Exibir Ação

Campus:
CAMPUS MARACANAU
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Semana de Integração Científica - 2024
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Espaços de ciência
Data de Início:
25/11/2024
Previsão de Fim:
29/11/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
2000
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
5000
Carga Horária de Execução do Evento:
40
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Pacatuba
Maranguape
Maracanaú
Guaiúba
Fortaleza
Caucaia
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Frequência
Questionário
Participação
Formas de Divulgação:
Rádio
Redes sociais
Site institucional
Sistema acadêmico
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Ciclo de Debates
Encontro
Feira
Mesa Redonda
Minicurso
Mostra
Oficina
Palestra
Seminário
Nome do Responsável:
Luis Jose Silveira de Sousa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Luis Jose Silveira de Sousa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 01/03/2024 29/11/2024
Mariana Bezerra Macedo IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 01/03/2024 29/11/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Semana de Integração Cientifica (SIC) é fruto de uma cultura já consolidada de pesquisa e extensão no campus de Maracanaú do Instituto Federal do Ceará (IFCE). A ação nasceu em 2014 com objetivo de integrar os eventos científicos que já vinham sendo desenvolvidos. A SIC engloba os seguintes eventos: COMSOLiD - Comunidade Maracanauense de Software Livre e Inclusão Digital, ligado ao Eixo da Computação; SETIN - Semana de Tenologias Industriais, vinculada ao Eixo da Indústria; SEMANQ - Semana da Química, realizada pelo curso de Licenciatura em Química e SETAMB – Semana de Engenharia e Tecnologias Ambientais. Além disso, a SIC também traz eventos que já se consolidaram na programação como o Enactus Day; o IFCE Inclusivo e o SERES, que é um Seminário ligado ao Mestrado em Energias Renováveis do IFCE, sediado no campus de Maracanaú. Ao longo dos anos, com o crescimento do ampus e o surgimento de outros cursos, mais eventos foram incorporados à SIC. É o caso da Semana da Matemática - SEMAT, realizaa pelo curso de Licenciatura em Matemática do campus, e a SEMINT - Semana dos curso Técnicos Integrados, que reúne as atividades artísticas, culturais e científicas dos alunos dos cursos técnicos integrados do campus. Por fim, mas não menos importante, temos as participações dos núcleos NEABI e NUGED do campus de Maracanaú.
Justificativa
A realização deste evento oferece a oportunidade para discentes e docentes apresentarem à comunidade suas descoberta nos campos da pesquisa científica, extensão, inovação e desenvolvimento tecnológico. Além disso, leva para a comunidade de Maracanaú, particularmente aos alunos de escolas municipais estaduais, informações sobre os cursos do IFCE, as oportunidades que esses alunos podem ter e que está presente em sua cidade. É um evento que leva aos jovens as dimensões de pesquisa, extensão, inovação... que muitas vezes está longe de suas realidades, fazendo-os descobrir essa dimensão do ensino que vai muito além do conteúdo visto nas aulas convencionais. É uma oportunidade para viver a integração entre ensino, pesquisa e extensão em atividades práticas.
Público Alvo
Alunos e professores das escolas municipais e estaduais do município de Maracanaú. Alunos e professores de outras instituições de ensino das cidades vizinhas como Fortaleza, Guaiúba e Pacatuba, Caucaia e Maranguape.
Objetivo Geral
Compartilhar com a comunidade externa e interna as ações de pesquisa, extensão, inovação, empreendedorismo e desenvolvimento tecnológico, ações de melhoria da assecibilidade, de combate ao racismo, de apoio às minorias... que estão sendo realizadas no IFCE campus Maracanaú.
Objetivo Específico
Incentivar nos alunos o gosto pela pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo. Divulgar o conhecimento gerado na instituição através de debates, oficinas, palestras e minicursos oferecidos ao longo do evento. Divulgar para as empresas do município de Maracanaú, particularmente, o conhecimento gerado no campus e as competências que os alunos estão desenvolvendo em trabalhos de pesquisa e desenvolvimento, realizados nos laboratórios do campus.
Metodologia
A SIC é formada pelos seguintes eventos integrantes: COMSOLiD - Comunidade Maracanauense de Software Livre e Inclusão Digital SETIN - Semana de Tecnologia Industriais; SEMANQ - Semana da Química; SETAMB – Semana de Engenharia e Tecnologias Ambientais; Enactus Day - Time ENACTUS; IFCE Inclusivo - NAPNE; SERES - Seminário de Pesquisa e Inovação em Energias Renováveis e Sustentabilidade; II AM MAKER - 2ª Amostra Maker do IFCE-Maracanaú; SEMAT - Semana da Matemáticas; SEMINT - Semana dos curso Técnicos Integrados. Cada evento tem sua metodologia própria, mas em geral compreendem a realização de seminários, jornadas, palestras, mesas redondas, oficinas, minicursos, todos eles presenciais, (com a possibilidade de algum evento híbrido) e com seus métodos próprios de avaliação. A lista de todos os eventos com suas ações específicas encontra-se na página de inscrições (em processo de conclusão). A divulgação será feita através dos meios institucionais (página, acadêmico, mídias) e també de forma direta através de visita e divulgação nas escolas. Cada evento também tem suas próprias redes sociais através das quais são feitas as divulgações.