Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CAMOCIM
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Responsabilidade socioambiental na gastronomia
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Produção e Consumo Sustentáveis
Data de Início:
13/08/2024
Previsão de Fim:
13/08/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
80
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Camocim
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Reunião
Formas de Divulgação:
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Convite
Atividades Realizadas:
Ciclo de Debates
Apresentação
Nome do Responsável:
Patricia de Freitas Oliveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Izabela Cristiane de Lima Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 11/04/2024 11/04/2024
Marilia Cicera Gomes dos Santos Figueiredo IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 11/04/2024 11/04/2024
Patricia de Freitas Oliveira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 11/04/2024 11/04/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O aumento do impacto ambiental, gerado pela produção e consumo de produtos de forma inconsciente e insustentável, tem sido debatido e passou a sensibilizar todas as áreas da sociedade, contribuindo significantemente para a modificação de valores que promovam o desenvolvimento sustentável (PORTO et al., 2009). O tema responsabilidade ambiental tem se tornado mais frequente entre empresas dos mais diversos seguimentos. A adoção de produtos e serviços sustentáveis, além de ser um diferencial competitivo, agrega valor à marca e reputação às empresas. No setor alimentício diversas marcas têm se adequado aos selos verdes, veganos, sustentáveis, retornáveis, selos de enfrentamento ao trabalho escravo, entre muitos outros. Destaca-se os alimentos orgânicos e naturais que se encontram em grande ascensão devido aos benefícios para a saúde dos consumidores e menores impactos ambientais (MORAES E PRADO, 2020). Com o desenvolvimento sustentável relacionado à produção e ao consumo de alimentos, vislumbra-se inúmeras frentes de pesquisa, tais como no contexto da agricultura, da gestão pré e pós colheita, da indústria de alimentos em seus canais de distribuição, embalagens, do próprio consumo de alimentos relacionado à segurança, à nutrição e à saúde, ao desperdício e sobre o descarte dos resíduos. RESCH; PEREIRA, 2014). Neste sentido, abordagens sobre responsabilidade socioambiental entre os futuros profissionais da área de gastronomia é de suma importância, para uma participação efetiva e ativa na preservação ambiental. O projeto consiste em propiciar uma formação sobre economia circular, cardápio sustentável, manejo de resíduos, produtos de limpeza sustentáveis, dentre outros temas correlacionados.
Justificativa
Os restaurantes comerciais contribuem para graves problemas ambientais, tanto pela degradação do solo, como pela poluição do ar, desperdícios de água e até a saúde pública. Portanto, há necessidade de mudanças de cultura, estilo de pensamento e até valores (CHIEREGATTO & CLARO, 2010; IMECHE, 2013). É reduzido ainda o número de restaurantes sustentáveis, embora, a aplicação de práticas sustentáveis beneficie a economia, já que os que a adotam podem ter seus custos reduzidos pelo consumo racional de recursos naturais, matérias-primas e redução da geração de resíduos e desperdício (KRAUSE; BAHIS, 2013). Os consumidores têm cada vez mais dado preferência a serviços de alimentação, que adotam hábitos sustentáveis. Deste modo, a utilização de práticas socioambientais é uma afirmação do comprometimento dos estabelecimentos do setor com o futuro da sociedade e do planeta. A sensibilização de futuros profissionais da área alimentícia, justifica-se para a necessidade de disseminação de um uso mais consciente dos recursos naturais.
Público Alvo
Profissionais do setor alimentício de Camocim/Ce e comunidade com interesse nos temas abordados.
Objetivo Geral
Estimular e sensibilizar profissionais e futuros profissionais quanto à responsabilidade socioambiental na gastronomia.
Objetivo Específico
Aprender sobre os impactos ambientais gerados nas ações realizadas no setor alimentício; Conhecer os aspectos econômicos da sustentabilidade; Conhecer as alternativas corretas de descarte de resíduos sólidos; Aprender sobre compostagem; Formar multiplicadores no uso sustentável dos recursos naturais.
Metodologia
Recepção dos estudantes no auditório, explanação sobre os assuntos inerentes ao tema pela palestrante, debates e questionamentos com estudantes.