Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CEDRO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
CICLO DE PALESTRAS DAS LICENCIATURAS DO IFCE CEDRO - ANO 2024
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
10/04/2024
Previsão de Fim:
11/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
300
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1200
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Formas de Avaliação:
Questionário
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Site institucional
Sistema acadêmico
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Antonio Nunes de Oliveira Vieira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Nunes de Oliveira Vieira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 10/04/2024 11/12/2024
Daniel Borges Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/04/2024 11/12/2024
Maria Vanisia Mendonca de Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/04/2024 11/12/2024
Ricardo Cesar da Silva Gomes IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/04/2024 11/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Projeto Ciclo de Palestras das Licenciaturas do IFCE Cedro tem como objetivo principal desenvolver atividades e ações de extensão universitária relacionadas aos cursos de Licenciatura oferecidos pela instituição, especificamente nas áreas de Física e Matemática. Este projeto é realizado em colaboração com as coordenações dos mencionados cursos, docentes das Licenciaturas, membros da comunidade externa e de outras instituições. As ações e atividades abordam diversas finalidades, incluindo o fortalecimento das licenciaturas disponíveis no IFCE Cedro, a popularização da ciência, a ampliação do acesso aos conhecimentos científicos e instrumentos de pesquisa, bem como a divulgação das produções científicas atuais, essenciais para toda a comunidade compreender. Iniciado em setembro de 2019, o projeto tem beneficiado a comunidade interna do IFCE Cedro, proporcionando momentos de discussão sobre Ciência, produções científicas e práticas docentes, contribuindo para a formação de professores. Além disso, impactou positivamente a comunidade externa por meio de iniciativas como o 2º CIÊNCIA SOLIDÁRIA. Este evento recebeu 23 famílias carentes no Campus Cedro, proporcionando-lhes entretenimento, visitas técnicas guiadas por docentes e estudantes, observações celestes com telescópios, sessões de planetário e discussões sobre Educação e Ciência. O projeto não se restringiu à comunidade interna do IFCE Cedro e à comunidade local. Em anos anteriores, algumas de suas atividades foram estendidas às escolas de Iguatu, Várzea Alegre e Juazeiro do Norte. Essa extensão incluiu uma colaboração significativa com a UFCA Juazeiro do Norte, participando ativamente do evento DIA DAS CRIANÇAS COM CIÊNCIA. Em 2024, o projeto visa ampliar ainda mais suas ações, estendendo-se a outras instituições na Região Centro Sul do Ceará. O objetivo é oferecer palestras, oficinas, minicursos, exposições de planetário e observações astronômicas para escolas e demais instituições interessadas. Essa iniciativa proporcionará uma divulgação abrangente dos cursos oferecidos pela instituição, com destaque para as licenciaturas mencionadas.
Justificativa
Conforme destacado por Bobrowski, Gonçalves e Rocha (2016, p. 2), a extensão universitária deve ser encarada pelos estudantes como um processo integrado e indissociável do ensino e pesquisa, promovendo uma relação transformadora entre a universidade e a sociedade. No entanto, os acadêmicos muitas vezes não percebem essa interligação, e a extensão não ocupa o espaço devido na tríade ensino-pesquisa-extensão. Os autores alertam para a possibilidade preocupante de os discentes não reconhecerem a importância da participação em projetos de extensão para sua formação profissional e cidadã. Com o intuito de proporcionar uma formação abrangente e sólida aos licenciandos, tanto no âmbito profissional quanto cidadão, e promover uma maior interação entre eles, o IFCE Cedro idealizou a ação denominada "Ciclo de Palestras das Licenciaturas - ano 2024". Essa iniciativa visa alcançar tanto o público interno (discentes e docentes do IFCE Cedro, especialmente das licenciaturas) quanto o público externo (membros da população em geral, crianças, jovens e adultos, estudantes ou não). As atividades planejadas incluem palestras, exposições de planetário, observações astronômicas, seminários e visitas guiadas à instituição. De acordo com Garcia (2012), o oferecimento de palestras historicamente desencadeou um movimento de disseminação do conhecimento gerado pela universidade à sociedade, permitindo que esta tenha acesso ao conhecimento produzido pela comunidade científica. Entretanto, o autor ressalta que não se deve limitar a extensão a esse tipo de evento, enfatizando a importância da extensão para a comunicação das instituições educacionais com a sociedade. A extensão possibilita uma maior aproximação, articulação e relacionamento efetivo entre instituições de ensino e a sociedade, sendo as palestras um meio de facilitar a aquisição de conhecimentos extracurriculares, ampliando a formação discente e docente. Além disso, o envolvimento dos discentes em atividades de extensão, conforme destacado por Bobrowski, Gonçalves e Rocha (2016), contribui para a consolidação de uma formação profissional e cidadã alinhada às demandas sociais. A extensão também tem o potencial de ampliar e consolidar conhecimentos e técnicas úteis na docência, ao proporcionar um contato prévio entre licenciandos, pesquisadores e estudantes do ensino básico, favorecendo posturas e conhecimentos essenciais para a atuação docente. Nesse sentido, conforme Frizzo, Marin e Schellin (2017, p. 17), a extensão é um caminho importante para a construção dos saberes docentes, fundamentais para o desenvolvimento da prática pedagógica. Dessa forma, o projeto proposto visa fortalecer o elo entre o IFCE Cedro e a comunidade, oferecendo uma oportunidade enriquecedora aos participantes para compreender fenômenos científicos, leis, práticas pedagógicas, formação docente e a interação entre ciência e sociedade.
Público Alvo
• Famílias vinculadas ao IFCE Cedro (por meio de visitas guiadas ao campus e atividades de divulgação científica, popularização da Ciência, sessões de planetário e observações celestes); • Estudantes do Ensino Básico na Cidade de Cedro e municípios vizinhos (tanto da rede pública quanto privada, participando de palestras e seminários de divulgação científica e popularização da ciência, além de sessões de planetário e observações celestes).
Objetivo Geral
Promover a integração, divulgação e fortalecimento dos cursos de Licenciatura do IFCE Cedro, no ano de 2024, por meio do Ciclo de Palestras, visando a ampliação do conhecimento científico, tecnológico e pedagógico, tanto entre os estudantes e docentes internos quanto na comunidade externa.
Objetivo Específico
1. Fomentar a Interdisciplinaridade: Incentivar a interação entre diferentes áreas do conhecimento, promovendo palestras e atividades que abordem temáticas interdisciplinares, proporcionando uma visão mais abrangente e integrada aos participantes. 2. Ampliar a Visibilidade dos Cursos de Licenciatura: Divulgar de maneira efetiva os cursos de graduação oferecidos pelo IFCE Cedro, destacando suas particularidades, diferenciais e oportunidades, tanto para os estudantes internos quanto para a comunidade externa. 3. Estimular Colaborações e Parcerias: Proporcionar um ambiente propício para a formação de parcerias e colaborações entre estudantes, docentes e profissionais da comunidade externa, visando fortalecer os laços entre a instituição e o meio social, além de contribuir para o desenvolvimento conjunto de atividades acadêmicas e profissionais.
Metodologia
A execução desta proposta ocorrerá por meio da oferta de palestras, minicursos, observações e exposições. Tais atividades ocorrerão tanto no IFCE Campus Cedro quando em escolas da região Centro-Sul do Ceará. Serão ofertadas ainda palestras online para interação com público externo de outras regiões e/ou países.