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Campus:
CAMPUS ACOPIARA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
PALEONTOLOGIA NO ENSINO BÁSICO: CONECTANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA AO ENSINO LÚDICO
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
20/03/2024
Previsão de Fim:
20/11/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
180
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
360
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Acopiara
Formas de Avaliação:
Testes Objetivos
Testes Subjetivos
Reunião
Pesquisa de Satisfação
Frequência
Questionário
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Site institucional
Folder
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Canuto Diogenes Saldanha Neto
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Jasmim Messias Moura IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 20/03/2024 20/11/2024
Bianca de Souza Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 3 20/03/2024 20/11/2024
Canuto Diogenes Saldanha Neto IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 20/03/2024 20/11/2024
Francisco Cauã Alves Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 20/03/2024 20/11/2024
Marcos Andre Fontenele Sales IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 20/03/2024 20/11/2024
Nathylle Oliveira Aires IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 20/03/2024 20/11/2024
Rafael Carvalho Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Sim 3 20/03/2024 20/11/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Compreendendo a grande importância da Paleontologia para a compreensão holística do indivíduo a respeito de sua relação com o ambiente do qual produto e produtor, o projeto PALEONTOLOGIA NO ENSINO BÁSICO: CONECTANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA AO ENSINO LÚDICO tem como objetivo discutir conhecimentos acerca da temática utilizando a ciência e a ludicidade como principais ferramentas de ensino-aprendizagem. Tendo como público-alvo estudantes de 9 a 11 anos, matriculados no 6º ano de duas escolas municipais de Acopiara (CE), será desenvolvido em doze encontros, dedicando cada mês a uma turma em específico.
Justificativa
O ensino de Ciências é de extrema importância para o desenvolvimento completo do indivíduo, tanto no âmbito pessoal quanto no âmbito social. É necessário que cada pessoa disponha de um conjunto de saberes, em grande parte científicos, para compreender fenômenos importantes do mundo em que se insere, e ser capaz de tomar decisões informadas, tendo em vista uma perspectiva de responsabilidade social. É nesse cenário que se faz importante a atuação da escola nos níveis básicos de ensino, que tem por missão veicular e garantir a compreensão de conceitos, processos e natureza dos saberes científicos, sendo importante assegurar uma educação científica de qualidade desde os primeiros anos de escolaridade (MARTINS et al. 2010). Para que este aprendizado seja efetivo é importante envolver as crianças com os fenômenos científicos, instigando a prática no cotidiano da sala de aula, incluindo o trabalho experimental, o aprendizado por investigação, com a finalidade de aquisição de conceitos. Essas metodologias se mostraram bem sucedidas em incrementar o interesse e sucesso dos alunos no aprendizado das Ciências (OSBORNE; DILLON, 2008; SILVA; MORAIS; NEVES, 2013). Nesse contexto, a paleontologia se insere enquanto Ciência a ser trabalhada no ensino básico. Entendida como o ramo da ciência que se dedica a estudar os registros deixados pelos seres vivos que habitaram esse planeta no passado, tem como principal material de estudos os fósseis, sendo através destes que os paleontólogos buscam entender como os organismos passados viviam e interagiam entre si e com o ambiente. Tendo em vista a sua abrangência, essa ciência também pode ser utilizada para explicar conceitos sobre a própria origem do planeta, a formação dos ecossistemas e tipos climáticos em sua essência (GODOI et al. 2022; SILVA et al. 2019). Soares 2015, ainda destaca que por sua característica interdisciplinar, a paleontologia ainda tem caráter facilitador nos processos de entendimento e investigação científica, permitindo a construção de uma visão integrada de ciência. Entretanto no cenário da educação básica brasileira, a paleontologia não tem muito espaço, ela é pouco estudada no âmbito formal, isso quando está ao menos inserida no currículo oficial das disciplinas de Ciência, mesmo tendo um importante papel social de conscientização na preservação do meio ambiente e das riquezas naturais do país (GODOI et al. 2022; MENDES et al. 2015). É dentro deste contexto que o projeto se apresenta como de grande importância na busca pela promoção dos conhecimentos científicos; formação crítica dos estudantes; estímulo à práticas de ensino-aprendizagem lúdicas, dentre outras potencialidade. Destarte, as ações desenvolvidas no projeto também possuem transversalmente a divulgação do IFCE Campus Acopiara, das suas ações e dos seus cursos, em especial, a Licenciatura em Ciências Biológicas e o [futuro] Técnico em Biotecnologia (integrado ao ensino médio).
Público Alvo
Público direto: 180 estudantes do sexto ano das escolas municipais Padre João Antônio e José Adonias Gurgel, situadas na sede do município de Acopiara (CE). Público indireto: 360 estudantes de ambas escolas municipais.
Objetivo Geral
Otimizar a compreensão dos conteúdos em Paleontologia no ensino fundamental II
Objetivo Específico
- Facilitar a compreensão dos princípios básicos da paleontologia através da alfabetização científica; - Contextualizar a Paleontologia como parte necessária para se entender os processos biológicos que ocorrem no nosso planeta; - Desmistificar as possíveis concepções equivocadas que os alunos têm em relação a esses conteúdos; - Produzir coletivamente materiais didáticos para melhor compreensão da temática através de práticas lúdicas.
Metodologia
O projeto tem previsto 12 encontros, sendo dois em cada turma de 6º ano, atendendo diretamente 6 turmas de duas escolas municipais. Cada mês será focado numa turma em específico a fim de proporcionar uma maior imersão e aprendizagem dos participantes. 1 Encontro: Ação 01: será aplicado um questionário com os discentes com o intuito de identificar se e/ou como o conteúdo de paleontologia é trabalhado pelo(a) professor(a) e qual o nível de conhecimento prévio obtido pela turma. As questões consistirão, no primeiro momento, em um diagnóstico para avaliar os pontos fortes e fragilidades dos alunos em relação a compreensão dos conteúdos da paleontologia, servindo de norteador para a nossa atuação em sala. 2 Encontro: Ação 02: Realização de uma aula expositiva dialogada, trabalhando os pontos básicos da paleontologia focando nas deficiências observadas. Em uma exposição inicial, com o auxílio de uma apresentação de slides, serão apresentados os princípios que norteiam a paleontologia, sua área de estudo, contextualizando com a disciplina de Ciências, explorando a interdisciplinaridade que essa Ciência permite. Ação 03: Será desenvolvido com o apoio do material didático especializado, contando com réplica de fósseis, revistas e livros que abordam a temática, facilitando a compreensão através dos modelos; Ação 04: - Consistirá na pintura de réplicas de gesso, dos fósseis trabalhados na aula, visando o engajamento e a participação dos mesmos, dinamizando esse encontro e tornando o aprendizado mais leve e produtivo por meio do ensino lúdico; Ação 05: Produção de um grande cartaz pelos alunos da turma, onde colocarão os pontos principais aprendidos durante a aplicação deste projeto. O material produzido será disponibilizado e exposto no mural da escola, para que outros alunos possam ter o acesso ao conteúdo. Ação 06 - Aplicação de outro questionário com o objetivo de avaliar o aprendizado, com questões que permitam ao aluno expressar o que aprendeu e fazer suas considerações sobre essa experiência. Os dados serão analisados para balizar e otimizar as próximas atividades.