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Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
English Club 14a Temporada
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Línguas Estrangeiras
Data de Início:
07/03/2024
Previsão de Fim:
27/06/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
5
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Debate
Reunião
Pesquisa de Satisfação
Frequência
Relatório
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Site institucional
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Renato Barros da Costa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Aline Ribeiro Gomes USP, egressa da UFC e egressa de projetos de extensão do IFCE Campus Fortaleza Integrante Sem vínculo Não 2 07/03/2024 27/06/2024
Renato Barros da Costa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 07/03/2024 27/06/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A ação de extensão denominada "English Club" consiste numa oportunidade de prática de produção oral em língua inglesa. O projeto tem sido realizado desde o semestre letivo 2017.1, com êxito recorrente, e agora continua em sua DÉCIMA QUARTA temporada.
Justificativa
É em cursos de língua inglesa especializados que costumeiramente se desenvolvem as habilidades linguísticas produtivas – produção oral (falar) e produção escrita (redigir) – em contraste com o aprendizado escolar da língua, que tende a tradicionalmente focar apenas na habilidade de compreensão leitora (ler). No caso da participação do público externo que já estuda inglês nas escolas, este projeto do IFCE oferece a possibilidade de praticar conversação, além da leitura que já lhes é costumeiro. E o mesmo também é verdade para o público interno do projeto, em sua maioria alunos do IFCE Campus Sobral, cujas disciplinas obrigatórias de inglês também focam apenas na habilidade de leitura técnica. Desta forma, a ação de extensão English Club é a única iniciativa no campus até o momento que atua no desenvolvimento de uma das habilidades linguísticas produtivas (produção oral). Todo o projeto foi construído de modo a associar o desenvolvimento da habilidade comunicativa à prática em interações significativas, de cunho real ou simulado, elemento essencial ao desenvolvimento da proficiência linguística (JOHNSON & JOHNSON, 1999: 174). O English Club é um espaço em que o participante poderá realizar esse tipo de atividade como complementação ao seu estudo em alguma disciplina, curso de inglês, ou mesmo como uma forma de retomar uma prática suspensa.
Público Alvo
Alunos de outras Instituições de Ensino Superior, alunos de escolas de ensino médio ou técnico de Sobral e região, profissionais de quaisquer áreas (independentemente de vínculo com instituição de ensino), comunidade em geral, tendo em comum o desejo de desenvolver sua fluência oral em língua inglesa. Desde a agosto de 2020, quando o projeto passou a ser realizado online, ampliou-se consideravelmente a participação, facilitando a inclusão de participantes da região adjacente a Sobral, bem como de cidades mais distantes.
Objetivo Geral
Propor atividades linguísticas para que os participantes possam desenvolver a habilidade comunicativa de produção oral em língua inglesa
Objetivo Específico
1) Oferecer oportunidades de discussões de temas diversos para que os participantes possam desenvolver as quatro habilidades comunicativas – compreensão oral (ouvir), compreensão escrita (ler), produção oral (falar) e produção escrita (redigir) – em língua inglesa, com ênfase na habilidade de produção oral 2) Fomentar a prática de habilidades paralelas às linguísticas, a exemplo de análise crítica e desenvoltura ao falar em público.
Metodologia
[CONCEITO DE CLUBE COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA E FUNCIONAMENTO GERAL] Uma característica que distingue o presente projeto das disciplinas regulares (componentes curriculares dos cursos técnicos e superiores do IFCE Campus Sobral) é a adoção da analogia com um “clube”. Nosso objetivo é, com isso, tornar o ambiente um pouco menos formal e mais flexível do que uma aula tradicional, com o intuito de cativar não somente aqueles que estariam dispostos a incluir o English Club em sua rotina de estudos, mas também o público que tem dificuldade em estabelecer uma frequência regular, como é normalmente cobrado. Em um clube, vai quem quer, chega-se na hora que pode, deixa-se o local na hora pretendida. O participante é livre para aparecer quando quiser, aderindo às atividades (ou desistindo delas) em qualquer momento durante o andamento do projeto. Outra característica derivada do conceito de clube está mais ligada ao aspecto metodológico. O professor-facilitador ofertará semanalmente um ambiente favorável à interação significativa, de cunho real ou simulado, e toda a atividade será realizada em língua inglesa. Os conteúdos dos encontros não são pautados por uma sequência pedagógica pré-definida, como nas disciplinas regulares ou em cursos de inglês convencionais. A intenção com a diminuição de formalidade e o aumento de flexibilidade é permitir que a pauta de discussão seja construída de modo mais democrático, permitindo que os assuntos surjam também das necessidades dos participantes nos próprios encontros, em contraposição a uma pauta construída somente pelo olhar do professor, da instituição (ou do escritor do material didático adotado, como é comum em alguns cursos de idiomas). O que chamamos de “conceito de clube” (participação sem necessidade de frequência mínima obrigatória, possibilidade de horários livres de entrada e saída na reunião, e liberdade para adesão ao clube – ou desistência - a qualquer momento do projeto) tem sido