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Campus:
CAMPUS CAUCAIA
Tipo da Ação:
Programa
Título:
Programa Sementes de Extensão e Investigação Científica Interdisciplinar na Pós-Graduação.
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
10/04/2024
Previsão de Fim:
01/04/2027
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
400
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Captação de recursos externos
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Maracanaú
Limoeiro do Norte
Fortaleza
Caucaia
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Questionário
Participação
Formas de Divulgação:
Articulações institucionais
Redes sociais
Site institucional
Mala direta
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Eugenio Eduardo Pimentel Moreira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Claudia Uchoa Araujo IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 10/04/2024 01/04/2027
Bruno Cesar Barroso Salgado IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/04/2024 01/04/2027
Eugenio Eduardo Pimentel Moreira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 6 10/04/2024 01/04/2027
Fernan Martins Vidal Fernandes Irber IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/04/2024 01/04/2027
Francisca Maria Damasceno Gois IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/04/2024 01/04/2027
Glendo de Freitas Guimaraes IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/04/2024 01/04/2027
Gloria Maria Marinho Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/04/2024 01/04/2027
Jarbas Rocha Martins IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/04/2024 01/04/2027
Joelia Marques de Carvalho IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/04/2024 01/04/2027
José Leitão Sena Lima Filho IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 10/04/2024 01/04/2027
Jose Loester Sa Carneiro IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/04/2024 01/04/2027
Kennedy Kelvik Oliveira Caminha IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 10/04/2024 01/04/2027
Letícia Maria Viana Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 10/04/2024 01/04/2027
Luiz Fernando Costa de Araújo IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 10/04/2024 01/04/2027
Maria Aparecida Liberato Milhome IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/04/2024 01/04/2027
Maria Cleide da Silva Barroso IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/04/2024 01/04/2027
Maria de Lourdes Macena de Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/04/2024 01/04/2027
Marlene Nunes Damaceno IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/04/2024 01/04/2027
Mayara Salgado Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/04/2024 01/04/2027
Paulo Rink Lira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 10/04/2024 01/04/2027
Priscilla Lima Maia IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 10/04/2024 01/04/2027
Reinaldo Bezerra Braga IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/04/2024 01/04/2027
Renata Chastinet Braga IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/04/2024 01/04/2027
Virna Luiza de Farias IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/04/2024 01/04/2027
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 24.000,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 36.825,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 51.000,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 28.000,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Extensão na Pós-Graduação em Tecnologia de Alimentos Projeto
BORA TREINAR NO IFCE CAUCAIA Projeto
Apresentação
Em 8/11/2023, por meio da PORTARIA CONJUNTA CAPES/SESU Nº 1, foi instituído pelo Ministério da Educação o Programa de Extensão Universitária da Pós-Graduação (PROEXT-PG), que tem como objetivo geral contribuir para o fortalecimento das atividades de extensão no âmbito da pós-graduação, por meio de atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão realizadas em diálogo com diversos setores da sociedade, com vistas a subsidiar os gestores públicos na elaboração das políticas públicas que sejam socialmente relevantes, interdisciplinares e que contribuam para o desenvolvimento sustentável, a cidadania, a justiça, o fortalecimento da democracia, a participação social, a qualidade de vida e a redução de assimetrias no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Cada Instituição de Ensino Superior (IES) do país, até o dia 8 de dezembro de 2023, teve que submeter uma proposta, com duração de 36 meses. A CAPES fez uma análise técnica para verificar se as propostas submetidas atendiam às regras da portaria supracitada. As instituições, que tiveram suas propostas aprovadas, foram