Exibir Ação

Campus:
CAMPUS IGUATU
Tipo da Ação:
Evento
Título:
I Simpósio de Educação Inclusiva do IFCE-Iguatu: Doenças raras e o direito à educação
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
15/03/2024
Previsão de Fim:
15/03/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
15
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Iguatu
Formas de Avaliação:
Frequência
Participação
Formas de Divulgação:
Convite
Redes sociais
Site institucional
Folder
Atividades Realizadas:
Apresentação
Mesa Redonda
Palestra
Simpósio
Nome do Responsável:
Maria Rosiany Sousa Moreira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Celia Maria Freitas Guedes Amorim IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 15/03/2024 15/03/2024
Dijauma Honorio Nogueira IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 15/03/2024 15/03/2024
Emerson Cristian Pereira dos Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 15/03/2024 15/03/2024
Josefa Atalene Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 15/03/2024 15/03/2024
Maria Rosiany Sousa Moreira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 15/03/2024 15/03/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O I Simpósio de Educação Inclusiva do IFCE-Iguatu: Doenças raras e o direito à educação, evento desenvolvido e realizado por docentes e discentes do IFCE campus Iguatu, busca reunir a comunidade acadêmica e externa para apresentação e discussão de temas importantes no contexto das doenças raras.
Justificativa
Desde os tempos pré-históricos até a civilização contemporânea, a história retrata que existem pessoas com necessidades especiais, entre elas estão: deficientes auditivos, físicos, visuais, intelectuais e entre outros. No entanto, apesar de todo desenvolvimento do homem e de sua concepção de mundo, essas pessoas ainda causam bastante apreensão na sociedade, principalmente no que diz respeito ao direito de acesso à educação, saúde e mercado de trabalho. A educação inclusiva significa oferecer o mesmo espaço para o processo de aprendizagem de todos os indivíduos, independentemente de suas limitações e particularidades. Com a inclusão, os estudantes ganham a oportunidade de aprender, interagir e experimentar a vida em comunidade. As crianças que vivem com uma Doença Rara podem sentir dificuldades escolares acrescidas, devido aos sintomas da doença, aos períodos de ausência para consultas e/ou tratamentos médicos ou devido à sensação de ser “diferente” dos seus colegas. Adicionalmente, estas crianças podem necessitar de adaptações e/ou intervenções que melhorem a acessibilidade ao estabelecimento de ensino e que ajustem os programas educativos às suas necessidades. A inclusão educacional e social é uma premissa fundamental para um sistema de educação equitativo, ou seja, um sistema de educação em que todas as crianças e alunos devem ter acesso aos apoios necessários para a concretização do seu potencial de aprendizagem e desenvolvimento. Dessa forma, observa-se a necessidade de desenvolver ações sobre o assunto, visto a magnitude do tema na área da educação. O evento irá contribuir para disseminação de conhecimento atualizado na área de educação inclusiva no contexto das doenças raras, através de mesas redondas e vivências sobre a temática, portanto, é um fortalecimento para a educação inclusiva no IFCE e no município de Iguatu.
Público Alvo
Profissionais da área da educação do município de Iguatu-CE e interessados pela temática.
Objetivo Geral
Ampliar o conhecimento sobre Educação inclusiva no contexto das doenças raras no município de Iguatu.
Objetivo Específico
• Conhecer as doenças raras e como são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas, suas características; • Compreender os cotidianos familiar que possuem no seu ambiente pessoas com doenças raras; • Analisar questões pedagógicas para esse tipo de deficiência.
Metodologia
O evento será realizado no dia 15 de março de 2024, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia campus Iguatu-CE, unidade do bairro Areias, com duração de quatro horas. Para divulgação serão utilizadas as mídias sociais do campus e convites diretos as instituições da área da educação do município. A programação caracteriza-se, inicialmente, por abertura com falas das autoridades presentes e apresentação cultural de um grupo de pessoas com necessidades especiais. Em seguida será realizada uma mesa redonda sobre doenças raras e o direito a educação, a mesa será composta por Edilânia Bento Lemos, que é professora do Centro de Atendimento Educacional Especializado de Iguatu, e Josefa Atalene Oliveira, que é aluna do campus e criadora do grupo de apoio às pessoas com Picnodisostose. Por fim, uma Família (que possuem dois filhos com doença rara) abordará as práticas e vivências familiares no contexto das doenças raras, a conversa será mediada pela mãe das crianças, Josefa Atalene Oliveira. O Público alvo será mobilizado por meio de divulgações nas redes sociais do campus e convites enviados diretamente. O evento será avaliado por meio da frequência, da participação com o uso da palavra para comentários, perguntas, avaliação do evento e sugestões por parte da comunidade contemplada. Ao final do evento será ainda disponibilizado um formulário digital para avaliação.