Exibir Ação

Campus:
CAMPUS IGUATU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Conhecendo o Acidente Vascular Cerebral: Como identificar e o que fazer?
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Promoção da Saúde
Data de Início:
12/03/2024
Previsão de Fim:
12/03/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Iguatu
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Reunião
Frequência
Relatório
Participação
Formas de Divulgação:
Convite
Redes sociais
Folder
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Maria Rosiany Sousa Moreira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Amanda Rodrigues Leal IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 12/03/2024 12/03/2025
Isabelly Martins Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 12/03/2024 12/03/2025
Maria Alice de Oliveira Leite IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 12/03/2024 12/03/2025
Maria Rosiany Sousa Moreira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 12/03/2024 12/03/2025
Miguel Peixoto Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 12/03/2024 12/03/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto de extensão “Conhecendo o Acidente Vascular Cerebral (AVC): Como identificar e o que fazer?” visa trabalhar a temática em diversos espaços no município de Iguatu-CE, como escolas, Unidades Básicas de Saúde e/ou outros serviços de saúde, Centros de referência da Assistência Social e outros espaços coletivos, promovendo conhecimento sobre o AVC e contribuindo para identificação rápida e precisa de casos.
Justificativa
Um estudo, que teve como objetivo avaliar o conhecimento da população sobre fatores de risco e sinais/sintomas de AVC, observou que a maioria dos participantes não tinha conhecimento satisfatório sobre o AVC (MACHADO et al, 2020), resultados que também foram observados por Moita e colaboradores (2021). Dados como esses podem ser explicados pelo baixo nível educacional dos participantes, realização de poucas campanhas educativas e vínculo deficiente entre os usuários e as equipes interdisciplinares de saúde (MOITA et al, 2021). O reconhecimento precoce do AVC isquêmico possibilita que muitos pacientes consigam receber um tratamento agudo (com um medicamento que só pode ser utilizado em até 4,5 horas após o início dos sintomas) com capacidade de reverter o quadro. Entretanto, ampla parcela da população brasileira não sabe o que é essa doença e como reconhecê-la de forma rápida, e muitas vezes demora para procurar um serviço de saúde (Brandão, Lanzoni e Pinto, 2023). Diante de tudo o que foi exposto, fica claro a importância de levar informações sobre AVC para a população e profissionais de saúde, visto que a identificação precoce pode ser imprescindível para salvar a vida de alguém e prevenir as sequelas. Portanto, intervenções educativas em qualquer espaço coletivo pode empoderar pessoas para identificar e encaminhar corretamente um possível caso de AVC, impactando positivamente na vida das pessoas. O curso Técnico em Nutrição e Dietética traz embasamentos para que atividades como essa sejam realizadas, durante o curso os alunos obtêm conhecimento suficientes sobre educação em saúde, saúde pública, fisiopatologia das doenças, além de conhecimentos específicos de saúde e nutrição, vale destacar que durante o projeto serão aprofundados os conhecimentos sobre o AVC.
Público Alvo
Estudantes de escolas do município, frequentadores dos espaços de saúde e demais espaços selecionados para realização das atividades.
Objetivo Geral
Desenvolver atividades de educação em saúde sobre como identificar e o que fazer diante de um possível caso de AVC em espaços coletivos do município de Iguatu-CE.
Objetivo Específico
• Estudar sobre o AVC; • Discutir artigos e apresentar trabalhos sobre o tema; • Criar materiais educativos e lúdicos sobre o AVC; • Realizar intervenções para a população em diversos espaços coletivos; • Desenvolver intervenções com agentes comunitários de saúde; • Mobilizar a comunidade sobre a importância de detectar precocemente um possível caso de AVC.
Metodologia
O projeto será desenvolvido durante um ano, de março de 2024 a fevereiro de 2025, no município de Iguatu-CE, serão realizadas atividade em diversos espaços coletivos, tendo como público alvo crianças, adolescentes, adultos e idosos, qualquer pessoa que deseje participar da atividade. Previamente será pactuado com os equipamentos do município, como escolas, Unidades Básicas de Saúde e/ou outros serviços de saúde, Centros de referência da Assistência Social (CRAS) e/ou outros espaços coletivos, onde serão realizadas reuniões para explicação do projeto, objetivos e temas trabalhados. As atividades que se pretende realizar serão: Atividade 1 – Tema: Aprendendo sobre AVC (realizar em escolas). Atividade 2 – Tema: Conhecendo e identificando o AVC nas unidades básicas de saúde para a população. Atividade 3 – Tema: Conhecendo e identificando o AVC com o grupo de idosos do CRAS. Atividade 4 – Tema: Agente Comunitário de saúde, vamos aprender sobre o AVC? Inicialmente, em cada atividade, será realizado uma avaliação diagnóstica dos participantes, para isso, serão elaboradas estratégias de acordo com o público alvo da intervenção, onde serão montadas dinâmicas para entender previamente o conhecimento das pessoas. Os participantes serão instigados a falar sobre o que entendem por AVC, se conhecem algum sintoma, se possuem já presenciaram algum caso etc. Posterior a isso, será falado sobre o tema, abordando assuntos como o que é o AVC, quais os sinais e sintomas e o que fazer diante de um possível caso. Para cada atividade será utilizadas metodologias de acordo com público, podendo ser contação de histórias, exposição de cartazes, roda de conversa, explicação interativa, ou outras estratégias definidas pela equipe de extensionistas. As intervenções serão finalizadas com uma atividade avaliativa, possibilitando compreender melhor o assunto exposto, para isso poderá ser utilizados jogos educativos sobre o tema, mitos e verdades, dinâmicas de perguntas etc. E além disso, ao final de cada atividade, os participantes terão a oportunidade de falar o que acharam do momento e em como ações como essa podem contribuir com suas vidas. Alguns dos resultados esperados são que as pessoas consigam aprender sobre os sinais e sintomas do AVC, e principalmente compreendam a importância de buscar imediatamente um serviço de saúde diante de um caso suspeito. Com a execução do projeto, famílias e toda a comunidade podem se beneficiar com acesso a informação.