupos para plateias formadas em praças, escolas, teatros e demais espaços pertinentes em Crateús e região.
Metodologia
O projeto, por se tratar de um grupo de formação continuada, já possui membros. O grupo possui um encontro semanal de duas horas cujo dia e horário ainda será definido de acordo com a disponibilidade dos integrantes. Poderão haver mais encontros dependendo da necessidade causada por apresentações marcadas. Quando houver necessidade de entrada de novos membros, a divulgação das vagas serão feitas através das redes sociais ligadas ao curso de Licenciatura em Música e ao IFCE campus Crateús e também por meio de folders. A seleção será sempre feita através de entrevista e audição para músicos com idade igual ou superior a 18 anos. Para as vagas nas cordas dedilhadas (violão de sete cordas, violão de seis cordas e cavaco) serão cobradas as habilidades de leitura de cifras, especialmente tetracordes e inversões, e de performar no instrumento um trecho de um dos arranjos tocados pelo grupo. Para as vagas de sopros, serão cobradas as habilidades de leitura de partitura e de performar no instrumento um trecho de um dos arranjos tocados pelo grupo. Para as vagas de percussão não serão cobrados conhecimentos musicais prévios. Para todos os interessados também será pré-requisito ter disponibilidade de participar dos ensaios e das apresentações do grupo e isso será aferido durante a entrevista. A partir da terceira semana de janeiro, serão retomados os ensaios do grupo. A assiduidade dos participantes será aferida com chamada. A escolha do repertório será feita ao longo dos ensaios de acordo com a observação da coordenadora do projeto sobre a quantidade de instrumentistas e nível técnico no momento. Portanto, a escolha das músicas não é pré-estabelecida. Nesses encontros, após a escolha da próxima música a ser trabalhada, são feitos estudos técnicos, históricos, desenvolvimento de interpretação e expressão de forma coletiva e ensaios de performance com o grupo. Após construção de uma quantidade de três a quatro músicas, serão feitas culminâncias através de apresentações musicais para apresentar de forma pedagógica os estudos feitos e a performance das músicas em público. Prevê-se que a partir de junho de 2025, esse repertório inicial estará desenvolvido. Assim, entre junho e dezembro serão feitas apresentações de acordo com a demanda de convites e paralelamente serão prosseguidos os ensaios e o aumento do repertório. Espera-se que sejam feitos também apresentações especiais em parceria com outro projeto de extensão do IFCE que é o Terças Maiores. As apresentações serão divulgadas em folders no instituto e nas principais contas das redes sociais tanto do IFCE – campus Crateús quanto do curso de licenciatura em Música. A avaliação do projeto será feito através de diálogos com os integrantes dos grupos e através de diálogos com a plateia culminando no relatório final.