beneficiadas, inicialmente, com “recursos de custeio” que serão geridos pela Coordenação-Geral de Fomento a Ações Estratégicas (CGFAE), da Diretoria de Programas e Bolsas no País (DPB), da CAPES. O resultado da Análise Técnica feita pela CAPES aprovou a proposta submetida pelo IFCE, intitulada como “Programa Semente de Extensão e Investigação Científica Interdisciplinar na Pós-Graduação” e os referidos recursos de custeio, mediante a assinatura do Termo de Outorga do AUXPE, no valor de R$ 139.825,00 (cento e trinta e nove mil oitocentos e vinte e cinco reais), para posterior desenvolvimento do programa de extensão aprovado. Vejamos abaixo a apresentação do programa do IFCE aprovado pela CAPES! O Programa "Semente de Extensão e Investigação Científica Interdisciplinar na Pós-Graduação" constitui-se de um conjunto articulado de projetos e outras atividades de extensão de curto, médio e longo prazos, de caráter contínuo, regular, interdisciplinar e indissociável, ao ensino, à pesquisa e à inovação, com o envolvimento de discentes, servidores e da comunidade externa, alinhado às Políticas de Extensão e de Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). O objetivo geral é promover melhorias ou mudanças sociais, bem como aperfeiçoar os Programas de Pós-graduação stricto sensu do IFCE, por meio da consolidação da Extensão e melhoria do ensino e da pesquisa, contribuindo para a formação profissional e cidadã de estudantes por meio da sua participação em ações de extensão, bem como estabelecer pontes entre projetos e ações entre a pós-graduação e a sociedade, aumentando o impacto social das ações por ela desenvolvidas. O desenvolvimento do projeto estimulará a interdisciplinaridade por meio da associação de diferentes áreas do conhecimento concernentes aos programas de pós-graduação do IFCE. Outrossim, serão estabelecidos mecanismos de monitoramento, acompanhamento e avaliação da qualidade acadêmica das ações de extensão, tendo em vista a relevância social e os impactos gerados. O programa poderá contar com parceria de órgãos e entidades públicas e de organizações da sociedade civil e com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão do IFCE. A proposta contempla propor ações de extensão que articuladas com as atividades acadêmicas já desenvolvidas no âmbito dos projetos e pesquisas realizadas nos programas, ampliem seu impacto econômico, social e cultural. O caráter de extensão é definido na Política de Extensão do IFCE como um processo educativo, político, social, científico, tecnológico e cultural, que promove a interação dialógica e transformadora entre o IFCE e a sociedade, de forma indissociável ao ensino e à pesquisa. E as atividades de extensão são aquelas relacionadas ao compartilhamento mútuo de conhecimento produzido, desenvolvido ou instalado no âmbito da Instituição e estendido à comunidade externa. Desta forma, a articulação e a integração acadêmica e institucional serão efetivadas por meio de estudos, análises, projetos de pesquisa, dissertações e relatórios realizados, a partir da produção dos estudantes e professores, sempre de forma dialogada com a política institucional de extensão, e principalmente com as comunidades onde as ações serão realizadas. Debates, discussões, reuniões e eventos sistemáticos serão realizados, como também a produção de produtos educacionais, artigos científicos e de outras publicações, cujos resultados esperados são inerentes às finalidades de atender às demandas e necessidades da sociedade, particularmente, as que forem relacionadas às políticas públicas com foco na educação, cultura, arte, inclusão, diversidade, desenvolvimento sustentável e cidadania, com consectária melhoria da qualidade de vida das pessoas. Nossa proposta abrange seguintes áreas de atuação distintas, explorando o potencial de extensão de cada uma dos programas do IFCE e projetada para contribuir de maneira significativa com a sustentabilidade ambiental, na redução de resíduos alimentícios, no âmbito das ações de cultura e arte, na educação e divulgação científica. Indoicamos alguma açõe de extensão a seguir: 1) O programa de pós-graduação em Tecnologia de Alimentos-PGTA tem como base a melhoria e desenvolvimento de processos e produtos alimentares regionais de modo a agregar valor aos produtos na conservação de sua qualidade. Atua também na redução de resíduos alimentícios através dos projetos que visam a reutilização dos mesmos e dessa forma contribui para a economia circular. Dessa forma os membros do PGTA irão atuar em ações de extensão e em desenvolvimento de projetos envolvendo os arranjos produtivos locais, tais como: Cursos/treinamentos de boas práticas de fabricação; promoção da segurança e qualidade dos alimentos, reaproveitamento de resíduos; Prestação de serviços