Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
POTIFCE
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
23/03/2024
Previsão de Fim:
21/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
5
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
60
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Pacatuba
Maracanaú
Fortaleza
Caucaia
Aquiraz
Formas de Avaliação:
Testes Subjetivos
Frequência
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Site institucional
Sistema acadêmico
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Renato Oliveira Targino
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Angelo Papa Neto IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 23/03/2024 21/12/2024
Isaac Ricarte Evangelista IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 23/03/2024 21/12/2024
Janio Kleo de Sousa Castro IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 23/03/2024 21/12/2024
Maria Eugenia Canto Cabral IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 23/03/2024 21/12/2024
Renato Oliveira Targino IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 23/03/2024 21/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
IMPA Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Programa de Treinamento Olímpico Intensivo do IFCE (POTIFCE) é uma iniciativa dedicada a dois pro pósitos principais: em primeiro lugar, fornecer um treinamento especializado para alunos do ensino médio interessados em participar de diversas olimpíadas de matemática; e em segundo lugar, servir como um canal de informações sobre olimpíadas de matemática e suas oportunidades, tanto para alunos do IFCE quanto para o público em geral.
Justificativa
O IFCE tem um papel crucial na formação acadêmica e profissional de seus alunos, e isso inclui o desenvolvimento de habilidades matemáticas que são essenciais em várias áreas do conhecimento. No entanto, os desafios educacionais enfrentados pelo Brasil, como evidenciado pelos resultados do PISA 2022, apontam para a necessidade de estratégias mais eficazes de ensino e aprendizagem em matemática. A oferta de atividades extracurriculares voltadas para o treinamento e a participação em olimpíadas de matemática, como proposto pelo POTIFCE, pode ser um elemento fundamental na melhoria do desempenho dos alunos nessa disciplina. Estudos têm demonstrado que a participação em competições de matemática pode estimular o interesse dos estudantes pela disciplina, promover o desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático, além de proporcionar uma experiência de aprendizado enriquecedora. Além disso, o POTIFCE também contribui para a inclusão social e para a promoção da igualdade de oportunidades, ao proporcionar aos alunos do ensino médio a chance de participar de atividades extracurriculares de alto nível, que muitas vezes não estão acessíveis a todos. No âmbito institucional, o POTIFCE está alinhado com a missão do IFCE de promover o desenvolvimento educacional, científico e tecnológico, além de contribuir para a formação integral dos alunos. A participação em olimpíadas de matemática também pode ser um diferencial na formação dos estudantes, ajudando-os a se destacarem em processos seletivos e na busca por oportunidades acadêmicas e profissionais. Em suma, o POTIFCE é uma proposta que se justifica não apenas pelo seu potencial de melhorar o desempenho dos alunos em matemática, mas também pela sua contribuição para a formação integral dos estudantes, para a promoção da igualdade de oportunidades e para o alcance das metas institucionais do IFCE.
Público Alvo
O público-alvo direto do projeto inclui alunos do ensino médio, bem como alunos do oitavo e nono ano do ensino fundamental, que serão atendidos através do treinamento para olimpíadas de matemática. Estima-se que a quantidade de sujeitos atendidos diretamente será de aproximadamente 36 alunos. Os pais e professores dos alunos também serão impactados indiretamente, uma vez que serão informados sobre as diversas olimpíadas de matemática e poderão acompanhar o progresso de seus alunos ou filhos.
Objetivo Geral
O objetivo geral do projeto POTIFCE é promover a formação acadêmica e a preparação para a participação de alunos do ensino médio e oitavo e nono ano do fundamental em olimpíadas de matemática, visando não apenas à conquista de medalhas, mas também ao desenvolvimento de habilidades fundamentais para a resolução de problemas, raciocínio lógico, criatividade e trabalho em equipe.
Objetivo Específico
Capacitar os alunos do ensino médio e fundamental em técnicas avançadas de resolução de problemas e raciocínio matemático, visando o aprimoramento de suas habilidades analíticas e criativas. Proporcionar aos alunos uma preparação mais eficaz e integrada para participação em olimpíadas de matemática, através de aulas teóricas e práticas, exercícios, simulados e revisões. Estimular o trabalho em equipe e a cooperação mútua entre os alunos, promovendo a troca de conhecimentos e experiências. Fomentar o interesse dos alunos pela matemática e incentivar a continuidade dos estudos e a participação em competições acadêmicas. Oferecer suporte técnico e pedagógico aos professores e alunos participantes do projeto, por meio de orientações, materiais didáticos e acompanhamento individualizado. Divulgar informações sobre as olimpíadas de matemática, seus critérios de inscrição, datas e locais de realização, e outros eventos e oportunidades relacionadas à matemática. Organizar uma cerimônia de premiação e reconhecimento dos alunos participantes e premiados nas olimpíadas de matemática, valorizando seus esforços e conquistas.
