Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ACOPIARA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Mulheres Líderes: Inspiração e Transformação
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Questões de gênero e diversidade sexual
Data de Início:
08/03/2024
Previsão de Fim:
08/03/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Carga Horária de Execução do Evento:
12
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Acopiara
Formas de Avaliação:
Debate
Frequência
Participação
Formas de Divulgação:
Entrega presencial de convites
Redes sociais
Site institucional
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Ciclo de Debates
Exposição
Mesa Redonda
Nome do Responsável:
Rafael Gomes Cruz
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Caue Juca Ferreira Marques IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 08/03/2024 08/03/2024
Edivania Ferreira Agostinho IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 08/03/2024 08/03/2024
Edna Maria Juca Couto Amorin IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 08/03/2024 08/03/2024
Emanuelle de Souza Barbosa IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 08/03/2024 08/03/2024
Francisca Tainan Pereira Jesuita IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 08/03/2024 08/03/2024
Gabriel Casemiro Aderaldo IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 08/03/2024 08/03/2024
Joao Paulo Martins de Almeida IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 08/03/2024 08/03/2024
Jose Henrique Sousa de Meneses IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 08/03/2024 08/03/2024
Keydna Maria Vieira Batista IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 08/03/2024 08/03/2024
Lucas Antunes de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 08/03/2024 08/03/2024
Luiz Roberto Costa IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 08/03/2024 08/03/2024
Rafael Gomes Cruz IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 08/03/2024 08/03/2024
Rosali Martins Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 08/03/2024 08/03/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto Mulheres Líderes: Inspiração e Transformação, promovido em virtude do Dia Internacional da Mulher, e organizado através de uma grande parceria entre Napne, Neabi, Nugeds, Residência Pedagógica e Centro Acadêmico Marie Curie do campus Acopiara, é um evento que tem por objetivo criar espaços de debate relacionados às questões de gênero, ao papel do mulher dos espaços de poder e de trabalho e suas interseções no que diz respeito à acessibilidade, às relações étnico-raciais e à diversidade sexual. Além disso, visa também fortalecer o estreitamento de relações entre a comunidade externa e o IFCE. Entendemos que discutir questões de gênero no ambiente institucional é de extrema importância para nos engajarmos enquanto membros da comunidade acadêmica na luta pela dignidade da mulher em suas várias dimensões e especificidades, começando por reconhecermos seu papel nos espaços políticos, de trabalho e de liderança.
Justificativa
Buscando atender o Plano Estratégico para Permanência e Êxito dos Estudantes do IFCE que prevê a necessidade contínua de “ampliar o desenvolvimento de atividades científicas, artístico-culturais e desportivas”, o projeto Mulheres Líderes: Inspiração e Transformação se insere no âmbito do fortalecimento das práticas inclusivas que valorizam a diversidade, o respeito às diferenças, o exercício da cidadania, o respeito ao próximo e a convivência em harmonia. Eventos como este, que estimulam discussões acerca de uma minoria social tão diversa, a quem devemos inestimáveis contribuições para a construção do mundo que conhecemos, mas que é ainda reduzida a estereótipos, cumprem um papel de grande relevância na formação do senso crítico e na construção de uma visão mais completa de nossa sociedade e de suas complexas relações de poder.
Público Alvo
Alunos das escolas públicas, professores da Educação Básica, coletivos de mulheres e comunidade de Acopiara e municípios vizinhos
Objetivo Geral
Promover integração entre os cursos do campus IFCE Acopiara e comunidade externa a partir de debates acerca das questões de gênero.
Objetivo Específico
1 Promover práticas inclusivas que valorizam a diversidade e o respeito às diferenças a partir da arte. 2 Oportunizar momentos de construção de senso crítico e visão de mundo 3 Criar espaços de debates acerca da mulher, sua diversidade e seu papel na sociedade 4 Divulgar o IFCE campus de Acopiara para a comunidade externa
Metodologia
A organização do projeto se dará através de reuniões a serem realizadas nas próximas semanas, estando previstas quatro reuniões (em média, duas por semana). A primeira será a apresentação do projeto e formação de comissões de trabalho, a saber: comissão de mobilização, omissão de estrutura, comissão de programação e comissão de secretaria. Em seguida, serão abordadas as estratégias de divulgação do evento, sendo elas através das redes sociais do campus e de convites presenciais a escolas da Educação Básica e coletivos de mulheres de Acopiara. As inscrições serão recebidas através de formulário online no qual o participante deverá autorizar o uso de imagem. O evento ocorrerá em três turnos, totalizando 12 horas. Pela manhã, ocorrerá uma mesa redonda com o tema "Mulheres na Ciência", em mulheres cientistas foram convidadas para falar de suas experiências. Nos próximos turnos, serão realizadas duas sessões de cine debate, em que serão reproduzidos filmes que abordam temáticas de acordo com o tema do evento,. A partir da apreciação destes filmes, haverá a mediação de debates entre os presentes dos pontos relevantes do filme. A avaliação do evento se dará através da participação dos presentes no debate.