de análises de controle de qualidade de produtos apícolas e produtos do semiárido- nordestino; Promoção de eventos da pós-graduação visando a divulgação das pesquisas desenvolvidas no PGTA e aproximação com a comunidade externa e ampliação das parcerias; 2) O Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Gestão Ambiental (PGTGA) tem como missão formar mestres com visão integrada da gestão e do saneamento ambiental, capaz de disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos, bem como construir e promover ações de integração e desenvolvimento local, regional, nacional por meio de ações sustentáveis em prol da sociedade e do país. As ações de extensão serão voltadas para a prestação de serviços à comunidade através de cursos de qualificação profissional; promoção atividades educacionais que visam conscientizar a comunidade sobre práticas sustentáveis, por meio de workshops, palestras e materiais informativos; criação de visitas aos espaços laboratoriais do PGTGA para as escolas da educação básica; investimento em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e acessíveis para tratamento de água e esgoto, resíduos sólidos e gestão buscando soluções inovadoras que possam ser aplicadas localmente; implementação de programas de monitoramento ambiental para avaliar a qualidade da água, do ar e do solo na região, proporcionando dados que possam ser utilizados para tomada de decisões e implementação de melhorias; promoção de campanhas de conscientização sobre a importância da gestão e do saneamento ambiental para a saúde pública, destacando os benefícios de práticas adequadas e interação com empresas, que culminam com atividades fora do espaço acadêmico e junto à sociedade. 3) Os Programas Mestrado Profissional em Artes e Mestrado em Ensino de Ciência e Matemática, atuarão dentre outros projetos de extensão envolvendo a formação de professores, a atuação com comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas, explorando sua articulação pesquisa e extensão com esses grupos. São programas com grande potencial extensionista. 4) Por fim, o PROEXT-PG propõe implementar um “Espaço Maker”, que tem o potencial de reinventar não só contexto acadêmico, mas ser um difusor da Cultura de Inovação, possibilitando que seus usuários desenvolvam projetos interdisciplinares alinhados às competências para o século XXI, envolvendo ações de todos os cursos, mas com especial enfoque nas tecnologias, abrangendo as atividades dos Cursos de Mestrado em Engenharia de Telecomunicações, Ciência da Computação e Energias Renováveis. Com esse espaço, os beneficiários poderão desenvolver diferentes competências e habilidades, destacando a possibilidades de capacitação, da formação docente e na orientação a empreendedores que buscam desenvolver produtos inovadores na área de tecnologia educacional, criando oportunidades para que novas ideias e soluções.
Justificativa
As ações do Programa "Sementes de Extensão e Investigação Científica Interdisciplinar na Pós-Graduação" serão empreendidas no âmbito do Programa de Extensão Universitária da Pós-Graduação (PROEXT-PG) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Secretaria de Educação Superior (SESu), do Ministério da Educação, instituído por meio da PORTARIA CONJUNTA CAPES/SESU Nº 1, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2023, que tem como como objetivo contribuir para o fortalecimento das atividades de extensão no âmbito da pós-graduação, por meio de atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão realizadas em diálogo com diversos setores da sociedade, com vistas a subsidiar os gestores públicos na elaboração das políticas públicas que sejam socialmente relevantes, interdisciplinares e que contribuam para o desenvolvimento sustentável, a cidadania, a justiça, o fortalecimento da democracia, a participação social, a qualidade de vida e a redução de assimetrias no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Ademais, a presente proposta se justifica pois irá fomentar a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, com foco nas políticas públicas, visando fortalecer a formação acadêmico-científica dos estudantes de pós-graduação com vistas aampliar seu impacto na sociedade. Outrossim, a implementação da presente proposta irá estimular a interdisciplinaridade por meio do incentivo à integração de diferentes áreas do conhecimento na concepção e execução das atividades de extensão, e por meio de promoção à colaboração entre programas de pós-graduação do IFCE envolvidos, para a produção de conhecimento e a solução de problemas de forma multidimensional
Público Alvo
Pessoas em situação de vulnerabilidade social, estudantes e professores das redes públicas de ensino, pequenos e micros empresários, dentre outros.