frequentemente avaliado como positivo pelos participantes. Para vários deles, o fato de ser um “clube” é fator determinante de sua participação nos encontros. Portanto, consideramos de suma importância a manutenção dessa flexibilidade. O único aspecto que foge levemente de tal tendência é um breve cadastro obrigatório para os participantes, que é feito através de uma ficha preenchida via Google Formulários, que coleta informações para compor um perfil básico dos participantes, a exemplo de dados cadastrais, origem (se estudante do IFCE, servidor, ou público externo), declaração de etnia, dentre outros dados. [CONTINUAÇÃO DO PROJETO EM MODALIDADE ONLINE] O projeto tem sido desenvolvido em modalidade online desde o final da 6ª temporada. Inicialmente, isto nos foi imposto pelas condições da pandemia de Covid-19 da época, mas devido ao impacto positivo da modalidade online na participação da comunidade nas atividades do projeto, decidiu-se, em diálogo com o coordenador de extensão do Campus Sobral, Prof. Fabiano Carneiro Ribeiro, e com a Profa. Daniele Maria Alves Teixeira Sá chefe do Departamento de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (DEPPI – Campus Sobral) continuar desta forma. Além disso, por repetidas vezes, as pesquisas de satisfação (incluídas nos relatórios finais de cada temporada) revelaram que a maioria dos respondentes não poderia continuar a atividade a não ser que continuasse de modo online. No caso do último relatório, quase todos os respondentes (95,5% - todos exceto um) escolheram a opção “Se fosse presencial, eu não poderia ter participado.” (O único que não respondeu assim escolheu a opção “Para mim, tanto faz”.) Isso demonstra que a continuação das próximas temporadas em modalidade remota é essencial à manutenção da frequência na ação. [SECRETARIADO] O secretariado do clube tem por funções auxiliar o Prof. Renato Costa durante as reuniões de conversação, gerenciando entrada e saída de participantes, bem como monitoração e interação no chat do Google Classroom. O secretário que atuou entre as 11ª e 13ª temporadas comunicou no final da última temporada o encerramento de seu secretariado (mas não a participação nas reuniões do clube). Na 14ª temporada, o secretariado do projeto ficará a cargo de Aline Ribeiro Gomes, doutoranda pela USP, membro do English Club há várias temporadas, e também egressa de dois projetos de extensão do IFCE Campus Fortaleza (“Saúde + Consciência” e “Dançar é Lazer”). [AVALIAÇÃO] O processo de avaliação do projeto tem caráter contínuo. Do ponto de vista qualitativo, a cada encontro é dada a oportunidade para os alunos expressarem suas opiniões com relação àquela reunião específica. O diálogo aberto permite que haja feedback e aplicação de estratégias de melhoria paralelamente ao andamento da temporada vigente. Também, ao final de cada temporada, entra em pauta uma conversa mais demorada com o objetivo de levantar os méritos e gerar sugestões para a temporada seguinte. Este momento mais detalhado também incluirá uma pesquisa de satisfação por meio de um formulário lançado aos participantes através da ferramenta digital Google Formulários. Do ponto de vista quantitativo, há dois tipos de contagem. Primeiro, conta-se e registra-se os nomes dos participantes de cada reunião. É importante considerar, no entanto, que os números obtidos dessa contagem não necessariamente representam a quantidade de alunos frequentando regularmente o projeto, mas sim a quantidade de VISITAS que o English Club recebeu. Isso se explica pelo próprio desenho do projeto: participação sem necessidade de frequência obrigatória, horários livres de entrada e saída na reunião, e surgimento de novos participantes a qualquer momento da temporada. Além disso, há tanto participantes assíduos, como aqueles que vieram apenas uma vez. Por essas razões, por mais que pretendamos contabilizar o número simples de participantes distintos da temporada, insistiremos em contabilizar o número de visitas. Entendemos que isso acaba sendo mais coerente com a proposta do clube e acaba revelando dados úteis da frequência dos participantes. Mesmo assim, uma segunda contagem é feita, considerando apenas o número de participantes em si que frequentaram a temporada. [DECLARAÇÕES DE PARTICIPAÇÃO] Em conversa com o Prof. Fabiano Carneiro, coordenador de extensão do campus, e em conformidade com as normativas, ficou confirmada desde o final da 13ª temporada, a viabilização de emissão de DECLARAÇÕES DE PARTICIPAÇÃO. Ficou decidido que os alunos que frequentarem o mínimo de 70% das reuniões, receberão as declarações. [DIVULGAÇÃO] A divulgação do projeto (e dos English Club Seminars) será feita por meio das mídias sociais e site da Instituição, com o auxílio do Setor de Comunicação Social e Eventos do Campus Sobral. Também será feita, dependendo do surgimento de oportunidade, por meio de outras mídias locais, convites e outros meios disponíveis, a exemplo de uma matéria em vídeo pela TV diário, que cobriu a primeira reunião da primeira temporada, anos atrás, mas que, infelizmente, não se encontra mais à disposição. Com o intuito de atrair/mobilizar novos componentes ao clube, a estratégia que julgamos compatível com nossa realidade local foi a seguinte: Em conferência com a Profa. Daniele Maria Alves Teixeira Sá chefe do Departamento de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (DEPPI – Campus Sobral), a partir da 14ª temporada, tão logo recebamos a validação do projeto, será realizada uma ação de contato com os parceiros do IFCE Campus Sobral. Serão enviados e-mails para uma lista de instituições parceiras, divulgando detalhadamente e lançando convites para participação nas atividades do English Club.