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Campus:
CAMPUS ARACATI
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
CASA - Centro Acadêmico de Suporte ao Aluno e à Comunidade
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Profissional
Data de Início:
02/05/2024
Previsão de Fim:
02/05/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Aracati
Beberibe
Fortim
Icapuí
Palhano
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Reunião
Formas de Divulgação:
E-mail
Redes sociais
Rádio
Convite
Entrega presencial de convites
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Henrique Viana Oliveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Andressa Bezerra Ferreira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 02/05/2024 02/05/2025
Brunno Luiz da Silva Bandeira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 02/05/2024 02/05/2025
Davi Costa Pinto IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 02/05/2024 02/05/2025
Francisco Italo Nunes da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 02/05/2024 02/05/2025
Gabriel Marchon Reboucas IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 02/05/2024 02/05/2025
Henrique Viana Oliveira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 02/05/2024 02/05/2025
Leonardo Uchoa Damasceno dos Anjos IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 02/05/2024 02/05/2025
Marina Queiroz Sena IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 02/05/2024 02/05/2025
Matheus Muniz de Albuquerque IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 02/05/2024 02/05/2025
Odara Sena dos Santos Feitosa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 02/05/2024 02/05/2025
Paulo Henrique de Lima Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 02/05/2024 02/05/2025
Ruan Carlos da Silva Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 02/05/2024 02/05/2025
Thiago Augusto Lima de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 02/05/2024 02/05/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto CASA - Centro Acadêmico de Suporte ao Aluno, visa promover a educação tecnológica e o ensino de recursos computacionais para a comunidade externa, acompanhando os principais avanços tecnológicos atuais. Ele consiste na tutoria e formação de alunos de graduação com base em ensino, pesquisa e extensão, articulando os conhecimentos adquiridos com a comunidade, em formas de cursos, eventos ou prestação de serviços. O projeto pretende engajar a comunidade acadêmica e externa, proporcionando um aprendizado mútuo e colaborativo, incentivando a troca de conhecimento e experiências, e divulgando o espaço e os cursos do campus.
Justificativa
O tópico se mostra essencial diante da importância crescente da tecnologia na sociedade contemporânea. Proporcionar conhecimentos básicos e avançados de tecnologia da informação para os alunos de Ciência da Computação e para a comunidade externa amplia as oportunidades de inserção no mercado de trabalho, promove a inclusão digital e estimula a permanência dos alunos no curso, contribuindo para a redução da disparidade de acesso à informação e tecnologia. Além disso, a formação de alunos dentro de tutorias do curso de computação apresenta benefícios tanto para os tutores, que desenvolvem habilidades de ensino e liderança, quanto para os alunos tutorados, que recebem suporte individualizado para aprimorar seus conhecimentos na área. Dessa forma, um projeto de extensão que associe o ensino de computação à tutoria de alunos se mostra relevante não só para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos envolvidos, mas também para a construção de uma sociedade mais conectada e preparada para os desafios tecnológicos do futuro.
Público Alvo
O projeto visa beneficiar principalmente estudantes de escolas públicas e privadas do Litoral Leste do Vale do Jaguaribe, incluindo alunos do ensino fundamental e médio assim como professores e os demais profissionais da educação, preferencialmente a partir de 15 anos. Que desejam conhecer novas áreas e aprimorar conhecimento em temas tecnológicos. O projeto tem estimativa de atender de 50 a 150 pessoas da comunidade durante a sua execução.
Objetivo Geral
Fomentar a educação tecnológica e o aprendizado de habilidades computacionais na comunidade externa e interna. Isso é realizado através da orientação e capacitação de estudantes de graduação, integrando aspectos de ensino, pesquisa e extensão. Ademais, o projeto visa envolver tanto a comunidade acadêmica quanto externa, oferecendo cursos abertos sobre tópicos contemporâneos da tecnologia, conduzidos por alunos do campus Aracati.
Objetivo Específico
O projeto CASA tem como objetivos específicos desenvolver e implementar cursos livres de tecnologia para a comunidade externa, promover o engajamento da comunidade acadêmica e externa em atividades educacionais relacionadas à tecnologia, fomentar a inclusão digital e a empregabilidade, desenvolver competências dos alunos de graduação por meio de oportunidades de tutoria e formação, e contribuir para a construção de uma sociedade mais conectada e inclusiva. Por meio desses objetivos, o projeto visa proporcionar oportunidades de aprendizado acessíveis, estimular a troca de conhecimento e experiências, capacitar indivíduos para enfrentar os desafios do mundo digital, promover o desenvolvimento de habilidades dos alunos e criar impacto positivo na comunidade, preparando-a para a era tecnológica.
Metodologia
1) Planejamento e divulgação A metodologia adotada para o desenvolvimento do projeto se baseará na identificação das lacunas no aprendizado dos alunos do curso de Ciência da Computação, em consonância com as demandas dos professores e visando a extensão dos temas abordados à comunidade em geral. A partir das necessidades identificadas, serão concebidos cursos específicos, os monitores serão selecionados e, em colaboração com o coordenador do projeto, será planejada a grade curricular e a carga horária de cada curso. Após a definição desses aspectos, incluindo a data de realização, os cursos serão amplamente divulgados para a comunidade externa e interna, por meio de visitas às escolas, e-mails e mídias sociais. 2) Execução Ocorrerá primeiramente a publicação do edital de inscrição para os cursos e execução do processo de seleção. Os cursos terão duração média de 20 a 40 horas com a possibilidade de 10 a 20 alunos cada, com 80% das vagas destinadas à comunidade externa e 20% para a comunidade interna. Os cursos serão realizados com encontros presenciais, uma ou duas vezes durante a semana. Realizados no campus Aracati. Além dos cursos ofertados, as áreas com deficiência observada receberão especial atenção por meio de monitoria, em que estudantes com domínio sobre o tema ministrarão aulas em dias específicos, para as turmas do campus, visando remediar o déficit de conhecimentos e dificuldade no aprendizado e visando auxiliar o professor da disciplina a lecionar a turma. A monitoria também consiste na assistência individual de alunos nos horários vagos dos espaços de estudos para sanar dúvidas específicas, revisar conteúdos abordados em aula e oferecer suporte na resolução de exercícios. Os monitores do CASA estarão disponíveis para auxiliar os alunos em seus respectivos projetos acadêmicos, fornecendo orientação e feedback para garantir o melhor desenvolvimento das atividades. 3) Avaliação das ações pela equipe Serão realizadas avaliações dos cursos pelos participantes, que incluirão questões sobre a qualidade do conteúdo, a metodologia de ensino, a clareza das explicações e a relevância dos materiais fornecidos. Essas avaliações serão analisadas para identificar pontos fortes e áreas de melhoria em cada curso. Também serão conduzidas pesquisas de satisfação para coletar feedback dos alunos sobre sua experiência geral com as iniciativas implementadas, incluindo os cursos oferecidos, a monitoria e o suporte geral fornecido pelo projeto. Os feedbacks coletados serão analisados pela equipe do projeto e a partir desse estudo as ações serão adaptadas para melhor atender as demandas internas e da comunidade.