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Campus:
CAMPUS ACARAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
ImunoVale: Imunologia nas Escolas Profissionalizantes do Vale do Acaraú
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Saúde Humana
Data de Início:
31/12/2024
Previsão de Fim:
31/03/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
200
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Acaraú
Bela Cruz
Cruz
Itarema
Jijoca de Jericoacoara
Marco
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Trabalho em grupo
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Luiz Gonzaga do Nascimento Neto
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Karoline Rocha Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 31/12/2024 31/03/2025
Aparecida Telma de Menezes IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 31/12/2024 31/03/2025
Chirlene Raiane Morais de Carvalho IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 31/12/2024 31/03/2025
Debora Cristina Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 31/12/2024 31/03/2025
Diego William Alves Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 31/12/2024 31/03/2025
Francisca Dayane de Aquino Freitas IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 31/12/2024 31/03/2025
Francisca Kesia Ferreira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 31/12/2024 31/03/2025
Francisco Marques Nascimento Pessoa IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 31/12/2024 31/03/2025
Gabriele Sandy Cruz IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 31/12/2024 31/03/2025
Guilherme Celio de Souza Medeiros IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 31/12/2024 31/03/2025
Gustavo Gleidson Nascimento Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 31/12/2024 31/03/2025
Isabela Regina Vasconcelos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 31/12/2024 31/03/2025
Isaira Alves de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 31/12/2024 31/03/2025
Kennedy Lobo de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 31/12/2024 31/03/2025
Leticia Amorim Silva Marques IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 31/12/2024 31/03/2025
Leticia da Silva Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 31/12/2024 31/03/2025
Luiz Gonzaga do Nascimento Neto IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 31/12/2024 31/03/2025
Raquel Alves Almeida IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 31/12/2024 31/03/2025
Regino Ferreira dos Santos Neto IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 31/12/2024 31/03/2025
Sandi Castro da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 31/12/2024 31/03/2025
Viviane Freitas Albuquerque IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 31/12/2024 31/03/2025
Yarissa Lima Diniz IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 31/12/2024 31/03/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto “Imunologia nas escolas profissionalizantes do Vale do Acaraú – CE” busca facilitar o entendimento de saberes em Imunologia e a construção de práticas relevantes para a prevenção de doenças a partir da contextualização de experiências vivenciadas por educandos do Ensino Médio de escolas profissionalizantes de Acaraú e região. Já é sabido que muitas das doenças que acometem os seres humanos podem ser evitadas a partir da execução de práticas simples, muitas das quais se inserem na temática da Imunologia Básica. Nesse sentido, espera-se que o desenvolvimento da presente proposta impacte significativamente de maneira positiva na educação em saúde dos jovens educandos envolvidos.
Justificativa
A Imunologia está apoiada em alicerces multidisciplinares, estando diretamente vinculada a assuntos que despertam muita atenção da sociedade, uma vez que versa com competências que vão desde o diagnóstico até a terapêutica de muitas doenças como infecções, alergias, câncer e AIDS. Dado o caráter multidisciplinar da Imunologia, é possível que esta sirva como “isca” para capturar e trabalhar vários temas transversais em sala de aula, muitos destes com extrema relevância para a saúde humana (FAGGIONI et al., 2011) Durante o curso da educação básica formal, o conteúdo de Imunologia é tradicionalmente trabalhado algumas vezes, estando principalmente associado às aulas sobre o sistema circulatório, ocasião na qual as células do sistema imune são frequentemente apresentadas aos educandos. Consequentemente, o assunto acaba ganhando um enfoque muito mais científico (teórico) do que prático, fato que provavelmente se traduz em alguma distorção em seu aproveitamento dentro do processo de ensino-aprendizagem. No currículo do Ensino Fundamental, o sistema imune tem uma participação bem restrita. Na maioria das vezes, apenas uma, ou quando muito duas aulas são dedicadas ao assunto. Tal fato pode ser observado nos planos de aula disponíveis no próprio Portal do Professor do Ministério da Educação (MEC, 2015). Já com relação ao Ensino Médio, após a implantação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), embora timidamente perceptível, tem havido uma melhoria na apresentação de temas relacionados ao sistema imune. Entretanto, o tema central que tem se desenvolvido de maneira parcial, e que consequentemente vem chamar maior atenção nas salas de aula, envolve a vacinação e como esta induz a defesa do organismo (BARRETO, 2013). O papel da vacinação é realmente relevante e digno de discussão em sala de aula. Para entender tamanha importância basta observar que, após 15 anos sem nenhuma notificação, várias cidades do Ceará passam atualmente por um surto de sarampo, o qual poderia ter sido evitado a partir da adoção de uma prática tão simples como a vacinação. Desta forma, entende-se que o desenvolvimento da presente proposta contribuirá para uma maior conscientização dos educandos acerca da prevenção de doenças como o sarampo e o HPV (papiloma vírus humano), sendo que este último provoca a doença sexualmente transmissível mais frequente da atualidade (NADAL; MANZIONE, 2010). De fato, o esquema de vacinação contra HPV já foi incluído no calendário nacional de imunizações, apesar de muitos jovens recusarem a vacina por mero desconhecimento e/ou desinformação. Estratégias educacionais modernas mostram que o educando passa a valorizar mais o assunto trabalhado em sala de aula quando este é contextualizado numa perspectiva da saúde humana e relacionado, por exemplo, a um problema de saúde encontrado frequentemente na comunidade na qual ele está inserido. Nesse sentido, o entendimento de como o organismo trabalha para combater, por exemplo, uma infecção viral facilita o aprendizado de temas transversais. De fato, os Parâmetros Curriculares Nacionais que são um conjunto de diretrizes elaboradas pelo Ministério da Educação, os quais norteiam o desenvolvimento de um currículo estruturado e integrado, mostram em suas nuances a preocupação com temas relevantes à saúde. Na verdade, a necessidade de trabalhar tais assuntos no campo educacional vem sendo vislumbrada a tempos, tendo em vista que a incorporação de temas de saúde humana no ambiente escolar brasileiro tem sua origem no final do século XIX e início do XX (COLLARES; MOYSES, 1985). Em adição, a execução da presente proposta servirá não somente para levar o educando a refletir melhor sobre temas básicos de imunologia, como também facilitará sua aproximação do instigante mundo científico que o rodeia, contribuindo assim para a popularização da ciência e tecnologia em suas mais variadas vertentes.
