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Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
COISA DE MULHER: FUTSAL FEMININO
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
15/03/2024
Previsão de Fim:
11/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
15
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Viçosa do Ceará
Ubajara
Tianguá
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Ivson Conceicao Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Auricélia Menezes da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 15/03/2024 11/12/2024
Ivson Conceicao Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 15/03/2024 11/12/2024
Mirielem Araújo da Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 15/03/2024 11/12/2024
Ravenna Nycolle Cardoso Sousa Rodrigues IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 15/03/2024 11/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O futsal é um esporte coletivo de invasão com forte adesão no âmbito escolar. Todavia, essa adesão ocorre, na maioria, pelo público masculino. Esse fator é oriundo do ideário da sociedade patriarcal que construiu a narrativa de fragilidade feminina e proteção à fertilidade. Na verdade, elementos para justificar a posição das mulheres nos afazeres domésticos. Buscando debater a democratização e universalização do acesso a esse conhecimento historicamente produzido e sistematizado pela humanidade, acervo da cultura corporal, compreendemos que as mulheres devem, também, assumir o protagonismo, na prática do futsal, e superar antigos dilemas apontados. Entende-se, portanto, que o futsal é uma atividade universal, um patrimônio cultural, que não deve se pautado pela distinção do sexo, mas pelo seu caráter humanizador. Sendo assim, se apresenta enquanto um elemento necessário ao desenvolvimento humano, pois congrega um conjunto de pressupostos ontológicos, gnosiológicos, teleológicos, axiológicos e epistemológicos que precisam ser difundidos e apropriados pelo público feminino. Assim, o seminário é uma ação que se articula com o projeto de extensão coisa de mulher: futsal feminino, visando debater a questão de gênero e as contribuições do futsal para o empoderamento das mulheres. Nessa direção, compreende-se que essa discussão ultrapassa as barreias do sexismo para uma dimensão mais ampla.
Justificativa
Para aprender uma determinada modalidade esportiva é preciso que o ser humano tenha contato com ela. Todavia, ao longo do processo histórico algumas práticas ficaram divididas de forma sexista, ou seja, aquelas realizadas por homens e outras por mulheres. Segundo Goellner (2003), a exclusão das mulheres das atividades de Educação Física que exigiam contato físico, força e velocidade se deu pela suposição da fragilidade feminina em relação ao masculino. É assim também com a prática do futsal. Essa situação, socialmente determinada, por uma sociedade patriarcal, privou as mulheres de ampliar suas possibilidades de atuação nas atividades esportivas. Considerando a participação das mulheres nas aulas de educação física, e a empolgante participação nos Jogos do Instituto Federal do Ceará (JIFCE) e no encontro dos servidores e servidoras do IFCE, realizado em Tianguá e Ubajara, o projeto surge de uma necessidade social concreta: possibilitar, ampliar e incentivar a participação feminina no futsal para superar estigmas, preconceitos e a exclusão. Isso significa intervir, intencionalmente, na formação humana de cada e atuar para superar as negações advindas do passado. O próprio título, coisa de mulher: futsal feminino, é uma provocação e afirmação para instigar uma reflexão epistêmica às pessoas que ainda acreditam na divisão na sexual das atividades humanas. Isso não significa negar que há entre homens e mulheres determinações biológicas distintas, tratar-se-á de diferenciar o que biológico, aquilo que é próprio da natureza, do que é culturalmente estabelecido. Nessa direção, partimos do pressuposto que aprender a jogar futsal significa dominar os fundamentos necessários à realização do jogo (técnico-tático). Portanto, não é a biologia, mas a relação social estabelecida entre a mulher e o esporte, em especial o futsal. É preciso destacar, ainda, que o ensino do futsal para as mulheres não se reduz ao jogar bem, mas perpassa por compreender e explicar sua lógica interna de funcionamento, seus conceitos, sua dimensão política-ideológica, histórico-cultural, agonística, estética, lúdica, afetiva, socioemocional dentre outras. Corroboramos com a da tese defendida por Coletivo de Autores (2009) a qual esporte, enquanto uma produção histórico-cultural, subordina-se aos códigos e significados sociais de um determinado modo de reger a vida. Nessa perspectiva, tende a reproduzir sua lógica de máximo rendimento, baseado na comparação de rendimento, da regulamentação estática, da racionalização e da sobrepujança, implicando em acentuação das desigualdades. A extensão profissional, científica e tecnológica é definida pelo Fórum de Extensão da Rede Federal de EPCT como: "Processo educativo, cultural, social, científico e tecnológico que promove a interação entre as instituições, os segmentos sociais e o mundo do trabalho com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos visando o desenvolvimento socioeconômico sustentável local e regional." (CONIF, 2013, p. 16). Assim, vários segmentos da sociedade e servidores (técnicos-administrativos e docentes) devem protagonizar o planejamento, a execução e a avaliação de projeto de extensão visando o fortalecimento do vínculo entre o Instituto o Federal do Ceará, (Campus Tianguá) e a comunidade. Trata-se, assim, de desmistificar a prática masculina socialmente estabelecida no futsal para promover um salto ontológico qualitativo de seu caráter universal para que as mulheres possam praticar e compreender que a diversidade das formas de jogar é estabelecida a partir de vivências individuais e coletivas. Centraliza-se a participação das mulheres no futsal compreendendo os limites e as possibilidades de cada uma, pois a finalidade do projeto não é a formação de atletas a partir dos padrões estabelecidos pelo esporte de alto rendimento assentado nas competições oficiais, mas da produção do de sentidos e significados próprios que implicam no reconhecimento e superação dos limites individuais, grupais e coletivos.
