Exibir Ação

Campus:
CAMPUS IGUATU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Hábitos de vida e Acidente Vascular Cerebral: Conhecer para prevenir
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Promoção da Saúde
Data de Início:
11/03/2024
Previsão de Fim:
11/03/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
120
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Iguatu
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Debate
Trabalho em grupo
Reunião
Frequência
Participação
Formas de Divulgação:
Articulações institucionais
Convite
Redes sociais
Folder
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Amanda Rodrigues Leal
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Amanda Rodrigues Leal IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 11/03/2024 11/03/2025
Ana Clara Vieira Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 11/03/2024 11/03/2025
Hagta Alves Figueiredo IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 11/03/2024 11/03/2025
Maria Rosiany Sousa Moreira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 11/03/2024 11/03/2025
Mayara Soares de Melo IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 11/03/2024 11/03/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
"Hábitos de vida e Acidente Vascular Cerebral: conhecer para prevenir” é um projeto de extensão que busca difundir, para a população de Iguatu-Ce, conhecimentos sobre os hábitos de vida que podem prevenir o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Serão alvo das atividades o público frequentador de locais como escolas, estabelecimentos de saúde e outros espaços coletivos.
Justificativa
O AVC é uma das principais causas de morte e incapacidade em todo o mundo. A cada ano, 13,7 milhões de pessoas no planeta tem um AVC, e, dentre estas, 5,5 milhões morrem. Estudos ainda apontam que uma em cada quatro pessoas terá um AVC ao longo da vida e atualmente existem 80 milhões de sobreviventes dessa enfermidade. Além disso, a referida doença pode acometer qualquer pessoa, em qualquer idade, a qualquer hora e em qualquer lugar. Mas, com medidas de prevenção adequadas, 90% dos casos podem ser evitados (WORLD STROKE ORGANIZATION, 2021). Para que tenhamos ações efetivas, é necessário, dentre outras ações, aumentar a conscientização da população, buscando o engajamento de diversos setores da sociedade, divulgando informações de qualidade e disponibilizar ferramentas de prevenção à população (WORLD STROKE ORGANIZATION, 2021). A prevenção dos AVCs é preferível ao seu tratamento, de modo que tratar e/ou evitar os principais fatores de risco é a mais importante estratégia. Tabagismo e uso de anfetaminas ou cocaína devem ser interrompidos e o álcool deve ser limitado a não mais de dois drinks por dia. Exercitar-se regularmente e, se for verificado excesso de peso, perda de peso ajuda as pessoas a controlarem a hipertensão, diabetes e níveis elevados de colesterol (ALEXANDROV, 2023). Fatores que são primordiais para sua prevenção são: não fumar; não consumir álcool; não fazer uso de drogas ilícitas; manter uma alimentação saudável; manter o peso adequado; beber bastante água; praticar atividades físicas regularmente; e manter a pressão e a glicose sob controle (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2024). Estudo de Lucianelli Jr. et al. (2022) verificou que a maioria dos entrevistados possuíam uma alta quantidade de questionamentos e incertezas a respeito do tema AVC (sinais, sintomas, formas de identificação e prevenção a respeito do AVC). Ações de promoção da saúde visam diminuir o número de casos dessa patologia, ensinando a população sobre a necessidade de cuidar da vida, modificando hábitos não saudáveis para ter um envelhecimento com saúde física e mental. Portanto, é de suma importância projetos de promoção à saúde que levam o conhecimento para a população sobre o AVC (LUCIANELLI JR. et al., 2022; MAINERI et al., 2007). ARTIGO 42270-105780-1-PB. Dessa forma, observa-se a importância de desenvolver ações de orientação à população sobre as formas de prevenção do AVC, visto sua magnitude para a saúde pública. Com isso, os alunos e professores do curso técnico em nutrição e dietética podem contribuir para a redução dessa problemática no município de Iguatu, visto os conhecimetos desenvolvidos ao longo das discplinas e atividades curriculares do curso, como impacto positivo na população do município e na formação dos alunos envolvidos.
Público Alvo
Estudantes de escolas do município, frequentadores dos espaços de saúde e demais espaços selecionados para realização das atividades.
Objetivo Geral
Desenvolver atividades de educação em saúde sobre como prevenir casos de AVC com a população frequentadora de alguns espaços coletivos do município de Iguatu-CE, como escolas e estabelecimentos de saúde.
Objetivo Específico
• Aprofundar os conhecimentos teóricos sobre o AVC; • Discutir artigos e apresentar trabalhos sobre o tema; • Criar materiais educativos e lúdicos sobre o AVC; • Realizar intervenções para a população em diversos espaços coletivos, como escolar, estabelecimentos de saúde, dentre outros; • Mobilizar a comunidade para a importância de conhecer as formas de prevenção do AVC.
Metodologia
O projeto será desenvolvido durante um ano, de março de 2024 a fevereiro de 2025, no município de Iguatu-CE, serão realizadas atividade em diversos espaços coletivos, tendo como público alvo crianças, adolescentes, adultos e idosos que tenham interesse em participar das ações. Previamente será pactuado com os equipamentos do município, como escolas, Unidades Básicas de Saúde e/ou outros serviços de saúde, Centros de referência da Assistência Social (CRAS) e/ou outros espaços coletivos, onde serão realizadas reuniões para explicação do projeto, objetivos e temas trabalhados. As atividades a serem desenvolvidas serão: Atividade 1 – Tema: Formas de prevenção do AVC (realizar em escolas) Atividade 2 – Tema: Formas de prevenção do AVC (realizar nas unidades básicas de saúde para a população em geral). Atividade 3 – Tema: Formas de prevenção do AVC (realizar com o grupo de idosos do CRAS). Atividade 4 – Tema: Formas de prevenção do AVC (realizar com agentes comunitários de saúde). Inicialmente, em cada atividade, será realizado uma avaliação diagnóstica dos participantes, para isso, serão elaboradas estratégias de acordo com o público alvo da intervenção, onde serão montadas dinâmicas para entender previamente o conhecimento das pessoas. Os participantes serão instigados a falar sobre o que entendem por AVC, se conhecem algum sintoma, se possuem já presenciaram algum caso etc. Posterior a isso, será falado sobre o tema, abordando assuntos sobre o que pode ser feito para prevenir o AVC. Para cada atividade será utilizadas metodologias de acordo com o público, podendo ser contação de histórias, exposição de cartazes, roda de conversa, explicação interativa, ou outras estratégias definidas pela equipe de extensionistas. As intervenções serão finalizadas com uma atividade avaliativa, possibilitando compreender melhor o assunto exposto, para isso poderá ser utilizados jogos educativos sobre o tema, mitos e verdades, dinâmicas de perguntas etc. E além disso, ao final de cada atividade, os participantes terão a oportunidade de falar o que acharam do momento e em como ações como essa podem contribuir com suas vidas. Com a execução desse projeto, esperase que a população participante consiga aprender sobre os fatores que podem prevenir a ocorrência de AVC e a importância de adotar hábitos para a sua prevenção. Dessa forma, famílias e toda a comunidade podem se beneficiar com acesso a informações a essas informações.