Exibir Ação

Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
V MINICURSO APICULTURA TROPICAL DE ALTA PRODUTIVIDADE - Melhoramento Genético (Seleção de Abelhas Africanizadas)
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Agroecologia e Agroextrativismo
Data de Início:
11/03/2024
Previsão de Fim:
11/03/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
25
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
250
Carga Horária de Execução do Evento:
3
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Frequência
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Roberto Henrique Dias da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Elayne Cardoso de Vasconcelos IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 11/03/2024 11/03/2024
Etelvina Conceição Almeida da Silva Autônoma Integrante Sem vínculo Não 4 11/03/2024 11/03/2024
Joao Paulo de Holanda Neto IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 11/03/2024 11/03/2024
Roberto Henrique Dias da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 11/03/2024 11/03/2024
Weslley Costa Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 11/03/2024 11/03/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
IFCE CRATEÚS Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A agropecuária é uma atividade estratégica para o Brasil, onde grandes investimentos são feitos pela iniciativa privada e também pelos governos municipais, estaduais e federal. A criação de abelhas Apis mellifera é uma atividade de grande impacto social, econômico, ecológico e de combate a desertificação. A atividade hoje tem gerado grande potencial para a geração de ocupação e renda, além da geração de empregos diretos e indiretos em todas as regiões e biomas brasileiros. O IFCE possui uma equipe técnica com expertise nessa área, além de cursos presenciais com disciplinas voltadas para esta atividade. A tecnologia da informação através de seus recursos é uma ferramenta de grande importância para a difusão de tecnologias voltadas para a apicultura tropical.
Justificativa
Esta ação está dentro das ações do nosso projeto de extensão já cadastrado e também se justifica pela necessidade dos produtores rurais, estudantes, e técnicos com experiência prática em apicultura poderem adquirirem conhecimentos técnicos e aprofundados para poder conduzir a criação das abelhas Apis mellifera em ambiente tropical de forma racional, econômica e ecologicamente correta.
Público Alvo
Produtores, professores, técnicos e estudantes com experiência prática em apicultura e que sejam de outras instituições.
Objetivo Geral
Capacitar pessoas e promover o crescimento da criação de abelhas Apis mellifera de forma racional, econômica e ecologicamente correta em ambiente tropical para que estes possam gerar ocupação e renda, produzir alimentos de qualidade e fortalecer a alimentação familiar.
Objetivo Específico
Capacitar os produtores, estudantes, técnicos e professores de forma correta no manejo das abelhas Apis mellifera em ambiente tropical; Gerar ocupação e renda para os produtores; Repassar conhecimentos técnicos aos produtores através do trabalho de extensão, na tentativa de reduzir o índice de mortalidade e perdas das abelhas e lavouras de apoio a criação; Estimular o aumento da produção de produtos apícolas e agrícolas; Aumentar melhoria dos produtos agrícolas com o uso da polinização dirigida. Fortalecer o conhecimento no controle de qualidade dos produtos apícolas; Capacitar os participantes para o desenvolvimento de novos produtos à base de produtos apícolas; Capacitar os participantes sobre a legislação brasileira que envolve as abelhas e seus produtos; Auxiliar os produtores no controle profilático de parasitas e doenças que atacam as abelhas; Fortalecer o manejo correto da vegetação para melhoria do pasto apícola; Fortalecer o combater a desertificação com a preservação das espécies vegetais que alimentam os animais em ambiente tropical; Evitar e diminuir o êxodo rural.
Metodologia
• A plataforma que será utilizada para o Curso Virtual é e Google Meet com apoio do Google Classroom para comunicação entre a equipe técnica; • As inscrições serão feitas através de formulário disponibilizado no dia do evento para o participante ser inserido e inscrito no evento • Se a gravação do minicurso for realizada com sucesso, esta não será disponibilizada para os participantes e será utilizada apenas para registro do evento e de apoio para a organização do curso; • O minicurso será ofertado em módulos de 3 horas, onde cada módulo será ofertado a cada quinze dias ou de acordo com disponibilidade dos palestrantes e da organização com a seguinte distribuição de trabalho. • 1º momento – Esclarecimentos sobre a execução do curso, orientação sobre dúvidas técnicas ou didáticas abordados no curso em aulas anteriores ou outros assuntos referentes ao curso; • 2º momento - Apresentação do conteúdo teórico de forma síncrona; • 3º momento – Debate com discussões e esclarecimentos dos questionamentos feito pelos participantes de forma síncrona a respeito do tema abordado na aula e avaliação do evento pelos participantes; Resumo da Programação: Abertura da sala virtual trinta minutos antes de iniciar o evento, para ambientação dos participantes; Apresentação do curso e informes pelo moderador; Apresentação do palestrante pelo moderador; Apresentação do resumo do tema da aula; Apresentação do conteúdo teórico através de palestra virtual síncrona; Abertura de fala aos participantes para realizar questionamentos; Apresentação de vídeos com atividades práticas que fortaleçam o conhecimento abordado; Abertura de fala aos participantes para realizar novos questionamentos; Avaliação da aula pelos os participantes; Encerramento.