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Campus:
CAMPUS MARACANAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
IF Maracanaú Lutas
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
02/09/2024
Previsão de Fim:
02/09/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
15
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Maracanaú
Maranguape
Pacatuba
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Reunião
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Folder
Sistema acadêmico
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Adriano Barros Carneiro
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adriano Barros Carneiro IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 02/09/2024 02/09/2026
Cicero Jose Sousa da Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 02/09/2024 02/09/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
As lutas têm vários princípios filosóficos que são fundamentais para a formação dos valores e atitudes de um indivíduo. Nesse sentido, considera-se de grande importância a utilização do conteúdo lutas como parte integrante do currículo da Educação Física escolar. O contexto cultural das Lutas está inserido na construção histórica das sociedades, as quais elaboram sentidos e significados para as manifestações culturais (BARROS E GABRIEL, 2011). Os autores ainda destacam quanto as Lutas que “seus princípios não preconizam violência, assemelhando-se mais a um jogo ou "esporte" que envolve disputa de espaços, equilíbrio e desequilíbrio [...]” (p. 78). Nesse sentido, o conteúdo Lutas, quando aplicado de forma planejada e com objetivos bem definidos, tem papel fundamental na contribuição para a formação da cultura corporal de movimento dos alunos. Portanto, não apenas como um projeto de lutas na escola, as lutas devem ser tema de conteúdo interdisciplinares, objetivando a vivência das mais diversas práticas corporais apresentadas nas artes marciais, principalmente proporcionando aos(as) alunos(as) a reflexão quanto aos princípios filosóficos que cada uma apresenta, tornando possível a formação do aluno mais crítico e reflexivo quanto seu papel na sociedade em que vive (GOMES et al. 2013). A visão de mundo dos alunos e alunas pode ser ampliada a partir da construção crítica dos conhecimentos adquiridos nas aulas com a temática das lutas, conforme apontam Gomes et al. (2013), desde que possa ser conhecido os diversos aspectos que as envolvem, dentre eles os aspectos econômicos, sociais, culturais, estéticos, etc. Os mesmos autores afirmam que as lutas “devem ser produzidas, transformadas, usufruídas e ressignificadas de acordo com as diferentes intencionalidades do processo educativo” (GOMES et al., p. 317, 2013). Essa transformação e ressignificação é que nos faz pensar e refletir sobre as formas de tratar o conteúdo de maneira diferente daquela que aborda somente o fazer, considerando apenas os gestos técnicos. Tendo em vista os mais diversos princípios das artes marciais que proporcionam uma melhor reflexão quanto ao comportamento e agressividade, tais como: lealdade, respeito, aceitação, disciplina, humildade, tolerância, justiça, honestidade, dentre vários outros, a execução desse projeto no IFCE campus Maracanaú pode melhorar os aspectos sociais e de interação entre os(as) alunos(as) e professores(as), proporcionando uma autorreflexão dos alunos e alunas e, a partir disso, fazer com que os aspectos comportamentais e de agressividades, por exemplo, sejam diminuídos, possibilitando que os (as) estudantes passem a ter mais atenção nas aulas e diminuam os conflitos dentro de sala de aula com outros(as) alunos(as) (RUFINO, 2014).
Justificativa
A visão de mundo dos alunos e alunas pode ser ampliada a partir da construção crítica dos conhecimentos adquiridos nas aulas com a temática das lutas, conforme apontam Gomes et al. (2013), desde que possa ser conhecido os diversos aspectos que as envolvem, dentre eles os aspectos econômicos, sociais, culturais, estéticos, etc. Os mesmos autores afirmam que as lutas “devem ser produzidas, transformadas, usufruídas e ressignificadas de acordo com as diferentes intencionalidades do processo educativo” (GOMES et al., p. 317, 2013). Essa transformação e ressignificação é que nos faz pensar e refletir sobre as formas de tratar o conteúdo de maneira diferente daquela que aborda somente o fazer, considerando apenas os gestos técnicos. Portanto, esse projeto justifica-se a partir do momento em que as lutas e as artes marciais auxiliam no desenvolvimento integral do indivíduo, independente da faixa etária. Além da aprendizagem das técnicas de cada modalidade, fomentam a coordenação motora, condicionamento físico e são difundidos diversos valores e conceitos que seguem para toda a vida.
Público Alvo
Pessoas a partir de 14 anos de idade do município de Maracanaú e adjacências.
Objetivo Geral
O projeto tem como objetivo geral promover o desenvolvimento biopsicossocial dos seus praticantes por meio das lutas e artes marciais, sem fins lucrativos nem competitivos.
Objetivo Específico
O projeto oferecerá aulas de Jiu-Jitsu e judô visando ensinar técnicas, regras e disciplina inerentes à arte marcial, desenvolvendo o lado cognitivo, afetivo e o alto conhecimento, além do físico e da mente, de forma integrada.
Metodologia
O projeto oferecerá aulas de jiu-jitsu e judô. As aulas serão ministradas duas vezes na semana por servidores com conhecimentos específicos das referidas artes marciais, orientados e supervisionados pelo coordenador do projeto professor Dr. Adriano Barros Carneiro que é professor de Educação Física do IFCE campus Maracanaú. O projeto será divulgado amplamente no QAcadêmico, site e redes sociais do IFCE Maracanaú, também serão entregues folderes e colocados cartazes nos flanelógrafos do campus. O projeto oferecerá 30 vagas por turma, sendo 20 dessas vagas para o público externo (comunidade) e 10 vagas para o público interno. As pessoas interessadas deverão preencher um formulário de inscrição on-line (Google Forms). Além das aulas serão desenvolvidas oficinas e rodas de conversa com os alunos e familiares sobre diversas temáticas, como por exemplo: a violência no esporte, saúde e qualidade de vida; além da produção de conteúdos digitais relacionadas às práticas esportivas. Ao final de cada mês os participantes de uma reunião com a equipe do porjeto visando avaliar as aulas e ações desenvolvidas por meio de uma pesquisa de satisfação. Os participantes serão avaliados pela frequência e participação nas aulas. Ao final de cada bimestre será feito um relatório sobre as avaliações realizadas e esse relatório será apresentado e discutido por todos os participantes, familiares e equipe visando à melhoria das aulas e ações desenvolvidas.