Metodologia
Divulgação ao público externo: Classroom do Projeto Brio: Principal canal de informação, onde serão divulgadas olimpíadas, oportunidades e informações sobre o POTIFCE. Comunicação Social: Solicitação para a ampla divulgação nas redes sociais do campus Fortaleza e no site oficial do IFCE. Visitas às Escolas Próximas ao Campus: Equipes do POTIFCE farão visitas às escolas localizadas nas proximidades do campus para apresentar o curso e seus benefícios aos alunos e professores. Serão realizadas palestras informativas e distribuição de folders. Parceria com o POTI-IMPA: A coordenação geral do POTI está fazendo uma ampla divulgação através de suas redes sociais. O polo do IFCE já consta no site do POTI, o que contribuirá para a divulgação. Lançamento: O lançamento do projeto POTIFCE será um evento especial que contará com uma série de atividades. Primeiramente, haverá uma explicação detalhada sobre o curso, apresentando sua proposta, objetivos, metodologia, público-alvo e demais informações importantes. Em seguida, teremos uma palestra sobre olimpíadas de matemática, ministrada por um especialista na área, que abordará a importância dessas competições, os benefícios de participar delas e compartilhará dicas e estratégias para obter bons resultados. Por fim, para estimular a participação e engajamento dos presentes, realizaremos um sorteio de alguns livros voltados para a preparação para olimpíadas de matemática, proporcionando um incentivo adicional para os participantes. O objetivo do lançamento é não só informar e apresentar o curso, mas também engajar os alunos e incentivar sua participação nas atividades do projeto POTIFCE. Minicursos: Descrição: O projeto POTIFCE vai oferecer 3 minicursos com o objetivo de aprimorar o desempenho dos alunos em olimpíadas de matemática. O Minicurso 1: "Explorando Estratégias" terá carga horária de 38 horas e abordará técnicas mais simples de resolução de problemas. O Minicurso 2: "Desvendando Desafios" terá carga horária de 38 horas e focará em técnicas intermediárias. Já o Minicurso 3: "Dominando Problemas" terá a mesma carga horária e abordará técnicas avançadas. Todos os minicursos terão aulas presenciais aos sábados, das 8:00 às 12:00, e os conteúdos serão distribuídos conforme os tópicos de Combinatória, Álgebra, Geometria e Teoria dos Números, com abordagem teórica e prática. Metodologia: As aulas serão expositivas, abordando conceitos e técnicas, seguidas de resolução de exercícios em grupo e individuais. Serão utilizados materiais didáticos disponibilizados pela Coordenação geral do POTI. A interação entre alunos e professores será estimulada, promovendo debates e discussões sobre os temas abordados. A realização de simulados periódicos será uma ferramenta importante para avaliar o desempenho dos alunos e identificar pontos a serem aprimorados. Mesa redonda A mesa redonda "Impacto das Olimpíadas de Matemática" será uma oportunidade valiosa para discutir e analisar o impacto dessas competições no desenvolvimento dos estudantes e na educação de modo geral. Esta mesa redonda será composta por especialistas na área de educação e matemática, bem como por estudantes que participaram de olimpíadas de matemática e tiveram suas vidas impactadas por essa experiência. No evento, serão abordados temas como os benefícios da participação em olimpíadas de matemática para o desenvolvimento do raciocínio lógico, resolução de problemas e criatividade, além do incentivo à busca por conhecimento e à superação de desafios. Também serão discutidos os efeitos positivos das olimpíadas de matemática na formação acadêmica e profissional dos estudantes, como a preparação para vestibulares e o reconhecimento por parte de instituições de ensino e empresas. A mesa redonda proporcionará uma troca de experiências enriquecedora, na qual os participantes poderão compartilhar suas vivências e perspectivas sobre a importância das olimpíadas de matemática. Divulgação de Informações sobre Olimpíadas de Matemática: Descrição: As informações sobre as olimpíadas de matemática serão divulgadas através do classroom do Projeto Brio, uma plataforma aberta ao público. Serão compartilhadas notícias, inscrições, resultados de olimpíadas, oportunidades decorrentes da participação em olimpíadas de matemática, bem como um calendário (Google Agenda) com todas as datas importantes relacionadas às olimpíadas. Metodologia: A divulgação será realizada por meio de publicações regulares no classroom do Projeto Brio, com acesso aberto a todos os interessados. Serão compartilhados links para inscrições, listas de premiados, depoimentos de participantes e informações sobre eventos e oportunidades relacionadas às olimpíadas de matemática. O calendário no Google Agenda será atualizado regularmente com as datas de inscrição, provas e resultados das olimpíadas. Participação da Comunidade na Elaboração e Execução da Proposta: Descrição: A comunidade externa será envolvida no planejamento, execução e avaliação do projeto através do classroom do Projeto Brio, onde será possível compartilhar dúvidas, sugestões e experiências sobre olimpíadas de matemática. A participação da comunidade será fundamental para a construção coletiva do conhecimento, através do compartilhamento de materiais, dicas e estratégias de estudo. Metodologia: A participação da comunidade será estimulada por meio de interações online no classroom do Projeto Brio. Serão criados tópicos de discussão sobre diversos temas relacionados às olimpíadas de matemática, onde os participantes poderão compartilhar suas experiências e opiniões. A comunidade será incentivada a contribuir com materiais de estudo, resolução de exercícios e dicas para aprimoramento do desempenho em olimpíadas de matemática. Além disso, serão realizadas enquetes e pesquisas de satisfação para avaliar a eficácia do projeto e identificar oportunidades de melhoria.