Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Redação para o Enem: do zero aos mil pontos!
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Alfabetização, Leitura e Escrita
Data de Início:
26/03/2024
Previsão de Fim:
25/06/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Testes Subjetivos
Debate
Prova
Frequência
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Site institucional
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Hugo Leonardo Pereira Magalhaes
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Denise Magalhaes Dutra IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 26/03/2024 25/06/2024
Eugenia Tavares Martins IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 26/03/2024 25/06/2024
Francisca Bianca Barbosa Farias IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 26/03/2024 25/06/2024
Francisca Tarcicle Pontes Rodrigues IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 26/03/2024 25/06/2024
Hugo Leonardo Pereira Magalhaes IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 26/03/2024 25/06/2024
Isabel Cristina Carlos Ferro IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 26/03/2024 25/06/2024
Janieyre da Silva Abreu IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 26/03/2024 25/06/2024
Lilian Aparecida Mudado Suassuna Martins IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 26/03/2024 25/06/2024
Patricia Lana Pinheiro Guerreiro IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 26/03/2024 25/06/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Redação para o Enem: prática de produção de redação voltada para o Enem.
Justificativa
Este projeto de capacitação na produção textual visa à preparação dos alunos do Ensino Médio no desenvolvimento da Leitura e Escrita de textos para a realização de avaliações externas, no caso, em especial, a redação do Enem. Nesse sentido, tendo em vista a aprovação na prova de redação do Enem como um fator determinante no acesso à Universidade Federal, muitos estudantes demonstram preocupação com sua preparação já antecipada ao exame. Mesmo aqueles que não têm idade ainda de se matricularem em curso superior, já participam do certame como forma de adquirir experiência. Com isso, sentem necessidade de capacitação em ações voltadas para práticas de redação do Enem, haja vista que, quanto mais cedo começarem a produzir textos dissertativo-argumentativos, mais a tendência é se aprimorarem cada vez mais e, consequentemente, obterem o êxito esperado – uma nota satisfatória que os faça entrarem em instituições públicas de ensino.
Público Alvo
Estudantes, não alunos do IFCE, que estão se preparando para a prova do Enem e pretendem obter uma boa nota na redação. No total, serão disponibilizadas 20 vagas para o público externo.
Objetivo Geral
Este projeto de aulas de redação tem por objetivo tornar os discentes do IFCE Campus Fortaleza e os demais discentes da comunidade externa, isto é, estudantes do Ensino Médio, produtores de texto suficientemente preparados para enfrentar a prova de redação do Enem, com a superação de suas expectativas e, consequentemente, com a tão sonhada conquista da aprovação em uma universidade pública. Além de contribuir para o assessoramento na produção de texto direcionado ao Enem, o presente projeto busca a eficiência no oferecimento das aulas, com material didático próprio elaborado pelo docente, de acordo com todos os critérios exigidos pelo certame.
Objetivo Específico
Inferir o sentido de qualquer proposta de redação do Enem para a produção eficiente do texto; - Analisar a estrutura do texto dissertativo-argumentativo do Enem, com destaque à introdução, desenvolvimento e conclusão; - Aplicar modelos versáteis de introdução de texto eficientemente capazes de atender a quaisquer propostas de redação do Enem; - Selecionar e relacionar repertórios socioculturais, informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista no texto; - Estabelecer a proposta de intervenção no parágrafo de conclusão, com vistas a apresentar uma medida efetiva para a solução do problema do tema; - Produzir projetos de texto e redações para o Enem, de acordo com o conhecimento adquirido pelo discente durante a sua participação nas aulas.
Metodologia
Duração do projeto: início - 26/03/24 A 25/06/24 - fim. Este projeto terá a duração de três meses e será dividido em duas etapas: capacitação de compreensão e produção de redação e produção efetiva de redação do Enem. 1) Etapa 1 (do dia 26/03 ao dia 11/06) : Capacitação dos aluno para a compreensão e produção da redação do Enem; a) 1º MÊS - MARÇO: DIA 26/03 - Estudo sobre as características do texto dissertativo-argumentativo, sequência de texto cobrada pelo Enem, para que se obtenha o conhecimento geral acerca da tipologia textual a ser produzida; - Considerações gerais sobre as convenções de texto: paragrafação, translineação, rasura, itálico, tipo de letra etc. b) 2º MÊS - MARÇO: DIA 02/04 - Análise dos critérios de avaliação da prova de redação, segundo as Competências da grade de correção do Enem; - Estudo da estrutura da redação do Enem: introdução + desenvolvimento + conclusão DIA 09/04 - Conhecimento sobre a estrutura da introdução: repertório sociocultural + tese DIA 16/04 - Prática de texto: identificação das partes principais da introdução da redação do Enem - Projeto de texto: compreensão da proposta de redação + problematização do tema; DIA 23/04 - Estudo dos parágrafos de desenvolvimento: estrutura + configuração - Entendimento sobre os eixos temáticos das propostas de redação + propostas de redação DIA 30/04 - Compreensão dos argumentos e repertórios socioculturais versáteis para uso em demais propostas de redação - Repertório sociocultural coringa + prática: Constituição Federal de 1988; c) 3º MÊS - MAIO: DIA 07/05 - Prática de texto: uso de modelo de introdução; DIA 14/05 - Prática de texto: correção de redação; DIA 21/05 - Prática de texto: correção de redação - DIA 28/05 - Competência 4: estudo dos mecanismos de coesão textual; d) 4º MÊS - JUNHO: DIA 04/06 - Prática de texto: atividade de coesão textual; DIA 11/06 - Estudo sobre a conclusão: estrutura + configuração; prática de texto: correção de redação; 2) Etapa 2: OFICINA DE TEXTO (dia 18/06 e dia 25/06) : DIA 18/06 – Produção de simulado da redação do Enem; DIA 25/06: Entrega dos trabalhos realizados: considerações finais sobre o projeto. 3) Resultados esperados: elaboração de texto dissertativo-argumentativo do Enem com capacidade de atingir nota acima dos 900 pontos ou a máxima – nota 1000; Forma de inscrição: formulário via internet.