Objetivo Geral
Promover melhorias ou mudanças sociais, bem como aperfeiçoar os Programas de Pós-graduação stricto sensu do IFCE, por meio da consolidação da Extensão e melhoria do ensino e da pesquisa, contribuindo para a formação profissional, humanizada e cidadã de estudantes por meio da sua participação em ações de extensão.
Objetivo Específico
1. Implementar a Política de Extensão nos Programas de Pós-Graduações do IFCE; 2. Ampliar a articulação dos Programas de Pós-graduação do IFCE com a sociedade, melhorando seu impacto econômico, social e cultural; 3. Articular os diversos colegiados dos Programas de Pós-Graduações do IFCE, para a realização de atividades relativas à extensão. 4. Possibilitar o desenvolvimento de ações de extensão relacionadas às linhas de pesquisa dos Programas de Pós-graduação do IFCE. 5. Ampliar a produção e a divulgação científica e intelectual nos Programas de Pós-graduação do IFCE. 6. Estimular o envolvimento de estudantes em ações de extensão, por meio da concessão de bolsas de auxílio financeiro. 7. Contribuir com ações de indução da curricularização da extensão nos Programas de Pós-Graduações do IFCE, por meio da adoção do conjunto de ações apresentado nesta proposta. 8. Propor ações de extensão relacionadas aos projetos de pesquisa dos estudantes de pós-graduação, com o fim de viabilizar os objetivos descritos na presente proposta. 9. Promover parcerias e articulações com outras instituições, organizações da sociedade civil, setor produtivo não acadêmico ou demais atores sociais. 10. Promover cursos e formações para micro e pequenos empresários; 11. Promover formações, cursos e ações de extensão em Espaços Maker para estimular ações empreendedoras nas áreas de tecnologia e energia para as comunidades; 12. Estimular a prestação serviços tecnológicos para micro e pequenas empresas em áreas ligadas aos PPG; 13. Promover ações culturais e artísticas para a comunidade; 14. Promover campanhas de conscientização sobre a importância da gestão e do saneamento ambiental para a saúde pública, destacando os benefícios de práticas adequadas. 15. Realizar cursos de qualificação profissional em educação ambiental e saneamento; 16. Promoção de atividades educacionais que visam conscientizar a comunidade sobre práticas sustentáveis, por meio de workshops, palestras e materiais informativos.
Metodologia
Primeira Etapa: diagnóstica - estudo de cenário e mapeamento de informações, atitudes, comportamentos e condições sócio-econômicas do púbico-alvo. Reuniões com a equipe e colegiados, para tratar da formalização de parcerias e articulações, elaboração de planos de ação e contratação de serviços terceirizados. Segunda Etapa: implantação das ações de extensão. Terceira Etapa: após 6 meses da implantação, iniciar acompanhamento/monitoramento do programa (identificar os aspectos críticos; analisar a atuação de educadores e responsáveis pelas ações de extensão; analisar a estrutura organizacional, material pedagógico, rotinas, canais de comunicação, etc; captar nível de satisfação do público beneficiado; etc. Quarta Etapa: ao final de cada ano de desenvolvimento do programa, avaliar as possíveis mudanças que ocorreram nas instituições (escola, família, comunidade) e nos diferentes atores (jovens, educadores, gestores, …) . Quinta Etapa: ao final de cada ano de desenvolvimento do programa, apresentar resultados da avaliação de qualidade das ações de extensão