Público Alvo
Mulheres acima de 18 anos das comunidades Terra Prometida e Santo Antônio que ficam próximas ao IFCE (campus Tianguá)
Objetivo Geral
Ofertar para a comunidade feminina interna e externa ao IFCE (Campus Tianguá) a prática do futsal, como conteúdo da cultura corporal, visando desenvolver os aspectos históricos, conceituais, técnicos e táticos necessários para o jogo.
Objetivo Específico
• Elevar o padrão cultural esportivo feminino; • Trabalhar os fundamentos técnicos e táticos; • Aproximar a comunidade acadêmica e a comunidade externa dos elementos constitutivos do futsal enquanto conteúdo da cultura corporal; • Difundir o conhecimento sobre sua história, desenvolvimento e forma atual; • Promover a discussão sobre esporte e relações de gênero; • Ofertar o futsal enquanto uma prática de lazer, promoção da saúde, qualidade de vida e bem-estar; • Elaborar e publicar relatórios técnico-científicos a partir das experiências pedagógicas.
Metodologia
O trabalho pedagógico será desenvolvido considerando o futsal enquanto elemento da cultura corpora. A metodologia do ensino nas oficinas está subsidiada na teoria psicológica histórico-cultural (MARTINS, 2013), na teoria pedagógica histórico-critica (SAVIANI, 2013) e, na Metodologia do Ensino da Educação Física critico superadora (COLETIVO DE AUTORES, 1992). As atividades desenvolvidas serão documentadas, registrados em relatórios que permitiram apreender o grau de desenvolvimento dos participantes sobre a tematização das aulas para a elaboração de textos científicos que deverão conter contribuições teóricas para o desenvolvimento da área da Educação e Educação Física, em especial ao trato pedagógico com o futsal. Na dinâmica de ensino-aprendizagem nos valeremos de processos que permitam dominar os fundamentos do futsal, seus ancoradouros conceituas, suas estratégias e táticas, considerando os limites e as possibilidades de cada uma. Serão desenvolvidas aulas teóricas e prática, pois consideramos que essa separação só ocorre do ponto de vista didático. As aulas terão diferentes momentos haja visa que levamos em consideração a tríade conteúdo-forma-destinatário. Assim, teremos aulas expositivas dialogadas, exposição de vídeos e filmes, oficinas com convidados, atividades analíticas, sintéticas e lúdicas. A lógica de ensino estará dividida em momentos: 1) roda de conversa; 2) explicitação do conhecimento que será tratado; 3) experimentação; 4) identificação das dificuldades, e apresentação das possibilidades; 5) nova experimentação; 6) Fundamentação teórica. Conteúdos programáticos • História do futsal; • Fundamentos do futsal (passe, drible, chute, condução, recepção, finta) • Esporte e questão de gênero; • Valências (agilidade, força, resistência, coordenação, precisão); • Tempo, espaço, deslocamentos; • Regras, posições, funções; • O jogo. O trabalho será realizado em 4 etapas: 1) planejamento e descrição do projeto; 2) Divulgação do projeto para o público externo e interno; 3) Execução das atividades planejadas 4) avaliação.