Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ITAPIPOCA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Prática Coletiva de Teclado
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Música
Data de Início:
22/03/2024
Previsão de Fim:
21/06/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
3
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
15
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Uruburetama
Umirim
Tururu
Trairi
São Luís do Curu
Pentecoste
Paraipaba
Paracuru
Miraíma
Itapipoca
Itapagé
Irauçuba
Amontada
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
George de Almeida Pessoa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Elisangela Rodrigues Caetano IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 22/03/2024 21/06/2024
George de Almeida Pessoa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 22/03/2024 21/06/2024
Lia Raquel Monteiro Santos Venturieri IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 22/03/2024 21/06/2024
Lucelia Cassia Rodrigues Viana IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 22/03/2024 21/06/2024
Rita Monica Dias Campos IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 22/03/2024 21/06/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Um instrumento musical serve de suporte para o estudo e aprendizagem musical de maneira ampla. Para além do aspecto educacional, também serve de suporte para diferentes processos inerentes à diversas práticas musicais, que pode ser vista tanto pela perspectiva performática, quanto na perspectiva criativa. Quando a prática do instrumento acontece de forma coletiva, ela proporciona troca de saberes e interação entre os participantes, sobretudo considerando-se a possibilidade de um grupo heterogêneo entre os integrantes. Neste sentido, o presente projeto terá o teclado como instrumento suporte para aprendizagem musical dos participantes, através das práticas musicais citadas, envolvendo compartilha dos saberes entre os integrantes, assim como também o processo interativo que envolve as diferentes práticas musicais coletivas.
Justificativa
A partir do minicurso de Teclado oferecido durante a IV Semana da Música, realizada no ano de 2023, percebeu-se um grande interesse pela comunidade de Itapipoca e proximidades, em atividades relacionada ao instrumento. Sendo a região de Itapipoca com importante produção cultural em diferentes áreas, esse projeto visa estimular a aprendizagem e produção musical, a partir do teclado, conduzidas pela pesquisa e performance musical pela comunidade interna do IFCE, sobretudo pelos alunos do curso de Música, assim como também pela comunidade externa participante. Sendo assim, proporcionar a formação de platéia e divulgação do campus em diferentes setores da sociedade. Dessa forma, acredita-se que a contribuição social de tal proposta venha a se refletir na qualidade de vida da população local, bem como na ampliação dos conhecimentos relacionados ao instrumento, o que pode resultar em novos interessados para seguirem carreira profissional na área de cordas, ou mesmo usufruir dos benefícios que o estudo de um instrumento musical traz.
Público Alvo
Toda a comunidade de Itapipoca e adjacências, sobretudo músicos e entusiastas, interessados na prática musical através do teclado, dirigido pela pesquisa.
Objetivo Geral
Estudar a música em seus diversos aspectos, tendo o teclado como suporte para a aprendizagem e prática coletiva.
Objetivo Específico
a) Proporcionar estudo musical amplo; b) Discutir aspectos idiomáticos do instrumento(questões de postura e técnica); c) Estimular a prática coletiva no instrumento, a partir de processos performáticos e criativos; d) Incentivar o estudo musical orientado pela pesquisa; e) Conhecer diferentes estilos musicais, sobretudo brasileiro, para a performance ao instrumento.
Metodologia
1. 18-22/03: Divulgação do projeto e período de inscrição. 2. Período de inscrição (25-27/03): As inscrições serão realizadas por ordem de chegada. Pré-requisito: possuir o instrumento; 3. 29/03: Entrevista com os inscritos sobre os conhecimentos prévios e gostos musicais; 4. 05/04 -10/05: Aprendizagem musical coletiva, de diferentes aspectos musicais aplicados ao instrumento, para suporte das diferentes práticas; 5. 17/05 - 21/05 - Prática coletiva de repertório, em formato de ensaio, em estilos musicais de acordo com o desenvolvimento da turma. Os encontros acontecerão às sexta feiras, das 16:30h às 18:30h. A avaliação será feita mediante participação das atividades desenvolvidas nos encontros, podendo ser realizada apresentação final para encerramento das atividades.