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Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
COMBATE AS DESIGUALDADES DE GÊNERO E ESTUDOS FEMINISTAS
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Questões de gênero e diversidade sexual
Data de Início:
16/12/2019
Previsão de Fim:
27/07/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
3
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
15
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital Papex (Proext/IFCE) - Inativado
Programa Institucional
Centros de Inclusão Digital e Social
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Barbalha
Crato
Juazeiro do Norte
Missão Velha
Formas de Avaliação:
Debate
Frequência
Participação
Pesquisa de Satisfação
Questionário
Relatório
Reunião
Seminário
Trabalho em grupo
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Áudio
Cartaz
E-mail
Folder
Redes sociais
Sistema acadêmico
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Fabricia Keilla Oliveira Leite
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Aline Soares Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 27/01/2020 27/07/2020
Amanda Maria Gomes Sales Silvestre IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 27/01/2020 27/07/2020
André Luis do Nascimento Mont Alverne IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 27/01/2020 27/07/2020
Andreza Ferreira de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 27/01/2020 27/07/2020
Brena Kelly Alves Amorim IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 27/01/2020 27/07/2020
Cicera Tamires Paixao da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 27/01/2020 27/07/2020
Darla Natanaele Barbosa Novais IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 27/01/2020 27/07/2020
Fabricia Keilla Oliveira Leite IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 12 27/01/2020 27/07/2020
Letícia Vieira da Silva IFCE Integrante Sem vínculo Não 12 27/01/2020 27/07/2020
Maria Vanessa Araújo UNILEÃO Integrante Sem vínculo Não 12 27/01/2020 27/07/2020
Matheus Fortaleza Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 27/01/2020 27/07/2020
Nívea Helen Monte Borges IFCE Integrante Sem vínculo Não 12 27/01/2020 27/07/2020
Paloma Dayse Farias da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 27/01/2020 27/07/2020
Ravenna Alves Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 27/01/2020 27/07/2020
Sandy Cruz Felizardo UNILEÃO Integrante Sem vínculo Não 12 27/01/2020 27/07/2020
Verônica Pereira dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 27/01/2020 27/07/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Time Enactus IFCE Juazeiro do Norte Programa
Apresentação
Este trabalho tem como objetivo criar um espaço de debates e formação de estudantes nas temáticas de gênero e feminismo. Compreendendo a importância de trazer esse debate central em direitos humanos para o contexto educacional e criar mecanismos institucionais que sirvam ao combate das desigualdades entre os gêneros, que se mostram tão marcantes no contexto educacional. Tratar de tal temática implica formar os estudantes nos principais conceitos de gênero e das lutas feministas além de traçar estratégias que garantam aos participantes a transformação de suas vivências e de espaços sociais onde se inscrevem. Os participantes do grupo são estudantes do ensino médio e técnico e ensino superior do IFCE – campus Juazeiro do Norte e estudantes de universidades do entorno da instituição. A proposta multimetodológica envolve trabalhar com – mesas redondas, debates, vivências, dinâmicas e propostas interventivas com o intuito de fazer os participantes conhecerem e debaterem a temática além de serem multiplicadores de conhecimento no seu ambiente educacional de origem.
Justificativa
Discutir a temática de gênero se mostra relevante pela persistência das desigualdades entre homens e mulheres na nossa cultural, revelada em dados como os do Mapa da Violência no Brasil (2017), que apresenta altos índices de violência contra a mulher, reiterando as mais variadas formas de machismo que insistem em demarcar a nossa sociedade. A relevância também se pontua pela situação atual do nosso país onde as legislações vigentes, no que se refere à educação, como o Plano nacional de educação (PNE), faz um movimento de retrocesso no que concerne a temática de gênero, movimento esse impulsionado pela onda conservadora que assola o congresso nacional. O presente trabalho é guiado pela necessidade urgente de tratar de questões de efetiva relevância social no ambiente escolar, apesar de todos os acordos internacionais firmados e de todos os esforços de organizações internacionais de garantir o viés de gênero como elemento de preocupação central para garantia do desenvolvimento dos próximos anos. O nosso país faz um movimento contrário e conservador, que por vezes garante a naturalização de violências institucionais e acoberta desigualdades estruturais. Compreender as concepções de estudantes de Ensino Médio sobre gênero e criar espaços de discursão sobre o feminismo nos permite traçar estratégias reais de intervenção no cotidiano escolar e avaliar suas contribuições para a construção de um ambiente escolar igualitário.
Público Alvo
Alunos das instituições de ensino médio e superior próximas da região do cariri
Objetivo Geral
Promover atividades continuadas de formação dos estudantes na temática de gênero e feminismo.
Objetivo Específico
Realizar atividades que promovam a reflexão sobre as desigualdades de gênero e seus impactos na subjetividade dos jovens Criar espaço de discursão sobre as lutas feministas, suas principais bandeiras e conexões com as vivências das mulheres no espaço educacional. Promover a formação dos jovens para que os mesmos possam intervir nas suas realidades escolares, fomentando intervenções na instituição.
Metodologia
O projeto será desenvolvido por meio de atividades semanais realizadas com o grupo de participantes que será composto por estudantes maiores de 15 anos que estudam no IFCE e instituições de ensino no entorno do campus juazeiro. A proposta metodologia envolve trabalhos em grupo com temáticas variadas dentro do tema geral gênero e feminismos. Para melhor desenvolvimento das ações dividimos as temáticas em três blocos. No primeiro realizar-se-ão atividades mais expositivas com apresentação das temáticas principais sobre gênero atrelado ao contexto histórico do feminismo. Para tanto utilizaremos vídeos e rodas de conversa, debates, júris simulados.