Público Alvo
Discentes e Docentes das Escolas Estaduais de Ensino Profissional em nível médio.
Objetivo Geral
Desenvolver competências e habilidades em imunologia básica e educação em saúde junto a educandos de escolas estaduais e federais profissionalizantes do Vale do Acaraú - CE, focando na prevenção primária de doenças infectocontagiosas e/ou crônicas, além de promover a divulgação e popularização de ações de CT&I no campo da Imunologia e áreas afins.
Objetivo Específico
- Contribuir com o aprendizado de educandos do ensino médio de escolas estaduais e federais profissionalizantes do Vale do Acaraú, sobre temas relacionados a Imunologia básica, tomando como base a constituição e funcionamento do sistema imune; - Refletir sobre o papel da imunoprofilaxia na prevenção de doenças infectocontagiosas, conscientizando os educandos sobre a importância da educação em saúde, vacinação e segurança dos insumos utilizados na imunoprofilaxia; - Estimular a curiosidade dos educandos sobre temas centrais na imunologia como imunobiológicos, transplantes, doenças autoimunes, hipersensibilidade, dentre outros; - Favorecer a popularização e a aproximação da CT&I com educandos do ensino médio das escolas supracitadas e destacar o papel da ciência como agente transformador da sociedade; - Incentivar estudantes de graduação na aquisição de competências e habilidades extensionistas sólidas, fortalecendo assim o elo entre universidade e sociedade.
Metodologia
- Seminários e palestras: as escolas participantes serão contempladas com a realização de seminários e palestras temáticas sobre imunologia aplicada. Tais ações se traduzirão em momentos oportunos para a discussão dos principais temas envolvidos na execução da proposta. Todos os encontros serão devidamente registrados em áudio e vídeo, sendo disponibilizados via blog para os educandos. Os títulos das palestras serão amplamente divulgados com, pelo menos, uma semana de antecedência e englobarão apresentações elaboradas por pós-graduandos em Patologia e Biotecnologia de Recursos Naturais da UFC, sendo mediadas pelo aluno bolsista vinculado à ação de extensão. - Criação de um perfil no Instagram: no sentido de promover o desenvolvimento de uma ação de extensão sólida que contemple uma proposta pedagógica moderna, a qual esteja centrada no aprendizado dos entes envolvidos, será desenvolvido um blog estruturado em conceitos básicos de imunologia, noções de imunoprofilaxia, medidas de prevenção de alergias, divulgação de ações de promoção em saúde para prevenção de DSTs, divulgação do calendário vacinal do Ministério da Saúde, informes sobre campanhas de vacinação vigentes, imunoterápicos, além de outros assuntos que despertem no educando o interesse pela ciência. - Material didático suplementar: pensando na facilitação do acesso da comunidade escolar aos conteúdos trabalhados nas palestras e seminários, serão elaborados materiais didáticos suplementares baseados nos temas citados no item anterior. Dentre tais materiais, encontra-se o desenvolvimento de uma cartilha, a qual deverá ser autoexplicativa e elaborada numa “linguagem jovem” que favoreça a compreensão do público-alvo da proposta. - Promoção de uma olimpíada sobre imunologia: no sentido de aprofundar o conhecimento dos educandos nos temas de imunologia trabalhados no ensino médio, será promovida uma olimpíada com questões contextualizadas no cenário de saúde individual e coletiva no qual a comunidade está inserida, além de questões voltadas para o desenvolvimento do método científico em si. A elaboração dos itens utilizados na olimpíada será devidamente supervisionada pelo professor orientador da presente proposta, o qual selecionará as competências e habilidades em imunologia que deverão ser contempladas.