Exibir Ação

Campus:
CAMPUS AVANÇADO PECÉM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
UMA ESTRATÉGIA PARA MELHORAR A COMUNICAÇÃO ENTRE TRABALHADORES E VISITANTES ESTRANGEIROS NO SETOR DE RESTAURANTES DA REGIÃO DO PECÉM
Área Temática:
Comunicação
Linha de Extensão:
Línguas Estrangeiras
Data de Início:
15/03/2024
Previsão de Fim:
28/06/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
São Gonçalo do Amarante
Formas de Avaliação:
Reunião
Frequência
Relatório
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Site institucional
Sistema acadêmico
Folder
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Candida Salete Rodrigues Melo
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Candida Salete Rodrigues Melo IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 15/03/2024 28/06/2024
Natan Vitorino de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 15/03/2024 28/06/2024
Paula Raisa Almeida Venancio IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 15/03/2024 28/06/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto pretende trazer uma proposta de melhorar a comunicação entre trabalhadores da rede de serviços de restaurantes e clientes estrangeiros, no que se refere à compreensão dos pratos ofertados por esses estabelecimentos.
Justificativa
A globalização, processo de interligação do mundo, trouxe novas tecnologias que permitem a troca rápida de informações entre pessoas, como a internet. Também podemos constatar uma invasão e troca de mercadorias, serviços, tecnologias, pessoas etc., em escala global, tendo, nesse cenário, o inglês como a língua predominante. O Brasil é um país com uma única língua oficial – portuguesa- e possui um baixo número de falantes do inglês como língua estrangeira. De acordo com um estudo realizado pelo British Council em 2023, apenas 5% dos brasileiros têm conhecimento do inglês, e desses, apenas 1% possui fluência no idioma. Esse fato pode trazer problemas de comunicação entre a população local e visitantes estrangeiros, principalmente em área de constante fluxo de turistas de outros países. O complexo portuário do Pecém conta com grandes indústrias multinacionais, além de um porto onde desembarcam navios vindos de várias partes do mundo. Com isso, o local recebe uma demanda constante de estrangeiros e aumenta a necessidade de melhoria na comunicação entre esses visitantes e os trabalhadores locais, principalmente aqueles que lidam com atendimento em restaurantes. Os ruídos são barreiras que podem impedir um processo de comunicação eficaz. Tais eventos podem se dar de forma semântica quando o emissor e o ouvinte têm interpretações distintas dos sentidos de certas palavras. Em um ambiente de interlocução desenvolvido em restaurantes, essa falha de comunicação pode trazer consequências como risco de intoxicação alimentar, caso o visitante faça ingestão de algum prato com ingredientes aos quais seja alérgico. Foi pensando em evitar esses possíveis problemas que nos propomos a desenvolver um projeto junto à comunidade do Pecém, por meio de conhecimento da língua inglesa, esperando minimizar possíveis danos decorrentes de má interpretação linguística.
Público Alvo
Trabalhadores da área de restaurantes da cidade do Pecém.
Objetivo Geral
O presente trabalho tem como objetivo principal melhorar a comunicação entre os moradores da cidade do Pecém e os falantes de língua inglesa por eles atendidos nos restaurantes da região.
Objetivo Específico
Para que o objetivo principal seja alcançado, é necessário que outros outras metas sejam alcançadas. São elas: • Levantar as condições dos cardápios de restaurantes da sede do Pecém; • Analisar o perfil dos cardápios utilizados pelos restaurantes da região; • Elaborar, junto à comunidade, um cardápio com transcrições em língua inglesa que auxilie na comunicação entre a comunidade e seus visitantes; • Organizar evento de apresentação do cardápio à população local.
Metodologia
*Na etapa de planejamento, os integrantes irão ter reuniões para serem apresentados ao projeto, fazer leitura de literatura na área com discussões e conhecerem as funções de cada membro. *Na execução, após envio de ofício aos estabelecimentos a serem visitados, os estudantes farão uma visita a quatro (4) restaurantes da sede do Pecém para levantarem dados sobre que cardápios usam e quais comidas regionais são ofertadas pelos mesmos, assim como quais os ingredientes utilizados para fazê-los. *De posse dos dados dos menus, a equipe executora (professora coordenadora e estudantes) irá elaborar um cardápio único em português/inglês com os pratos com maiores ofertas pela comunidade local, tendo como foco principal a presença dos ingredientes utilizados na confecção dessas iguarias em língua inglesa. *Após a conclusão do cardápio com informações em português e inglês, haverá uma apresentação desse material para a comunidade em um evento no campus do IFCE Pecém.